Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Wi-Fi lento no Linux - é culpa do hardware

17 de julho de 2009 8

Desde a migração total e irreversível para o Ubuntu nos computadores domésticos, percebi uma pequena diferença na conexão Wi-Fi. O suficiente para deixar a minha paciente esposa irritada.

– Isso acontece desde que a gente mudou – disse ela, com um olhar acusatório.

Calma, benzinho. Wi-Fi lento não é culpa do Linux (assim como creio que não seria do Windows, se fosse o caso). O problema foi de hardware. Mais precisamente, de drive da placa de rede. Tenho um computador Dell. Ótimo, mas mais proprietário impossível, na minha impressão de usuário.

Será que o fantasma da compatibilidade Linux me assombraria?

Não.

Como por ocasião da instalação do Linux ele não estava conectado, o drive não foi baixado automaticamente. Na primeira chance que teve, com um D-Link para captar o Wi-Fi espetado no USB, eu cancelei a operação.

Agora, após a cara de internet discada da minha esposa, resolvi tomar vergonha e fui lá Sistema>Adminstração>Drives de hardware.

Pronto!

Duas opções apareceram, uma proprietária, outra não. Cliquei na free. Tudo instalado, funcionando com o Wi-FI no nível 100% até na área de serviço.

Não era problema de software, não era problema de hardware… mas acho que teve uma pontinha de problema de BIOS.

Postado por Guilherme Neves

Comentários

comentários

Comentários (8)

  • Vainer diz: 17 de julho de 2009

    Boa dica, mas o meu problema com a internet é outro. Quando estou fazendo um download, principalmente de pacotes de atualizações, fica impossível navegar na internet, até mesmo no outro computador da rede doméstica. Acho que o ubuntu tá “toamndo conta” de toda a banda pra isso. Ainda não consegui resolver este problema.

  • Eduardo diz: 18 de julho de 2009

    eu uso o slackware 12.2, nunca tive esse tipo de problema.. heheh
    mais é uma boa dica para quem usa ubuntu :D

  • Marco diz: 17 de julho de 2009

    Valeu Guilherme pela dica.
    Vou instalar um Ubuntu lá num PC q não temos Windows, mas desta vez estou mais confiável. Até me conseguiram um programa q simula o estilo windows de instalação de softwares no Ubuntu que se chama: “istall-crossover-pro-7.0.0sh”.
    Espero que funcione.
    Um abraço.

  • Fernando diz: 24 de julho de 2009

    Excelente! Também tenho esse problema! Vou aplicar a tua solução e compartilharei os resultados! :)

  • Eduardo diz: 24 de julho de 2009

    Nao foi bom um problema de software, e sim a falta do mesmo. Pois depois de devidamente instalado o driver proprietario da placa wireless funcionou normalmente :)

  • MrBergan diz: 22 de julho de 2009

    interessante… ótima dica.. so algumas correções de conceitos :P.
    Na verdade foi sim um problema de software, pois o DRIVER (drive é o hardware físico) é uma parte do software que traduz o Software de alto nível para uma liguagem mais proxima do Hardware.

  • Francisco Barbosa diz: 26 de julho de 2009

    O problema dos linux de hoje voltados para usuários doméstico, exemplo Ubunto e Kurumin, é que o usuário efetua uma instalação sem antes ter o conhecimento do próprio sistema operacional. A configuração de um hardware no linux exige hoje muito conhecimento do mesmo. Sou usuário do Slackware desde 2000, e sempre há uma necessidade de configurar algo para melhorar o desempenho do hardware para devidos fins. Então, se for usar Linux, primeiro se habitue e depois desfrute.

  • Guilherme diz: 2 de agosto de 2009

    Mais fácil que o Ubuntu, só andar pra frente =)

Envie seu Comentário