Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Ubuntu 8.10: no aguardo do bodão intrépido

28 de outubro de 2008 1

Comecei a usar o Ubuntu neste ano, com a versão Gutsy Gibons (7.10). Depois, continuei com o Hardy Heron (8.04). Agora estou no aguardo do Intrepid Ibex (8.10). Caso você não saiba, além de seguirem uma ordem alfabética, os codinomes sempre se inspiram em algum animal.

O Gibons, um macaco; Heron, uma garça; e o Ibex, um carneiro, que eu vou chamar de bode porque acho mais simpático. Mal posso esperar pra botar o bode no desktop. Meus motivos:

• Navegação de arquivos por abas

Ainda não tive a oportunidade de testar esse recurso. Falta tão pouco que vou resistir ao release candidate e esperar pela versão final. Mas imagino que a praticidade para trabalho com documentos diversos será grande.

• Live Flash Drive direto pela porta USB

Uma das características mais atraentes do Linux é a facilidade com que se coloca um sistema operacional inteiro num pendrive, ou live CD. Como as mídias não são tão portáteis quanto os chaveiro flash, o Ubuntu 8.10 permite salvar o SO no pendrive a até modificar o software, em qualquer computador. Há outras distros com o recurso.

• Seção convidado especial

Se você fica apreensivo quando alguém usa o seu PC ou note emprestado, mesmo que rapidinho, esse recurso é uma boa. Nele, você consegue bloquear rapidamente a sua seção de uso e permitir que outro usuário utilize o computador, sem o risco de “matar” os seus arquivos.

Bem, estes são alguns dos detalhes. Esperarei o lançamento para falar mais sobre o programa.

Postado por Guilherme Neves

Comentários

comentários

Comentários (1)

  • ed diz: 28 de outubro de 2008

    Na verdade é um adjetivo mais o nome de um animal. Mas pra mim o melhor dessa versão vai ser o suporte ao 3G.

Envie seu Comentário