Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Estreia a ferramenta de pesquisa Wolfram Alpha

18 de maio de 2009 5

Começou a funcionar para valer nesta segunda a nova ferramenta de pesquisa chamada Wolfram Alpha. Ela tem sido muito comentada nos últimos tempos como a mais nova tentativa de alguém fazer frente ao Google.

A primeira vísta, é preciso dizer que o Wolfram Alpha é um tipo de respondedor de perguntas. Não dá uma lista de resultados relacionados a uma palavra-chave, como faz o Google. Ele “monta” uma página (um mashup) com informações sobre o assunto que o usuário busca, baseado em diversos sites, diversos bancos de dados. O forte do Wolfram Alpha parece ser mesmo números e estatísticas.

Digitando Porto Alegre, por exemplo, temos um mapa do Brasil, indicando a cidade, o número da população da cidade da região metropolitana. Mostra ainda o horário na cidade, a temperatura, umidade, velocidade do vento e altitude. Pode-se visualizar também o histórico das informações climáticas na cidade.

Uma coisa legal é que há um link que mostra todas as fontes das informações mostradas na página.  É possível ainda baixar a pesquisa em PDF.

Outras formas de utilização da ferramenta são indicadas pelo site: digitando uma data, o nome de duas empresas (é feita uma comparação em termos financeiros) , digitação de uma fórmula matemática ou de um cálculo qualquer.

Bom, há muito ainda a explorar no Wolfram Alpha. Talvez ele não seja o “Google Killer” – Aliás, até disponibiliza um campo para o usuário pesquisar no próprio Google, no Yahoo e no Live, da Microsoft –  mas, certamente, é uma mudança drástica na maneria de vasculhar e contextualizar informações na web.

E você, o que achou no Wolfram?

Postado por Leo Corrêa

Comentários

comentários

Comentários (5)

  • fabio diz: 18 de maio de 2009

    + ou -… as informaçoes sobre as cidades.. como populacao. nao estao corretas.

  • Leonardo Correa diz: 18 de maio de 2009

    É VERDADE, MARCELO E DANIEL: O FATO DE SÓ TER VERSÃO EM INGLÊS É IMPORTANTE… E MUITO LIMITADOR. ABRAÇO!

  • MARCELO diz: 18 de maio de 2009

    ate parecia uma boa ferramenta, mas o detalhe q faltou mencionar, e q a pagina so aceita pesquisa em ingles…dai fika dificil

  • cristian diz: 18 de maio de 2009

    Achei interessante, tem bastante ferramentas.
    Mas eles vão demorar para conseguir fazer frente ao google.

  • Daniel Silveiro diz: 18 de maio de 2009

    Achei uma ferramenta bem legal, pena que tem em português.

Envie seu Comentário