Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Privacidade segura upgrade do Firefox 2 para 3

28 de agosto de 2009 17

Tabela de motivos para não mudar do Firefox 2 para o Firefox 3/Divulgação, Mozilla

Se o Internet Explorer 6 ainda sobrevive pela acomodação ou pelo uso corporativo, o Firefox 2 persiste em certas máquinas por um motivo bem mais nobre: a privacidade.

Ao perceber que seus usuários estavam hesitando em mudar da versão 2 para a 3 do Firefox, a Mozilla resolveu fazer uma pesquisa para sondar os motivos dessa rejeição.

Resultado: 25% indicaram a “maravilhosa” barra de endereços do navegador como problema. Sendo que muitos dos que responderam à enquete inclusive já tinham experimentado o Firefox 3.

Mas qual é o problema da barra?

Digamos que você tenha acessado na noite passada um site comprometedor – de tricô, por exemplo – ou que você tenha uma coleção de sites tricô nos favoritos, e hoje pela manhã seu filho, ou filha, vá usar o mesmo computador. Ao começar a sua pesquisa “Tri…” a barra começa a sugerir ao seu rebento aquela página de tricô e croché que você viu ontem e adicionou numa pasta recôdida dos bockmarkschamada “Hobby”.

Sabendo que a barra sugere páginas dos favoritos, não interessa se o seu filho estava pesquisando “Trinidad e Tobago” para o tema de geografia, a barra denuncia o seu tricô, e a criança também.

– Mãe, o pai tem site de tricô nos favoritos.

Entendeu?

– Em alguns casos, os usuários esconderam intencionalmente os seus favoritos em pastas de hierarquia complicada, muito parecido com o que alguém poderia fazer com um objeto – comenta Alex Faaborg.

Faaborg sugere outra situação ainda mais constrangedora. Fazer uma palestra, começar a digitar alguma coisa no seu browser, e lá aparecer o site tricô de novo!

Por isso, comenta o site PCPro, a Mozilla colocou no Firefox 3,5 um modo tricô… quer dizer, privado, em que as informações de navegação não são exibidas para outros usuários uma vez que você as acesse. Mas aí tem outro problema muito mais grave que a sua privacidade, é dar privacidade na internet aos seus filhos, que talvez não tenham maturidade suficiente para tê-la.

Em outras palavras, se seu filho acessar sites de tricô, você pode não ficar sabendo.

** Obviamente, tricô, neste texto, significa qualquer conteúdo inapropriado e que possa causar vexame a quem os acesse. Minha dica, não acesse estes conteúdos e usem um browser melhor.

Postado por GuilHerme Neves

Comentários

comentários

Comentários (17)

  • luiz diz: 28 de agosto de 2009

    Qual o problema de acessar pornografia? Moralismo nessa altura do campeonato não né, por favor.

    =====================

    Luiz, este post é sobre tricô (risos). Respeito tua opinião. (Guilherme Neves – redator clicRBS)

  • Claus Kruger diz: 29 de agosto de 2009

    Bah…também achei inconveniente essa nova opção no Mozilla que mostra o tricô que está salvo no favorito quando você acessa a barra de endereços…aí entrei em um site gringo que ensinava a bloquear esta função e pronto: posso costurar a vontade (podia, porque agora existe o modo de privacidade).

  • Edu diz: 28 de agosto de 2009

    Bobagem .. as pessoas é que não sabem usar corretamente os programas. Como eu sempre digo : computador NÃO é eletrodoméstico, apesar do mundo capitalista nos empurrar goela abaixo como tal. …. Mas me matei rindo com esse post (no bom sentido) .. esse exemplo do tricô foi hilário … heheh

  • Tarcisio diz: 28 de agosto de 2009

    Acho só quem tem família(filhos pqnos, mulher) entendem bem qto é complicado usar um micro compartilhado para poder ver sites de tricô rsrsrsrsrrsr.
    Valeu a reportagem.

