Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

A parada do futuro - para NÃO esperar o ônibus

26 de maio de 2009 18

divulgação

Uma das piores formas de tortura inventadas pela raça humana é esperar pelo ônibus. Então, qual seria a melhor parada de ônibus possível? Uma na justamente não se precisasse esperar pelo ônibus, claro. Essa é a proposta da parada de ônibus do futuro. Dentre as comodidades oferecidas pelo projeto está rastrear em tempo real a posição dos veículos pela cidade. Perfeito!

Quem depende do transporte coletivo – como é, eventualmente, meu caso – entenderá bem do que estou falando. Nada mais estressante do que ficar horas “quarando” na parada sem saber se o ônibus acabou de passar, se bateu, se está preso no engarrafamento; ou, pior, na madrugada, não saber se ainda tem ônibus em circulação. Com a nova tecnologia, dá pra ir tomar um cafezinho no boteco e correr pra parada só uns minutinhos antes do ônibus chegar.

A parada de ônibus do futuro, chamada de EyeStop está sendo desenvolvida pelo MIT, em parceria com a prefeitura de Florença, na Itália. Com telas sensíveis ao toque, ela permitirá também programar uma viagem de ônibus em um mapa interativo e navegar na web. Segundo o G1, no modelo da foto, carregado por luz solar, basta indicar o destino desejado para que o sistema informe a linha rodoviária que faz o percurso em menos tempo.

O EyeStop também coleta dados sobre a qualidade do ar e da temperatura ambiente, oferecendo informações em tempo real. Só faltou a própria parada fazer o café!

Postado por André Crespani

Comentários

comentários

Comentários (18)

  • Xaves do 8 diz: 2 de junho de 2009

    Hahaha…aqui no Brasil,seria como soltar taças de cristal no meio de elefantes selvagens.

  • Guilherme Mac diz: 3 de junho de 2009

    Os pontos de plástico de Florianópolis não duram nem 1 mês, imagina isso…

  • Rafael diz: 1 de junho de 2009

    Com certeza essa parada iria pro saco na hora, mas se a gente tiver o sistema disponível podemos ter todas as informações no nosso celular. Simple. O problema é que com certeza seria mais um jeito de sermos cobrados por isso. Num mundo perfeito a prefeitura deveria disponibilizar de forma gratuita. Abraço

  • Cássio Varisco Haetinger diz: 29 de maio de 2009

    a um tempao a tras eu vi isso na tv. tavam testando isso em uma cidade da europa. seria mto bom, mas no brasil NUNCA ira acontecer

  • adriano diz: 27 de maio de 2009

    A Deep Red Soluções em TI – http://www.deepred.com.br comercializa o ITS SafeBus, um sistema para gerenciamento de frotas que disponibiliza aos usuários através de acesso pela web, celular e painéis eletrônicos nas paradas a informação da localização e tempo previsto para chedada do ônibus em um ponto ou parada.
    Para a empresa proprietária da frota o sistema conta com um conjunto de ferramentas e relatórios que permite a gestão de forma eficiente possibilitando uma economia na operação de até 17%.

  • Ultraseven. diz: 27 de maio de 2009

    Junto com ela vem dois brigadianos, pra evitar a destruição instantânea!!!!!!!!!!!

  • roberto diz: 26 de maio de 2009

    Com nossos horários EXCELENTES dos ônibus, pricipalmente aos sábados e domingos, a prefeitura de POA deve encomendar UM MONTE destas JÁ!

  • papai eh o maior diz: 26 de maio de 2009

    Tche, se colocar isso em um bairro da minha cidade, não dura nem um dia. O povo antes deve mudar a CULTURA e COMPORTAMENTO para depois pensar em tecnologias.

  • Fernando diz: 26 de maio de 2009

    Legal, bonito e tal… mas pensando em algo mais prático… o metrô da cidade do Porto, em Portugal, tem um letreiro luminoso (tipo aqueles dos ônibus da Unibus aqui que mostra hora e temperatura erradas) que mostra o número de minutos que o próximo metrô leva para chegar. É bem interessante, prático e muito mais fácil de se implementar que esse EyeStop.

  • Rafael diz: 26 de maio de 2009

    Pois a parada do futuro já existe há muitos anos aqui na Alemanha. Claro que sem tanta tecnologia assim. De forma bastante simples, porém funcional, näo é necessário ficar horas esperando por ônibus ou trem aqui. A pontualidade dos transportes públicos é impressionante aqui! Na cidade onde eu moro todas as paradas tem os horários das linhas de ônibus, além de mapas da cidade e dos itinerários. E é possível programar qualquer viagem através da internet.

  • Marcelo diz: 26 de maio de 2009

    Quando li o título achei realmente que não seria preciso esperar o ônibus. Mas dizer onde o ônibus está não tira o tempo de espera. Seria muito bom saber onde esta o ônibus mesmo, mas a espera continua.

  • Maria Rita de Paula diz: 26 de maio de 2009

    Uma parada de ônibus simplesmente genial, para quem usa esse meio de transporte é fantástico, mas é triste imaginar quando teremos acesso a essa tecnologia quando ficar obsoleto lá na Europa, quem sabe alguém traz para cá. Primeiro temos que educar os usuários para não destruirem ou levarem para casa como souvenir…

  • Flávio diz: 26 de maio de 2009

    Isso aí. Imaginem essa tecnologia toda em beleza e design instalada numa metrópole de um paizinho com um povinho que todo mundo conhece. Como acham que ia ficar?

  • Fernando diz: 26 de maio de 2009

    Para que? Para ser pichada?

  • Patricia Mallmann diz: 26 de maio de 2009

    Café eu já não sei, mas pelo menos a água para o chimarrão podia rolar ;-)

  • Camilo diz: 27 de maio de 2009

    André, no site da eptc tem os horários dos onibus. Se vc se programar, não fica esperando tanto tempo assim. Abração!

    Resposta: Isso eu já tento, mas tu não conhece a minha linha. Os motoristas saem com os carros na hora que bem entendem. Mas valeu pela dica.

  • Sonhador diz: 26 de maio de 2009

    AHAHAHAHAHAHAHAHAHA… Imagina isso no corredor da Bento Gonçalves! Não durava meia hora.

  • Alexandre Longaray diz: 26 de maio de 2009

    Seria formidável, mas somos obrigados a admitir, NÃO TEMOS CULTURA, CAPACIDADE E NEM TÃO POUCO EDUCAÇÃO, para algo assim! Imaginem quanto tempo duraria esta tecnologia até que os viciados e vândalos as destruam? Infelizmente, isso não é pra nós!

Envie seu Comentário