Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Serviços por trás da maratona high-tech da PUC

04 de junho de 2008 2

Segue a nota do ZHDigital de hoje.

Na última quarta-feira, alunos da PUCRS puderam ter contato intensivo com diversas ferramentas e serviços de comunicação digital em uma maratona que durou 24 horas. Durante esse período, entre outras atividades, estudantes da Faculdade de Comunicação Social puderam conversar com ex-alunos que estavam em outros países, via sistema de voz e vídeo por internet (VoIP), registrar vídeos em alta definição e transmiti-los pela web e acompanhar, em tempo real, imagens captadas e transmitidas via celular.

Toda a função pôde ser acompanhada por meio do site http://cyberfam.pucrs.br, que está completando 10 anos. Conforme o professor André Pase, além de celebrar o aniversário do primeiro estágio universitário online no Brasil, a maratona digital serviu para proporcionar a experiência de uma imersão tecnológica aos alunos.

Confira alguns dos serviços gratuitos de internet utilizados na maratona hi-tech

UStream – serviço que integra transmissão ao vivo, gravação de vídeo e armazenamento online do material captado, além de chat e enquete.

Vimeo – concorrente do YouTube, mas que armazena vídeos em alta definição.

DailyMotion – similar ao Vimeo, porém sem limite de postagem de arquivos para contas de produtor de conteúdo.

Twitter – serviço de microblog, publica mensagens com até 140 caracteres e envia para outros usuários.

Pipe – sistema do Yahoo! para gerenciamento e execução de tarefas. Foi utilizado para captar feeds de RSS e aplicar no site.

Qik – serviço que utiliza um software especial criado para o celular N95 da Nokia que transmite, via Wi-Fi ou rede de telefonia, vídeo ao vivo direto para um endereço na web.

Skype – sistema de transmissão de voz e vídeo via internet.

Postado por Guilherme Neves, replicando do ZH Digital

Comentários

comentários

Comentários (2)

  • Paula Sperb diz: 6 de junho de 2008

    Thales, admiramos muito o trabalho da Cyberfam. Não teria motivo para o link não estar no post. É só observar o segundo parágrafo.
    Beijo e obrigada.

  • Thales Barreto diz: 6 de junho de 2008

    Pq não colocar um link no endereço da cyberfam? Mentalidade de impresso? Acho que essa mentalidade pré-historica nao deveria atingir os blogs… Enfim.

Envie seu Comentário