

Latest posts by André Crespani (see all)
- Para comemorar o Dia das Bruxas, uma coletânea com as cenas do sofá dos Simpsons no Halloween - outubro 31, 2014
- Se você é fã das Tartarugas Ninja, está obrigado a ver esse filme que junta diferentes versões dos heróis - outubro 30, 2014
- Escoop abre inscrições do Vestibular - outubro 29, 2014
Frankencamera. Esse é o nome dado pelos pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, à máquina fotográfica open source que está sendo desenvolvida na instituição. O equipamento trabalha com um software de código aberto que pode ser modificado – e adaptado – segundo as necessidades de cada usuário.
A ideia é que outros programadores possam alterar o software da máquina – tal como os sistemas operacionais Linux (aliás, o software da câmera é um Linux mesmo). Com isso, seria possível modificar controles de manipulação de fotos como zoom, obturador, foco, flash e outros, sem necessidade de diferentes máquinas para diferentes tipos de foto.
Os pesquisadores esperam também que, dentro de algum tempo, outros desenvolvedores possam criar aplicativos para a câmera que sejam baixados pela internet – como hoje ocorre com o iPhone.
A câmera foi montada com sistema operacional Linux, uma pequena tela de LCD, placa-mãe tudo-em-um da Texas, processador digital de imagens retirado de um celular Nokia N95 e lentes de uma Canon velha. O corpo da máquina, segundo o Inovação Tecnológica, foi construído pelos pesquisadores.
Um dos desafios agora é conseguir que esse verdadeiro Frankenstein montado com peças variadas (e daí vem o nome de Frankencamera) possa ser construído com peças fáceis de serem compradas no comércio, de forma a facilitar sua montagem. Os criadores da Frankencamera afirmam o projeto inteiro deve estar disponível na internet em aproximadamente um ano.
[...] câmera open source que promete ser totalmente adaptável às necessidades dos usuários – roda Linux e vem com [...]
Isso não é nenhuma novidade. É só procurar por CHDK na internet e vão descobrir que isso já existe faz tempo.