Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Super-heróis nerds: Homem-Aranha

27 de outubro de 2008 14
The following two tabs change content below.

Imagens, reprodução

Pela sua incontestável popularidade, o Homem-Aranha foi o escolhido para estrelar o primeiro post da nova série do Infosfera: “Super-heróis nerds“. Aqui, pretendemos lembrar (ou apresentar alguns menos conhecidos) heróis que usam a cuca – e brinquedinhos tecnológicos – para combater o crime. Importa, sobretudo, ser inteligente, mas ter aquela cara clássica de nerd ajuda.


O Homem-Aranha tem as duas coisas. Quem conhece um pouco do personagem sabe que seu alterego, Peter Parker, era um nerd comum no colégio. Aluno destacado em química, quatro-olhos na cara (nada a ver com os poderes de aranha, ele só usava óculos); até apanhava de uns valentões de vez em quando. Tudo mudou na vida do “cdfzinho” quando ele foi picado por uma aranha radioativa e ganhou uma penca de superpoderes – subir paredes, agilidade, força, “sentido de aranha” que avisa dos perigos e tal e coisa.


Agora a prova da “nerdice” do Aranha: o equipamento lançador de teias. Diferente do que aparece no filme (e na série Ultimate Spiderman, se não me engano), as teias do herói, nos quadrinhos, não são produzidas diretamente pelo corpo. Elas são lançadas de pulseiras – que ficam por baixo do uniforme – com cartuchos cheios do chamado fluido de teia, invenção do jovem Peter Parker. Aquele gesto de metaleiro que o Aranha faz para lançar as teias (reparem na mão na foto lá de cima), nos quadrinhos é justamente para apertar o botão disparador que fica embaixo da luva.


Em contato com o ar, o fluido assume a aparência e as propriedades de uma teia de aranha de verdade, permitindo a locomoção do aracnídeo pela cidade e ainda usos diversos como pára-quedas, elástico ou bolas de ataque. Para não emporcalhar as ruas, após uma hora a teia se dissolve, voltando a ser um líquido, que depois seca; coisa de gênio! Ter que recarregar os cartuchos com fluido de teia era uma das preocupações do Aranha na época em que eu lia o gibi, e permitia aos roteiristas colocarem o herói em situações engraçadas. No segundo filme, aquela cena na qual o aracnídeo despenca do alto dos prédios porque a teia não sai é baseada nos quadrinhos – e fazia muito mais sentido: era simples falta de fluido nas pulseiras.


A teia ainda serve para colar em um lugar bem escondido a máquina fotográfica de Peter Parker antes de confrontos com criminosos. Assim, o herói obtém boas fotos dos próprios combates para vender para o jornal Clarim Diário e garantir seu sustento.

Outro brinquedinho é o localizador-aranha, que o herói dispara nos inimigos e serve como um pequeno rastreador. E, só para citar, ainda temos equipamentos menos bacanas, como o holofote, o cinto de utilidades (cópia do Batman?) e o inusitado aranhamóvel.


Apesar de continuar um leitor assíduo de quadrinhos, confesso que ando meio afastado das histórias do Homem-Aranha, desde aquelas sagas com um monte de clones e gentes e mais gentes ressuscitando. Tenho acompanhado o cabeça-de-teia mais pelos filmes (gosto muito do primeiro, os outros vão piorando) e os games. Mas a inventividade de Peter Parker em qualquer mídia garante a ele lugar na galeria dos super-heróis nerds.


Você tem sugestões de super-heróis (valem vilões também) nerds? Escreva aí nos comentários; ele pode ser o próximo da série.

Comentários

comentários

Comentários (14)

  • Edson diz: 8 de dezembro de 2008

    NARUTO…esse simvai ganhar a boca dos melhores super-herois.

  • marola diz: 28 de outubro de 2008

    ESSA É MEIO OBVIA, NÃO PODERIA ESCREVER UMA MATERIA DESSAS EM FALA DO “PAI” DOS HERÓIS NERD, O INCONTESTÁVEL (acho q é essa a palavra) BATMAN E SEU CINTO DE MIL E UMA UTILDADES. abraço!

    Resposta: Como respondi em outros comentários, o Batman é meu preferido, e com certeza está na lista, aguarde! Não quis começar com ele para não perder a graça, eheheh.

  • Nana diz: 3 de novembro de 2008

    Nao acho que o Homem de Ferro seja NERD, muito pelo contrário, mas de mais a mais, aguardaremos pelo resto da patota! Abração. OPN!

