Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Oprah e o fator celebridade no Twitter

20 de abril de 2009 0

Estava eu conversando com meus amigos neste final de semana sobre uso de ferramentas online no trabalho. Elencava a minha lista: e-mail corporativo, leitores de RSS, um messenger (eventualmente) e Twitter.

– Vocês usam o Twitter? – pergunto.

– Ah! Aquilo que virou moda entre as celebridades? – ouço em resposta.

Desde que Ashton Kutcher e a CNN anunciaram seu desafio, deu pra ver que a coisa não seria mais a mesma no Twitter. Não que eu seja contra celebridades no Twitter, ou contra muita gente utilizando a ferramenta. Pelo contrário. Resumir o serviço como “moda entre celebridades” é o que mexe com meus brios.

Eu entrei no Twitter por motivos profissionais. Volta e meia acho novos contatos pelo Twitter, sei por onde andam as fontes, leio dicas de pautas, consulto os leitores – hoje até fiz uma micro entrevista em 140 caracteres.

O Twitter não é simplesmente uma modas entre as celebridades.

Após a briga por seguidores de Ashton Kutcher, mais que uma moda, o Twitter corre o risco de ser visto como um termômetro de popularidade, por mais que Kutcher tenha celebrado seu milhão dizendo que foi “um exemplo de democratização” na web – sei, tá bom.

Houve um tempo em que usar ferramentas online era um meio para “atrair outro” público. Agora, as celebridades parecem fazer questão de ser geeks – sem entender direito a moral da coisa.

Todo o discurso de que o Twitter é uma ferramenta de diálogo online, que o que conta é a originalidade, fica meio desbotado com toda essa celebrização.

Junto com elas, as celebs trazem mais uma multidão de “tuiteiros”. Estima-se, por exemplo, que desde que Oprah entrou no Twitter, o número de usuários tenha subido em 1,2 milhão, diz o editor chefe do site Engadget, número não oficialmente confirmado.

Por enquanto, quem segue a Oprah, deve ter lido sobre as idas do cachorro ao veterinário, seus malhos na academia e por aí vai.

Eu prefiro o @BonecaoDoPosto.

Minha dica: peneira nos seguidos contra o hype dos famosos no Twitter.

Postado por Guilherme Neves

Comentários

comentários

Envie seu Comentário