Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

EUA quer recolocar o clique nas fotos de celular

27 de janeiro de 2009 5

A máquina diria:

O congressista Peter King propôs, nos Estados Unidos, um ato incomum, que afeta diretamente os gadgets. O Camera Phone Predator Alert Act (Ato de Alerta Contra Predador da Câmera no Telefone) quer obrigar fabricantes a produzirem celulares e câmeras digitais que façam o bom e velho (muito velho) clique ao se tirar uma fotografia.

Considerando que a última coisa que um tarado diria ao fotografar uma criança seria “olha o passarinho”, o alerta sonoro deixaria vítimas em potencial em alerta contra a possível publicação de uma foto sua na internet.

Segundo King, crianças e adolescentes têm sido exploradas por fotografias feitas em vestiários e espaços públicos através destas câmeras.

A lei inclusive impediria os fabricantes de criar uma recurso para desabilitar o som do obturador.

O pessoal do site ArsTechnica, que acolheu bem a ideia, opina que os consumidores deveriam conseguir, pelo menos, escolher o tipo de som.

O leitor do Infosfera deverá lembrar os barulhos que as geringas (de geringonça) emitiram com o passar dos anos. Eu tenho uma Pentax K-1000 lá em casa que parece que dá um tiro a cada foto feira. Depois, as boas saboneteiras com filme ISO 100 faziam o barulhinho do obturar e do filme passando lá dentro.

Com a digitalização, foi-se o romance, para muitos, e chegou a privacidade, para todos, até para os tarados. Eu apóio a proposta.

>> Que barulho você acha que a câmera do celular deveria fazer?

Postado por Guilherme Neves

Comentários

comentários

Comentários (5)

  • magoo diz: 27 de janeiro de 2009

    Certamente seria bom,se pudessemos colocar,
    o som característico,de cada região!
    Ex: No Sul = Olha o passarinho tche!!
    No Ceára = Olha o jegue!!!
    Bahia = Meu rei olha ooooooo,demoro,já
    passou!Quem sabe mais tarde!!!
    Em São Paulo = Rápido,rápido, se não
    ele voa.

  • Rafael diz: 27 de janeiro de 2009

    É o fim voltarmos a ter o barulho do obturador da máquina fotográfica no celular… se o que eles querem evitar é fotos indiscretas, o que impede dos fotógrafos usarem máquinas menores? Hoje, têm máquinas muitas vezes, menores que celulares.

  • Israroot diz: 27 de janeiro de 2009

    É meio estranho obrigar uma tecnologia a regredir no tempo.
    Tenho uma câmera reflex e adorava o som dela.
    Mas esta idéia é furada.
    Falta é lei para punir os abusadores e maneiras pra descobrir o culpado.
    Seria mais favorável criar uma maneira de se identificar de que câmera saiu a foto. Tipo uma impressão digital.

  • Fabricio diz: 28 de janeiro de 2009

    devia ter barulho de peido! Imagina quando o camarada apontar uma maquina embaixo da saia da mina? Ainda saí uma piadinha pra disfarçar! hehehe. Brincadeira eu acho que nao tem que obrigar a barulho nenhum, pois tem lugares que o barulho não é permitido. Eles que inventem outra maneira de coibir.

  • Leandro D. diz: 28 de janeiro de 2009

    A idéia apesar de me parecer estapafurdia, não é de todo mau, mas nas antigas cameras o “barulho” era produzido pelo funcionamento das partes mecânicas, já num equipamento digital isto seria artificial, produzido via soft, o que levaria a criação de hacks para sua desativação.

Envie seu Comentário