Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Japonês testa cueca contra odores no espaço

30 de março de 2009 0

Eca! Koichi Wakata não poderá trocar de roupa íntima mais de uma vez por semana/Reprodução

Entre as múltiplas tarefas que terá de desempenhar nos três meses que permanecer a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), o astronauta japonês Koichi Wakata tem uma fora do comum: testar uma nova cueca desenvolvida para diminuir o mau cheiro e absorver o suor.

Para isso, Wakata, de 48 anos, está proibido de trocar as roupas íntimas – que incluem camiseta, cueca e meias – mais do que uma vez por semana.

As novas peças, fabricadas com material que contém fios de polímeros antibactericida, foram criadas por pesquisadores da Universidade Feminina do Japão e por fabricantes de roupas locais. Elas absorvem o suor e outros líquidos do corpo humano, secando-os em questões de minutos. As empresas que criaram as peças pensam em usar a tecnologia para desenvolver roupas para quem vive na Terra.

Testar a cueca espacial não será o único trabalho diferente de Wakata na ISS. Além de sua missão principal – concluir a montagem do módulo japonês Kibo –, ele terá desafios como pingar colírio nos olhos em gravidade zero e “voar” num “tapete mágico”.

No total, são 16 tarefas inusitadas, escolhidas entre 1.597 sugestões enviadas pelo público, que participou de uma promoção da agência espacial japonesa.

A informação é do caderno Globaltech, do jornal Zero Hora.

Postado por Guilherme Neves

Comentários

comentários

Envie seu Comentário