Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Minilaptop de 12 polegadas é notebook e netbook?

27 de outubro de 2008 1

Nos primeiros modelos, lá no início deste ano, era fácil responder à pergunta acima. O notebook parecia a pasta que você levava para a escola, o netbook parecia a agenda que ia dentro da pasta. Um fazia de tudo, ou outro quase tudo.

Agora, cada vez mais a divisão entre net e note diminui. O último exemplo disso é o Mini 12, da Dell, cujos detalhes foram revelados nesta segunda por vários sites na internet. Vejamos algumas características e a que classe correspondem.

O Mini 12 HD de 60 GB (note), é forte na conectividade (net), e pesa cerca de um quilo (net). Ele vem com tela de 12 polegadas (?), roda Windows Vista (note), ou Windows XP (net), ou Linux (net).

Tem teclado completo menor que o tamanho padrão (net), mas quase do tamanho padrão (note). O preço pode ser de US$ 600 (net) ou de US$ 999 (note), ainda não ficou claro.

Como se vê, não é tão fácil assim classificar este lançamento. Especialmente se levarmos em consideração outra linha/tendência crescente, os ultrafinos – MacBook Air (Apple) e Voodo (HP).

São laptops com menos de 2 cm de espessura na sua parte mais “gorda” que estão no mercado, com alta capacidade de desempenho, com a mesma ultraportabilidade dos nets e a durabilidade dos notebooks, especialmente o Air, que agora é esculpido diretamente numa placa de alumínio.

Estamos diante de uma acomodação dos hardwares com o fortalecimento e o crescimento da web 2.0 e da banda larga? Partimos de modelos com telas de sete polegadas e 900 grama, para alguns com telas mais “amplas” (8,9 polegadas). Depois, vieram os de 10 polegadas – até aí todo mundo é netbook, certo?

Quando a coisa começa a chegar nas 12 polegadas, é de se perguntar se não se trata simplesmente de um notebook sem CD/DVD.

Não esqueçamos de outro detalhe importante: o preço. Os ultraportáteis também são de baixo custo, lembra? Então. Como fica se as poucos começarem a encarecer? Fica bom! Teremos espaço para todos, à medida em que as faixas de tamanho forem passando por upgrades, sendo relançadas e aperfeiçoadas.

Já aconteceu com o Eee PC 701 e os modelos posteriores, por que não pode acontecer com os outros?

Postado por Guilherme Neves

Comentários

comentários

Comentários (1)

  • Andre Quiroga Sandi diz: 30 de novembro de 2008

    Vale Lembrar que a Apple por muito tempo teve o PowerBook 12″. Que era um laptop, com CD/DVD, ela tinha corpo em Alumínio e era bem portátil. Só o peso é que era uma “desvantagem”, tinha 2,1kg. Mas era um equipamento completo e lindo!

Envie seu Comentário