Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Projeto estuda atualizar carros por download

22 de abril de 2009 3

ISC

Outro dia publiquei aqui no blog a brincadeirinha supostamente feita pela GM sobre como seria se a Microsoft fabricasse automóveis (nesse link). Bem, a ideia de juntar carros à tecnologia dos softwares não é nenhum absurdo, e está sendo estudada por um consórcio europeu de universidades e institutos de pesquisas. O objetivo é permitir que os veículos automotores façam downloads de atualização para seus sistemas da mesma forma que hoje fazemos com os computadores.

Dynamically Self-Configuring Automotive Systems (Sistemas Automotivos Dinamicamente Autoconfiguráveis), sigla DySCAS, é o nome do consórcio e também da plataforma em desenvolvimento.

O engenheiro coordenador do projeto, Martin Sanfridson, lembra que os carros levam muitos anos para serem projetados e rodam por mais de uma década, tempo no qual a tecnologia pode mudar muito. Os automóveis de hoje já estão repletos de funções coordenadas por softwares, mas ainda não há formas eficazes de mantê-los atualizados.

A arquitetura DySCAS deverá se tornar um elemento essencial para o desenvolvimento de automóveis inteligentes, capazes não apenas de se reconfigurar e atualizar seus softwares de forma autônoma, como também comunicar-se com outros dispositivos eletrônicos, como celulares e equipamentos portáteis, e até mesmo com outros automóveis.

Conforme o site Inovação Tecnológica, o projeto DySCAS está em estágio avançado. A primeira versão do sistema operacional automobilístico será usada apenas para atualizar sistemas não-críticos, como equipamentos de navegação, comunicação e entretenimento. Contudo, à medida que ele for acompanhado em aplicações reais, saindo da versão 1.0, suas funções serão ampliadas para controlar também os componentes críticos e a configuração de funcionamento de todo o carro.

Postado por André Crespani

Comentários

comentários

Comentários (3)

  • Israel Mendes diz: 24 de abril de 2009

    Carro com vírus? Next generation

  • Barako Bama diz: 22 de abril de 2009

    Se a idéia é chegar a um carro TRANSFORMER, bom, digamos que falta um bom tempo…
    Porém é um começo!

  • Guilherme diz: 28 de abril de 2009

    Cuidarei para que o firmware do meu carro não seja da Microsoft… Imagina fazer uma curva na estrada e dar uma tela azul de morte no painel…

Envie seu Comentário