Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Vai um vinho aí? Novo é Wine lançado

28 de fevereiro de 2009 1

O Wine não é um emulador, mas é o software que torna possível uma série de aplicações Windows dentro do Linux, e a liberdade definitiva dos softwares proprietários.

Claro que existem outras aplicações que fazem a mesma coisa, mas estou aproveitando o lançamento de uma nova versão do Wine para este post.

Por definição própria, “o Wine é uma camada de tradução (um lançador de programas) capaz de correr aplicações Windows em Linux e noutros sistemas operativos compatíveis com POSIX. Os programas Windows a correr no Wine agem como se fossem nativos, executando sem as penalidades de desempenho ou uso de memória de um emulador, com um visual semelhante às outras aplicações do seu computador”.

Trata-se da versão 1.1.16, ainda em desenvolvimento. A última versão estável ainda é a 1.0.1, mas quem não se importa de usar betas, vale a tentativa.

Você pode visitar a página do projeto aqui.

Postado por Guilherme Neves

Comentários

comentários

Comentários (1)

  • Thiago diz: 2 de março de 2009

    Só uma correção.. O wine saiu da versão beta (0.9.x) a um tempo atrás. Na realidade, ele ficou em Alpha desde 93 até 05 e depois em beta até 08. As diferenças entre a 1.0.1 e a 1.1.16 é que uma é considerada estável e a outra instável (ou seja, em desenvolvimento), mas não beta.

    —–

    Valeu, Thiago! (Guilherme Neves – redator clicRBS)

Envie seu Comentário