Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Twitter é e-mail de pobre, diz CEO do Google

04 de março de 2009 12

É, pessoal. Quem manda na pracinha não gosta quando alguém de fora traz bola nova. Um dos executivos do Google, Eric Schmidt, deu uma avacalhada básica na ferramenta que tem conquistado a rede com suas mensagens de 140 caracteres.

– Falando como um cientista da computação, eu vejo isso tudo como um sistema de e-mail de pobre – disse Schmidt.

Schmidt falou numa conferência de tecnologia da Morgan stanley, e tentou dar uma justificada na afirmação.

– Eles têm alguns aspectos de um e-mail, mas não oferecem o pacote completo. Para mim a questão envolvendo empresas como o Twitter é: eles envolvem um tipo de fenômeno de notas ou eles oferecem também armazenamento, identidade e todos os outros aspectos de um sistema tradicional de e-mail?

Falou, falou, mas também tem um @google lá, desde o dia 26 de fevereiro.

A informação é do Silicon Alley Insider.

O que Eric quer dizer é que o Twitter troca mensagens entre pessoas, mas não possui todos os recursos que um e-mail tradicional, como o Gmail, tem. Lembrei de um artigo do John Batelle, que também comentou a declaração de Schmidt como um sintoma da arrogância do Google.

Enfim, neste artigo em questão, Batelle compara o Twitter com o YouTube (?), em importância quanto a fenômenos na rede. Explico: atualmente, o YouTube tem quase mais buscas que o Yahoo!, ou seja, é uma ferramenta de busca de vídeos muito bem sucedida, da qual o Google não poderia abrir mão.

E o Twitter? É tão relevante quanto o YouTube em se tratando de conversational search. Pelo microblog é possível pesquisar bate-papos na rede, e o Google tem ficado de fora dessa.

Enquanto isso, aqui na redação, o pessoal tá dizendo que o Twitter, na verdade, é coisa de rico… será?

Postado por Guilherme Neves

Comentários

comentários

Comentários (12)

  • Marcio diz: 4 de março de 2009

    São todos iguais: IBM, Microsoft, Google .. no começo são legais, humildes e inovadores. Depois crescem, ficam arrogantes e sem visão. Amiguinho se tu acha que twitter é algum tipo de e-mail, de pobre ou de rico tu não entendeu nada e abre o olho que o teu sucesso pode acabar antes do previsto.
    Minha opnião:Twitter é sucesso pq reune o que mais se usa no MSN, Gtalk e orkut, que são:Scraps, mensagem de exibição e bate-papo, porem num modelo 1 para N e não 1 para 1 e sem spam, vc segue quem quer

  • Filipe Schüler diz: 4 de março de 2009

    Isso é recalque, porque o Twitter matou o Jaiku, que era a ferramenta de microblog que o Google adquiriu e não vingou…
    Invejinha pura e simples!
    Esse cara perdeu uma EXCELENTE oportunidade de ficar calado!

  • edson diz: 5 de março de 2009

    kkkkkkk,o google tá com invejinha de não fazer parte da nova sensação da internet, por ter subestimado o twitter,pensando q todo microblog é tudo a mesma coisa,comprou o jaiku.e se ferrou.o facebook bem q tentou comprar o twitter por meio milhão,mas o pessoal do twitter se negou a vende-lo,pra mim o q fascina no twitter é justamente sua simplicidade e efemeridade,vc posta algo e pronto,deixa a imaginação dos outros cuidar do resto, é muito legal.

  • egidiocs diz: 5 de março de 2009

    e agora que o Jaiku virou open source? esses movimentos é uma tentativa válida para testar social conversation systems pela comunidade…

  • Renato P. dos Santos diz: 5 de março de 2009

    Concordo com o Filipe. Só para lembrar outros que perderam a oportunidade de ficarem quietos:

    “O telefone tem muitas desvantagens para ser considerado, seriamente, um meio de comunicação. O aparelho não tem valor para nós”. (Memorando da Western Union, entre 1876 e 1878)

    “O rádio não tem futuro” (Lord Kelvin, físico, em 1897)

    “A televisão não vai durar. É uma tempestade num copo d`água”. (Mary Somerville, pioneira em radiodifusão educacional, em 1948)

  • Luzinha Franzoi diz: 5 de março de 2009

    é verdade! perdeu uma boa oportunidade de ficar quieto mesmo. em boca fechada não entra mosca. aposto que eles se divertem muito no Twitter deles. eu ainda não estou 100% familiarizada, mas já tenho o meu e estou achando o máximo. parabéns aí prá vocês pela relevância dos assuntos que vocês publicam. muito bom este blog. já virou até ferramenta de pesquisa aqui em casa. §:^D

  • eu diz: 4 de março de 2009

    o “pobre” dele está mal interpretado, ele não quis dizer podre de $$$, mas pobre de suporte, segurança, características,… me admiro vocês xingando o google, e seus amiguinhos, garanto que estão num vista 64bits, cpm CPU QuadCore usando o explorer, com a página principal google.com.br .

  • Ed Döer diz: 5 de março de 2009

    Diria que tá mais para um “MSN de pobre”.
    Não vejo utilidade no Twitter assim como não vejo no orkut. MSN me fornece tudo que realmente preciso (mas no fundo sinto pela “morte” do ICQ) para comunicação direta com outras pessoas. E o twitter usa “tinyurls da vida”, que é um risco, já que você não sabe de fato em que site irá entrar. E se quer se comunicar com outras pessoas e ser lido?! Pega e usa um blog, etc. Não vejo vantagem em se limitar a 140 caracteres por mensagem/post. Retrocesso puro.

  • Leo Baiano diz: 4 de março de 2009

    O Twitter ainda não esta sendo utilizado pelas massas aqui no Brasil, ainda esta sendo um luxo da classe mais alta que tem maior afinidade com a tecnologia.

  • tiago diz: 4 de março de 2009

    se eu fosse o tal executivo esse me preocuparia mais em melhorar o pessimo serviço de atendimento ao usuario de conta google…a gente nao tem acesso a ninguem dai colocam uns foruns idiotas que todo mundo pergunta pra todo mundo e nao resolve absolutamente nada…nao ha um canal direto com atendimento sao todos cheios de perguntas e links idiotas tbm…o meu vai cuida da tua casa e deixa os outros mostrarem serviço…ta com medo?

  • egidiocs diz: 5 de março de 2009

    ah, esqueci de dizer. o nome do sistema tem FUNDAMENTAL importância no sucesso da ferramenta. Twitter é um nome mto bom. Jaiku não. Youtube é trocentas mil vezes mais interessante que Google Vídeo. Google é um nome fantástico. Gmail, blogspot, wordpress (wordpress é mto bom), facebook. E Ning é fraco, talvez por isso não vingue…

  • Renato P. dos Santos diz: 8 de março de 2009

    rt @raquelrecuero Regra n.o 1 para entender o uso de uma ferramenta: Use-a e veja como as pessoas usam. Só depois articule pensamento sobre o assunto. :P

Envie seu Comentário