    Resposta: Mazá, seu OPN. Que milagre o senhor por aqui, ehehe. Abraço!

  • RenatoUCV diz: 3 de novembro de 2008

    Muito bom, parabéns. Espero pelos post dos outros nerds dos quadrinhos. E se puder colocar um aqui aquele amigo do Hulk (não lembro o nome) é muito mais nerd que o Tony e o Fantástico juntos. Cordialmente. RenatoUCV

    Resposta: Valeu, Renato! Anotada a sugestão, vou tentar descobrir quem é esse amigo do Hulk. Alguém aí sabe?

  • Endon diz: 28 de outubro de 2008

    Devia ter começado com o Batman, nenhum poder e muita mas muita inteligencia…

    Resposta: E o Batman é o meu personagem preferido de todos. Pode ter certeza que está na lista!

  • Rafael Alexandre Tamanini diz: 3 de novembro de 2008

    Muito legal o post. Só uma coisa: na linha ultimate ele tb usa os disparadores de teia. Devido aos filmes, tinham feito uma alteração nas HQs normais e ele estava tb criando as teias no corpo, mas depois de uma saga que acabou de acontecer no Brasil (Um dia a mais) ele vai voltar aos bons e velhos disparadores. Quanto as sugestões, sem sombra de dúvida o Tony Stark tem de estar ai (ainda mais depois da evolução para o extremis)e acho que o bom e velho espião Nick Fury com as engenhocas

    Resposta: Esclarecido, então, faz tempos que não leio um gibi novo do Aranha. Valeu, Rafael.

  • vh007 diz: 27 de outubro de 2008

    muito boa aranhamovel

  • Perto Alegre diz: 28 de outubro de 2008

    Esperarei pra falarem do Batman, que com certeza é o mais nerd. sem poder nenhum..e só com arminhas tecnologicas. Cdf de primeira.

    Resposta: Bah, pelo jeito não sou só eu que gosto do morcego!

  • Vinicius diz: 28 de outubro de 2008

    Tony Stark, Reed Richards e o mais nerd de todos, o Besouro Azul… Tem tb o Sr Incrivel, o Dr Meia Noite o proprio Bruce Banner… o mutante Forge é o que mais chama a atenção… afinal o poder dele é ser nerd…

    Resposta: Excelentes sugestões, todas anotadas.

  • guilherme diz: 28 de outubro de 2008

    quetal fazer uma reportagem do “VENON” ou tavez o “DR. OCTOPOS” seria legal.

    Resposta: O Dr. Octopus é um nerd, com certeza. Mas o Venom? É nerd? Não lembro, Guilherme.

  • marola diz: 28 de outubro de 2008

    Concordo com um que foi citado pelo vinicios, o mais nerd atualmente é o tony stark!

    ^^ abraços!

  • Paulo R D Lelis diz: 20 de outubro de 2009

    Dr. DoomVictor Von Doom

  • Big bomber diz: 29 de outubro de 2009

    Capitão Ninja era um dos mais engraçados, era mais visto antes com as revistas de videogame e RPG em que apareciam ilustrações do Marcelo Cassaro. Ele era apenas cômico e depois teve parte num sistema da revista Só Aventuras em que eles combatiam Tractorianos, foi aí que o herói ganhou a pecha de militar experiente e foram criados outros como a vampira Killbite, o “Armário” Deadly Eye e outros. Também tinham umas hq’s super estilosas do Super Pato lançadas em 1998, elas mostram o superpato num futuro mais tecnológico com um ostensivo apelo à inteligência artificial. Outro que eu sabia que era bem nerd era o Beast mas eu li muito pouca coisa dele, só me lembro dele ser parte do X-Men e confundir porque ele era muito forte fisicamente.
    Resposta: A fase engraçada do Capitão Ninja eu acompanhei nas revistas de videogame, era bem legal. O fera com certeza é Nerd, até professor ele é no X-Men da televisão.

  • cade-1976 diz: 9 de dezembro de 2009

    Esse amigo do Hulk que o RenatoUCV falou,será o Dr.Samson(aquele pisiquiatra com cabelos verdes que tinha se contaminado com raios gama)ou o Rick Jones(o eterno parceiro de super-herois e talvez o unico personagem famoso da Marvel sem poderes)?Tambem sou leitor de HQs das antigas e parei de ler a Marvel e DC nesse periodo dos clones do Homem-Aranha,pois as revistas ficaram muito mediocres!!!!!

Envie seu Comentário