Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Google esquenta briga com a Microsoft

08 de julho de 2009 1

Montagem

O anúncio de um sistema operacional para netbooks, feito nesta quarta pelo Google, tem sido visto como um ataque à Microsoft em vários sites da internet. Dá pra encara assim? Claro! Há tempos o Google vem preparando essa cama. A MS está cercada.

Desde sua consolidação como empresa inovadora na internet, pequenos ataques têm puxado o tapete da MS, se beneficiando do avanço da rede e da cloud computing.

Em abril de 2004, o Google apresenta o Gmail, um marco nos serviços de cloud computing da empresa, com recursos de organização e um conjunto de aplicações que incluem jogos e até um sistema anti-bêbado.

A retirada do selo BETA, nesta terça-feira, após cinco anos, consolida o Gmail como uma alternativa corporativa e pessoal, e um importante concorrente do Outlook. Para que serve um cliente desktop quando o webmail cumpre as mesmas funções?

Depois foi a vez dos aplicativos de produtividade. A partir de 11 de outubro de 2006, os usuários ganharam uma opção gratuita e onipresente de editores de texto e planilhas eletrônicas. Eram os rivais do MS Word e do MS Excel na nuvem, consolidados no Google Docs & Spreadsheets.

Apresentações chegaram ao catálogo de serviços Google em 17 de setembro de 2007.

Cada um desses serviços traz um ambiente similar ao Office, com as praticidades da internet (compartilhamento de arquivos, embutir em sites).

A corrida chegou ao ponto em que ambas têm suas opções de serviços: mapas online, instant messengers, canais de vídeo, ferramentas de busca.

Se o Google tem alguma vantagem é o fato de estar atento à principal mudança que a conectividade provocou no usuário: a mobilidade.

O sistema operacional Chrome OS, que claramente vai se valer da internet para tudo, ou quase, usa e abusa desta tendência, assim como o Android, para celulares. Tomara que ninguém desligue a internet.

Postado por Guilherme Neves

Comentários

comentários

Comentários (1)

  • Eduar diz: 9 de julho de 2009

    Guilherme, não há problemas em desligar a internet pois o Google também possui o Gears, que permite usar aplicações web offline.

    ===============

    É verdade, Eduar. Bem lembrado. (Guilherme Neves – redator clicRBS)

Envie seu Comentário