Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Games memória: Street Fighter - parte I

04 de maio de 2009 23
The following two tabs change content below.


 
Acho que já comentei por aqui, meu forte nunca foram os games de luta um-contra-um. Gostava de um “Tartarugas Ninja”, ou um “Final Fight”, mas os games de rounds eu preferia olhar a jogar. Gostava mesmo era de assistir aos diferentes finais de cada personagem, curtir as histórias.
  
Comecei a ter mais independência para ir aos fliperamas sozinho bem na época que o Street Fighter II estourou como sucesso. Eu ficava lá, vendo as partidas de outros jogadores; em casa, nos consoles, colocava no modo fácil para terminar o game rapidinho. Enredo o Street sempre teve de sobra, e foi isso que me prendeu ao game.
 
A série surgiu em 1987, como o Street Fighter I (SFI). De lá até aqui, a Capcom – empresa responsável pelo jogo – já lucrou vários milhões com a franquia, e recentemente lançou o Street Fighter IV (SFIV). Mas, como é comum no mundo dos games, o número quatro no nome não significa necessariamente que tivemos apenas quatro versões. Diversos “streets” já foram lançados, e quase todos se tornaram históricos pela sua qualidade (ou pela falta dela, em alguns poucos casos).
  
Para recuperar tudo isso, um “Games memória” é muito pouco; então, preparamos essa série sobre a história da franquia. No final, ainda teremos mais um dos nossos sempre emocionantes “Desafio dos Redatores“.
 
Com certeza, devem passar batidas por aqui versões e releitura para os consoles mais recentes – afinal meu negócio é jogo antigo (não é por nada que me chamam de “arqueólogo dos games“). Correções e acréscimos de detalhes são sempre bem-vindos.
 
1, 2, 3 – Fight!
  
PARTE I – CONSTRUINDO O MITO
 
Street Fighter
  
O primeiro game da série, Street Fighter, lançado em 1987, não teve grande sucesso – e nem foi jogado por muita gente, ao que parece. Eu mesmo, só fui ver o game em uma máquina de arcade de verdade muitos anos depois de SFII já ser um clássico.
  
Vários elementos da franquia “nasceram” neste game, como os hadoukens e os personagens com diferentes nacionalidades. Fases de bônus na qual se media a habilidade do jogador também já apareciam.
  

Clique na imagem para ver ampliada e com legendas
 
Uma peculiaridade é que havia apenas dois botões para os golpes – um de chute, outro de soco. A intensidade com que os botões eram apertados ditava a força do golpe. Isso deve ter dado muito prejuízo com máquinas estragadas pelos jogadores brutamontes, tanto que nos games seguintes foram instituídos os famosos seis botões – três de soco e três de chute (fraco, médio e forte).
  
Apenas Ryu e Ken eram selecionáveis (dependendo de em qual controle se botava a ficha). O jogador podia escolher em qual nação começaria a peleja, e fazia uma viagem de avião pelo mapa do mundo, característica marcante no resto da série.
 
Alguns personagens ressuscitados na série Street Fighter Alpha (ou Zero) aparecem no game, como o grandalhão Bird e o tailandês Adon (um dos chefes). O chefão final é o também tailandês Sagat, rebaixado a penúltimo chefe no game seguinte.
  
Street Fighter II – The World Warriors
 
Muita gente sequer entendia porque esse game tinha um “dois” no nome, já que não conhecia o antecessor. O segundo Street foi o que popularizou a série, levou o game para os consoles domésticos e catapultou a autoridade da Capcom nos jogos de luta.
 
Cada personagem tinha uma história, um motivo pelo qual lutar e um final específico. A versão original, Street Fighter II – The World Warriors trazia oito personagens selecionáveis – pela primeira vez, aparece o monstrengo brasileiro Blanka -, mais quatro chefões. Todos se tornaram clássicos, e é difícil o jogador que não lembre de cor a escalação completa.
 

Clique na imagem para ver ampliada e com legendas
  
O lutador viaja entre os países desafiando os campeões. As viagens também incluíam as fases de bônus – na mais legal, se tinha um determinado tempo para simplesmente destruir um carro na porrada.
 
Uma “curiosidade histórica” é a confusão que se fez na época com os nomes de três dos quatro chefões: só Sagat (do game anterior) se salvou; Balrog, Vega e M. Bison tiveram os nomes trocados na versão norte-americana.
 
No game japonês, o boxeador era o M. Bison, uma “paródia” ao astro Mike Tyson que foi cortada nos EUA. M. Bison passou a ser o soldadinho chefão final (Vega no original), e o boxeador ganhou o nome de Balrog (que no original era o carinha das garras de Freddy Krueger). Ao sujeito das garras sobrou o nome de Vega – e essa ficou sendo a nomenclatura mais popular.
  
Mas, independente do nome usado, na versão seguinte, o grande atrativo seria o jogador poder comandar os chefes do game…
 
…CONTINUA
 
Confira todos os capítulos do Games memória: Street Fighter
Parte IParte IIParte II e ½ - Parte III - Parte IV - Parte V (final)
 
>>>Veja também
Games memória: Street Chaves - a vingança do Seu Madruga

  
Imagens reprodução

Comentários

comentários

Comentários (23)

  • GT3076R diz: 5 de maio de 2009

    Noossa bixo, que bom ver um review destes, parabéns pela lembrança da série, realmente é o game que mais joguei em todos os tempos, ainda hoje em dia dou uma passada nos flipers para tentar umas sequencias ou rápidos contra ataques!!! parabéns abraço

    http://www.l2gt.com.br lineage interlude

  • luis fernando facco diz: 4 de maio de 2009

    Aceito o desafio.

