Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Máquina fotográfica open source se adapta às necessidades do usuário

11 de setembro de 2009 2
The following two tabs change content below.

Frankencamera. Esse é o nome dado pelos pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, à máquina fotográfica open source que está sendo desenvolvida na instituição. O equipamento trabalha com um software de código aberto que pode ser modificado – e adaptado – segundo as necessidades de cada usuário.

A ideia é que outros programadores possam alterar o software da máquina – tal como os sistemas operacionais Linux (aliás, o software da câmera é um Linux mesmo). Com isso, seria possível modificar controles de manipulação de fotos como zoom, obturador, foco, flash e outros, sem necessidade de diferentes máquinas para diferentes tipos de foto.

Os pesquisadores esperam também que, dentro de algum tempo, outros desenvolvedores possam criar aplicativos para a câmera que sejam baixados pela internet – como hoje ocorre com o iPhone.

A câmera foi montada com sistema operacional Linux, uma pequena tela de LCD, placa-mãe tudo-em-um da Texas, processador digital de imagens retirado de um celular Nokia N95 e lentes de uma Canon velha. O corpo da máquina, segundo o Inovação Tecnológica, foi construído pelos pesquisadores.

Um dos desafios agora é conseguir que esse verdadeiro Frankenstein montado com peças variadas (e daí vem o nome de Frankencamera) possa ser construído com peças fáceis de serem compradas no comércio, de forma a facilitar sua montagem. Os criadores da Frankencamera afirmam o projeto inteiro deve estar disponível na internet em aproximadamente um ano.

Comentários

comentários

Comentários (2)

  • Infosfera » Blog Archive » # 44 – Frankencamera, MS x Linux, preços do PS 3 Slim e Médicos no Facebook diz: 11 de setembro de 2009

    [...] câmera open source que promete ser totalmente adaptável às necessidades dos usuários – roda Linux e vem com [...]

  • Rafael diz: 12 de setembro de 2009

    Isso não é nenhuma novidade. É só procurar por CHDK na internet e vão descobrir que isso já existe faz tempo.

Envie seu Comentário