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Ontem chegamos aos 10 anos do surgimento da palavra weblog, que depois deu origem ao blog, por uma “economia” linguística. Foi em 1997 que John Barger usou o termo pela primeira vez para designar os sites que hoje conhecemos pelo formato de posts em ordem cronológica decrescente, com fotos, arquivos de áudio, vídeo e vários outros recursos que chegaram ao longo do caminho.
Desde 1998, quando a estimativa da BBC era de que havia 23 sites na blogosfera, a bolha inchou para 70 milhões, segundo o Technorati. Então aí vai uma perguntinha pra você: qual é o endereço do seu blog? (É só responder lá nos comentários.)
Caso você ainda não tenha um, seguem algumas dicas catadas dos meus favoritos.
• Um dos primeiros passos é escolher uma página para receber o seu blog. Em maio de 2006 a Online Journalism Review publicou uma tabela (Yes!) comparando seis ferramentas de weblogs para você saber bem onde está se metendo. É uma boa dar uma olhada antes.
Pra dar uma diversificada, passeie pelos links indicados em blogs que você costuma ler – você costumar ler blogs, né? – quem sabe lá aparece um novo provedor, até mais interessante que a tal lista.
• Escolhido o servidor e o template, você pode agora deixar o blog com a sua cara. Como? Isso vai exigir algum conhecimento de HTML, dependendo do blog. Se você tiver um editor de HTML, melhor, se não, um pouco de engenharia reversa pode ajudar. E no caso do HTML, a comparação é a melhor técnica, dentro do método suíno dedutivo, claro. Se você não faz a menor idéia do que se está falando, dê uma conferida num manual online, deve dar pro início.
Agora, diga alguma coisa! Essa é a moral do blog, certo? O bom é que pode ser qualquer coisa que você quiser, que será acessada por qualquer pessoa conectada. Não sabe o que dizer, ou como? Então seguem alguns links de “manuais” de jornalismo colaborativo.
• Ferramentas para jornalismo cidadão (inglês)
• Boca Grande, Manual de jornalismo cidadão (inglês)
• Conquiste a rede (português)
Claro que as dicas de hoje são as mais básicas o possível. Mas iremos avançando um pouco nos conteúdos. No próximo post desta série, que nasce agora, no oitavo parágrafo do texto, faremos uma comparação entre recursos de ferramentas gratuitas e pagas. Será que quem vai no blog grátis perde alguma coisa para as empresas em termos de interação e conhecimento da audiência?
E não se esqueça, divulgue seu blog aí nos comentários abaixo!!!
Postado por Guilherme Neves
Não vou dizer… na real não quero passar a falsa impressão de que acesso e opino no teu blog para fazer um jabá do meu blog. ehehhehe
Tô de camarote aqui tchê. Qdo eu puder colaborar com algo em teus posts certamente o farei. Grande abraço.
Já que você perguntou….
http://www.srhype.com
Obrigado, Gerson. Espero que tenha sido útil. A propósito, onde está o seu blog?
Show! Parabéns pelo Post gurizada.
Criei o blog em 2007, no Blogger, e agora estou migrando para domínio próprio. Cresceu tanto que em breve vai virar site especializado em cosméticos.
Parabéns pelo blog, muito bom !! Sou novo nesse universo dos blogs mas já estou viciado nele. Aprendo muito visitando blogs com os mais variados temas e propostas. Fico impressionado com a qualidade que muitos apresentam. São muito enriquecedores em termos de aprendizado e uma excelente forma de estar sempre bem informado com uma gama maior e diversificada de conteúdos.
Legal, Anselmo. Divulga teu blog aí! – Guilherme Neves