Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Games memória: California Games

28 de agosto de 2008 8

Durante esse período da Olimpíada – no qual trabalhei no especial Pequim 2008 aqui do clicRBS – percebi que nunca fui muito ligado nos games (no sentido de videogame, claro) sobre Jogos Olímpicos. Eu até jogava umas partidinhas dos “Barcelona 92” da vida, mas só na época dos Jogos, depois largava de lado. Então fiz uma busca no meu HD mental e resgatei este nome: California Games!

Esse sim era o game com diversas modalidades esportivas que eu gostava. Chamado por muitos por aqui de “Jogos de Verão“, as disputas não incluíam atletismo, natação e outros esportes convencionalmente olímpicos; o mais próximo disso era o lançamento de disco (e mesmo assim, estava mais para um frisbee, já que na outra ponta um companheiro tinha que apanhar o disquinho). De resto, surfe, patins e até uma espécie de balãozinho.

Quem jogava, já deve ter lembrado, e se jogava também devia ser viciado como eu era; ficava horas jogando no meu saudoso Phantom System. Também existiram versões para computador, Mega Drive e outros consoles, em geral variando apenas a qualidade gráfica. As imagens deste post são da versão do Nintendinho 8-bits.

Vamos às modalidades:

Half Pipe

Aqui o negócio era fazer as mais ousadas manobras sobre o skate. Um descuido e o boneco se estatelava no chão, uma beleza.

BMX

A tradicional bicicleta no barro. O lance era fazer algumas manobras, como empinar a bike, fazer ela girar durante o salto e pular obstáculos somando pontos.

Surf

Surfe, lógico. Era um dos mais legais, com habilidade, era possível entubar ondas que quase escondiam o personagem. O jogador corria o risco de, em um pulo, ir parar atrás da onda ou cair da prancha.

Skate

Skate nesse caso são os patins. Parecido com a BMX, o desafio é desviar e saltar obstáculos. Detalhe: o cenário é um calçadão na beira do mar, e os objetos no caminho são areia, lixo pelo chão e bolas de praia!

Flying Disk

É, de todos, o esporte mais “olímpico” do game. E dos mais difíceis. É preciso habilidade para comandar o controle do videogame e Postado por André Crespani

Comentários

comentários

Comentários (8)

  • Ericson diz: 28 de agosto de 2008

    Grande jogo!! Mas cara, acho que vc se confundiu sobre o console. Sem dúvida o console que consagrou o Calif.Games foi o Master System, e daí mesmo vem o nome “Jogos de Verão”, que foi o nome escolhido pela Sega quando trouxe o jogo pro Master. Abraço!

    Resposta: Tem razão Ericson, lembro que tinha versão pra Master também, assim como para Mega Drive. Mas com certeza a que eu jogava (muito) era a do meu bom e velho Phantom System, um dos videogames que “imitavam” o Nintendinho 8-bits aqui no Brasil, lembra? As imagens do post, por exemplo, são da versão do Nintendo. E saudade!!

  • Jo Leal diz: 29 de agosto de 2008

    Eu tinha para o Mega Drive, e no Mega não tinha o Freesbee. No PC, teve o “California Games II”, que tinha Asa Delta, Jet Ski, Snowboard (que começava na neve e terminava na areia da praia!)…

    :)

  • André Roca diz: 28 de agosto de 2008

    Não tem um emulador para jogar esses jogos no PC?

  • Gilson Paulada diz: 29 de agosto de 2008

    Opa, blz? Seguinte: esse game surgiu primeiramente para PC, na época do 286 senão me engano, lá por 1986/1987. Joguei DEMAIS esse jogo no meu monitor monocromático (“fósforo verde” :-) CGA, depois nos Hércules. Só mais tarde que esse game foi “portado” para consoles como Nintendo 8bits (Phantom System – que saudades!), Master System, Mega Drive, etc etc Forte abraço de um trintão das antigas ;-)

    Resposta: Bah, Gilson, valeu pela aula de história, é sempre legal saber sobre a origem desses jogos inesquecíveis. Ainda bem que o game chegou nos consoles, porque na época eu nem pensava em ter um computador = ] Abraço!!

  • Xaves do 8 diz: 29 de agosto de 2008

    Triste.

  • André diz: 29 de agosto de 2008

    Na versão do master, o cara do balãozinho era negro não é?

    Resposta: Não sei, eu jogava mais a do Nintendinho, e depois tive “contatos” com a de Mega Drive. Mas vou tentar descobrir. Alguém aí sabe, para ajudar?

  • Raquel diz: 28 de agosto de 2008

    … quantas horas passei em frente ao Master System com estes jogos… Agora me senti velha! rsrs

  • Roberto diz: 5 de setembro de 2008

    Fantástico!

Envie seu Comentário