  • JaKrÉ diz: 28 de agosto de 2009

    Pior é o Chrome, que tem a opção “nova guia” com miniaturas das páginas acessadas, ou seja, aparece a miniatura do “tricô” …

  • gabriel diz: 28 de agosto de 2009

    não é so apertar crtl+shift+del para limpar o historico recente antes de sair?!

  • Arthur Gon;alves diz: 28 de agosto de 2009

    Não eh mais facil apenas ter mais de um user no pc, uma vez que essas configuracoes sao feitas a nivel de usuario e nao de maquina…

  • Olegário Miranda diz: 29 de agosto de 2009

    Pra quê tanto pânico? Basta digitar na barra de endereços about:config e em seguida pesquise a linha browser.urlbar.maxRichResults, depois mude o valor padrão pra 0 ao invés de 12 dicas. \o/

  • William Guterres diz: 29 de agosto de 2009

    Poxa é bem mais fácil abrir o Histórico,exibir ele todo e deletar as páginas de “tricô” que você foi. Se foram muitas seleciona com o Shift pressionado e deleta.
    Essa pesquisa só mostra que existe muitas pessoas ainda que não tem muito conhecimento sobre o que se pode fazer com os browsers.
    Na minha opinião o Firefox melhora a cada upgrade que disponibilizam, já o IE é lastimável.

  • Conrado Zardo diz: 28 de agosto de 2009

    O Firefox aoesar dos defeitos é um ótimo browser, esta deficiência não prejudica.

  • Daniel diz: 28 de agosto de 2009

    Prezado Guilherme Neves, na sua última frase, onde sugere usar um browser melhor, qual sua sugestão? Sinceramente, com todos os esforços de hoje para difundir as idéias da Mozilla, achei seu comentário lastimável.

    ==================

    Daniel, se pensas que eu critiquei o Firefox, lamento pelo desentendimento. Eu sou usuário do Firefox 3 em todos os lugares em que vou (uso também no pendrive). Por “browser melhor” eu quis dizer justamente o mais atual, da própria Mozilla. Mas, também preciso respeitar que outros considerarão outros navegadores como melhores (Chrome, IE7 ou IE8, Safari, Opera). Cada um entenda o “browser melhor” como quiser. Pra mim, é o Firefox mais atual, sempre! Um abraço. (Guilherme Neves – redator clicRBS)

  • Helio diz: 28 de agosto de 2009

    Não sei se só eu analisei o gráfico, mas alguém aí entendeu aqueles 2% que responderam que não migraram devido ao custo?
    Se for empresas, posso até entender isso como o custo de um funcionário para realizar a migração, mas para usuários comuns, qual seria esse custo? Consumo de banda? Tráfego????

  • Ismael diz: 28 de agosto de 2009

    Outra dica é… Apague completamente(ou o conteúdo específico, o que é mais trabalhoso) o histórico e migre.

    Todos browsers novos vem com um modo de privacidade, quando ativado não registra nada.

    Quem quiser, vai tricotar muito mais tranquilo ;) .

  • Rafael diz: 28 de agosto de 2009

    Ou então, para tricô: IE8
    Para todo o resto: Firefox! Hehehe

  • tricotador diz: 29 de agosto de 2009

    eu já aprendi a tricotar, faz tempo

  • Bruno Schmidt Marques diz: 28 de agosto de 2009

    Tem addons que removem a nova barra e colocam a antiga no Firefox 3.x

    Enfim, são detalhes, mas a morte do firefox2 é quase certa, assim como veremos o XP desaparecer em 5 anos…

  • Carlos diz: 31 de agosto de 2009

    Simples, basta criar outro perfil para o trico. Crie um atalho num canto bem discreto, pode ser ate no seu pendrive, acesse as propriedades do atalho e acrescente no fim do caminho …firefox.exe” /p
    Esse barra pê, vai dar acesso ao gereciamento de perfis, crie um só para o tricô. :-)

Envie seu Comentário