Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Dicas para um feriadão nerd

20 de fevereiro de 2009 4

Ser nerd ou geek não significa não gostar de Carnaval. Mas em muitos casos é o que acontece. Assim, ganha-se uns dias de folga para… NERDICES DOMÉSTICAS!!! E o melhor de tudo é que você pode botar a fantasia do seu super-herói favorito (super carnaval!!) sem pagar o micão de andar com a cueca pra fora das calças pela rua! Seguem algumas dicas.

OBS: caso você já tenha feito tudo isso recentemente, sempre tem aquele parente, ou parenta, que não manja nada, mas vai ficar pela cidade também.

# 1 – Olha o Backup aí geeeente!
Sabe aquele monte de arquivos baixados mas ainda não devidamente “garantidos”? Aproveite a folia para fazer sua cópia de segurança. Não esqueça de dar uma boa organizada antes, comprar uns Cds/DVDs, e fazer umas etiquetinhas maneiras pra não se perder nas fichas.

# 2 – Faxina no HD
Feitas as cópias de segurança, porque não dar uma limpada no HD? Não custa dar uma aliviada no disco rígido, uma desfragmentada ou algo parecido.

# 3 – Atualize seus programas
Você ainda usa Firefox 2.0, Internet Explorer 6 (!!!), OpenOffice 2.0? Então aproveita pra dar uma geral nas novas versões que existem por aí, caso não faça isso automaticamente. Vale também buscar alternativas interessantes para certos programinhas, tipo Edit Pad Lite para o Bloco de Notas do Windows.

# 4 – Descubra novos programas e SOs
Tem gente ainda, acredite, que baixou o beta do Windows 7 e não instalou. Aproveite o feriadão para isso! Mais umas dicas? Debian 5.0, novo KDE, atualizar o Ubuntu, enfim… vale tudo com tempo livre e bem aproveitado.

# 5 – Faça um dual boot
Essa entra na minha lista de tarefas. Como tenho pavor de GRUB ainda não me prestei a fazer o dual boot Windows 7/Ubuntu na máquina lá de casa. Por isso vou aproveitar o feriadão. Se você, assim como eu, não sabe do que se trata, dá uma fuçada na rede. Há vários tutoriais interessantes (assim que fizer o meu posto aqui).

# 6 – Limpeza no hardware
Manutenção nunca é demais, certo? Pelo menos o teclado você pode aproveitar pra dar uma limpada, tirar os cílios, melecas, farelos de Cheetos e outras nojeiras que infestam suas teclinhas.

# 7 – Desenredar os cabos
Faz as contas aí: modem, gabinete, teclado, monitor e impressora. Quantos cabos têm? Resposta, um emaranhado do brabo. Dar um jeito leva tempo, mas vale a pena. Dê uma enrolada com jeito, prenda-os com um atilho e, principalmente, providencie filtros e estabilizadores, ou até tomadas extras, para não dar acidente em casa!

# 8 – Baixe novos joguinhos
Essa é uma dica boa pra quem roda Linux, mas existem diversos games free para Windows também. Quem usa Synaptic (Linux), é só dar um bizu nos programas disponíveis no repositório. Já no Windows, lembre-se de só baixar coisas de sites confiáveis, pra não pegar vírus.

# 9 – Desinfecção urgente
Quanto tempo faz que você não passa o antivírus? Faça-o agora, e não esqueça dos antispiwares também, pra garantir sua segurança.

# 10 – Criar uma rede doméstica
Você sabe que o seu roteador permite conectar a impressora mas ainda não o fez? Aproveite o feriadão para isso. Dê uma olhada no manual de instruções, nos CDs de instalação, e no que mais

Postado por Guilherme Neves

Comentários

comentários

Comentários (4)

  • Nerd diz: 20 de fevereiro de 2009

    Um Nerd iria na locadora e pegaria toda a trilogia do Star Wars, Lost e Senhor dos Anéis pra assistir na sequencia… só pra rever os detalhes que já esqueceu!

  • Jean diz: 20 de fevereiro de 2009

    nerd que é nerd não precisa de dicas! 8)

  • Ed diz: 20 de fevereiro de 2009

    Arrumar uma mulher talvez? Dizem que nessa época elas estão mais fáceis hehe

  • Ricardo diz: 20 de fevereiro de 2009

    Nerd que é nerd faz isso periódicamente. Sendo assim, nada para fazer.

    —–

    Boa, Ricardo! Qual seria o afazer nerd então? (Guilherme Neves – redator clicRBS)

Envie seu Comentário