Latest posts by (see all)
- Vídeo: E se os personagens da série Mad Men trabalhassem hoje em dia - novembro 5, 2014
- Confira como George R. R. Martin imagina os cenários de Game of Thrones! - novembro 5, 2014
- Google Agenda de cara nova!!! - novembro 5, 2014
Outro dia publiquei aqui no blog a brincadeirinha supostamente feita pela GM sobre como seria se a Microsoft fabricasse automóveis (nesse link). Bem, a ideia de juntar carros à tecnologia dos softwares não é nenhum absurdo, e está sendo estudada por um consórcio europeu de universidades e institutos de pesquisas. O objetivo é permitir que os veículos automotores façam downloads de atualização para seus sistemas da mesma forma que hoje fazemos com os computadores.
Dynamically Self-Configuring Automotive Systems (Sistemas Automotivos Dinamicamente Autoconfiguráveis), sigla DySCAS, é o nome do consórcio e também da plataforma em desenvolvimento.
O engenheiro coordenador do projeto, Martin Sanfridson, lembra que os carros levam muitos anos para serem projetados e rodam por mais de uma década, tempo no qual a tecnologia pode mudar muito. Os automóveis de hoje já estão repletos de funções coordenadas por softwares, mas ainda não há formas eficazes de mantê-los atualizados.
A arquitetura DySCAS deverá se tornar um elemento essencial para o desenvolvimento de automóveis inteligentes, capazes não apenas de se reconfigurar e atualizar seus softwares de forma autônoma, como também comunicar-se com outros dispositivos eletrônicos, como celulares e equipamentos portáteis, e até mesmo com outros automóveis.
Conforme o site Inovação Tecnológica, o projeto DySCAS está em estágio avançado. A primeira versão do sistema operacional automobilístico será usada apenas para atualizar sistemas não-críticos, como equipamentos de navegação, comunicação e entretenimento. Contudo, à medida que ele for acompanhado em aplicações reais, saindo da versão 1.0, suas funções serão ampliadas para controlar também os componentes críticos e a configuração de funcionamento de todo o carro.
Postado por André Crespani
Carro com vírus? Next generation
Se a idéia é chegar a um carro TRANSFORMER, bom, digamos que falta um bom tempo…
Porém é um começo!
Cuidarei para que o firmware do meu carro não seja da Microsoft… Imagina fazer uma curva na estrada e dar uma tela azul de morte no painel…