  • ze diz: 5 de maio de 2009

    bons tempos

  • Marcelo Serpa diz: 4 de maio de 2009

    Duvido alguém me ganhar neste game…

  • Igor diz: 4 de maio de 2009

    André Crespani, Favor dar uma conferida e não há outra versão do Street 1, eu poderia jurar que jogava uma versão diferente do que a que tu apresentou. A mesma era para PC e bem pobre graficamente, dá uma olhada no que descobre, se não vou ter que verificar os já falecidos disquetes de 3 1/2. Falou? Abraço, Igor

    Resposta: Tu tem toda razão, Igor, existia uma versão para PC. Na verdade, era o mesmo Street Fighter I, mas doméstico, e o nome era Fighting Street. Como não era chamado de Street Fighter, ficou de fora desse Games memória. Agora, se tinha outra além dessa, daí não conheço mesmo.

  • Nickless diz: 4 de maio de 2009

    bah eu joguei muito isso com meu SuperNes…. a uns 18 anos atraz……

  • Jedi diz: 4 de maio de 2009

    Hadooooooooooouken! Yoga Fire! Yoga Flaaaaaame!
    Tiiiiiiiger! Tiiiiiiiger upercut! upercut!
    auhauhauhauahuahauh show claaaaaaaassico

  • OPN! diz: 5 de maio de 2009

    Deo, que beleza de post! Eu adorava Street Fighter! Curtia o Guile e o Vega! Saudades dos meus tempos de aracde na praia, hahaha! Abração. OPN!

    Resposta: Valeu velho, vamos jogar uma partida um dia desses, heheheh. Abraço!

  • Richard diz: 6 de maio de 2009

    eh nostalgia, tô ficando velho eheh

    Resposta: Estamos…

  • Alan Marquez diz: 5 de maio de 2009

    Muuuuuito legal a história do Street Fighter… Até hoje jogo incansavelmente.

  • pmx diz: 8 de julho de 2009

    eu sou o melhor nece jogo

  • Infosfera » Blog Archive » Games memória: Street Fighter – parte III diz: 14 de dezembro de 2009

    [...] Confira as edições anteriores do Games memória: Street Fighter                Parte I – Parte II – Parte II e [...]

  • Canal dos Games » Blog Archive » Games memória: Street Fighter – parte 3 diz: 14 de dezembro de 2009

    [...] Confira as edições anteriores do Games memória: Street Fighter                Parte I – Parte II – Parte II e ½            Imagens [...]

  • Infosfera » Blog Archive » Games memória: Street Fighter – parte IV diz: 18 de dezembro de 2009

    [...] Confira as edições anteriores do Games memória: Street Fighter                Parte I – Parte II – Parte II e ½ - Parte III            Imagens [...]

  • Infosfera » Blog Archive » Games memória: Street Fighter – parte II diz: 30 de dezembro de 2009

    [...] Infosfera a trajetória de Street Fighter (SF), o maior jogo de luta um-contra-um já lançado. No post anterior, lembramos como o game surgiu – e como aquele não muito pretensioso joguinho com dois personagens [...]

  • Infosfera » Blog Archive » Games memória: Street Fighter – parte II e ½ diz: 30 de dezembro de 2009

    [...] botões de soco simultaneamente.   Confira todos os capítulos do Games memória: Street Fighter Parte I – Parte II – Parte II e ½ - Parte III - Parte IV - Parte V   >>>Veja também Games [...]

  • Infosfera » Blog Archive » Street Chaves – a vingança do Seu Madruga diz: 30 de dezembro de 2009

    [...] todos os capítulos do Games memória: Street Fighter Parte I – Parte II – Parte II e ½ - Parte III - Parte IV - Parte [...]

  • Infosfera » Blog Archive » Games memória: Street Fighter – parte final diz: 31 de dezembro de 2009

    [...] …THANKS FOR READING!!      Confira todos os capítulos do Games memória: Street Fighter Parte I – Parte II – Parte II e ½ - Parte III - Parte IV - Parte V   >>>Veja também Games [...]

  • Canal dos Games » Blog Archive » Games memória: Street Fighter – parte 1 diz: 31 de dezembro de 2009

    [...] game…   …CONTINUA   Confira todos os capítulos do Games memória: Street Fighter Parte I – Parte II – Parte II e ½ - Parte III - Parte IV - Parte V (final)   >>>Veja também [...]

  • Canal dos Games » Blog Archive » Games memória: Street Fighter – parte 2 diz: 31 de dezembro de 2009

    [...] Infosfera a trajetória de Street Fighter (SF), o maior jogo de luta um-contra-um já lançado. No post anterior, lembramos como o game surgiu – e como aquele não muito pretensioso joguinho com dois personagens [...]

  • Canal dos Games » Blog Archive » Games memória: Street Fighter – parte 2 e ½ diz: 31 de dezembro de 2009

    [...]   …FIM DO INTERLÚDIO   Confira todos os capítulos do Games memória: Street Fighter Parte I – Parte II – Parte II e ½ - Parte III - Parte IV - Parte V (final)   >>>Veja também [...]

  • Canal dos Games » Blog Archive » Games memória: Street Fighter – parte 4 diz: 31 de dezembro de 2009

    [...]    CONCLUI A SEGUIR…   Confira todos os capítulos do Games memória: Street Fighter Parte I – Parte II – Parte II e ½ - Parte III - Parte IV - Parte V (final)   >>>Veja também [...]

  • Canal dos Games » Blog Archive » Games memória: Street Fighter – parte 5 (final) diz: 31 de dezembro de 2009

    [...] …THANKS FOR READING!!      Confira todos os capítulos do Games memória: Street Fighter Parte I – Parte II – Parte II e ½ - Parte III - Parte IV - Parte V (final)   >>>Veja também [...]

Envie seu Comentário