Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Te cuida Microsoft, netbook do Google vem aí

21 de fevereiro de 2009 2

Pessoal do Venture Beat já colocou o Android num Eee PC/Reprodução, Venture Beat

A Asustek, fabricante do netbook (ou subnote, ou minilaptop, ou ultraportátil) Eee PC está desenvolvendo uma variante da plataforma open source do Google, Android, para sua linha de notes de baixo custo.

Segundo a Bloomberg, o novo computador deve surgir até o final do ano.

Uma vez lançado, o netbook finalmente trará, numa escala reduzida, mas significativa, de mercado (os ultraportáteis) a briga entre as marcas, que começou por fatias de audiência online (Google x MSN – ninguém tem dúvidas de quem ganha essa), passa pela cloud computing (Google Docs & Spreadsheets x Office Online), navegadores de web (IE x Chrome – laaaaaarga vantagem da MS) e dá uma encostada nos smartphones (WinMo x Android).

Fora as vantagens que normalmente fazem um netbook (preço baixo em função da configuração básica e portabilidade), o Android, com suporte à touchscreen, pode rodar confortavelmente em novos modelos que a própria Asus já anunciou. Além disso, seguindo a nova tendência de aplicações online para celulares, será que o Android teria em sua lojinha um espaço para apps de netbook?

Enquanto isso, a Microsoft promete o Windows 7 igualmente leve, capaz de rodar nos ultraportáteis em qualquer uma das suas versões (eu ainda acho que eles contam com uma evolução no hardware dos nets pra isso, mas… ).

Uma coisa a gente sabe que sempre vai ter de diferente: do Google vai ser de graça e com grandes chances de funcionar muito bem; da Microsoft será pago e, digamos, eventualmente você vai precisar de suporte.

Postado por Guilherme Neves, usuário de Eee PC Xandros/Linux

Comentários

comentários

Comentários (2)

  • CK diz: 23 de fevereiro de 2009

    Não querendo proteger os produtos da Microsoft, mas vender uma solução na caixa livre de erros é bem mais difícil do que oferecer soluções online.

    Os poucos aplicativos oferecidos pelo Google fora da nuvem, passaram pelos mesmos problemas de segurança e/ou funcionamento de qualquer outro software da Microsoft, Mozilla, Apple, etc.

    Alias, meu Windows Vista roda muito bem e sem erros no meu Turion MK-38 com 2GB de memória. Também uso Office 2007 e o pacote Windows Live sem dores de cabeça.

  • Guilherme Mac diz: 25 de agosto de 2009

    @CK, não pode-se esquecer que Chrome OS é Linux, ou seja, já nasce maduro.

Envie seu Comentário