Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Google compra empresa de CAPTCHAS para “ensinar computador a ler”

16 de setembro de 2009 2
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

Aquelas letras que eventualmente os sites pedem que você insira para executar alguma operação agora serão utilizadas pelo Google para ensinar as máquinas a ler. A Google comprou a empresa reCAPTHCAS, responsável pelo fornecimento das “letrinhas” muitas vezes retiradas de exemplares velhos de jornais e livros antigos. Um exemplo das letrinhas está abaixo, retirado do próprio post do Google Blog.

Por trás da compra, o Google mira no aperfeiçoamento dos seus serviços de livros online.

Segundo o post de Luis von Ahn (cofundador da reCAPTCHA) e Will Cathcart, gerente de produtos do Google, a ideia é aproveitar a identificação que os humanos proveem para os caracteres com o objetivo de ter arquivos de texto dos livros, e não de imagens.

“Ter a versão em texto dos documentos é importante porque o texto escrito pode ser pesquisado, renderizado mais facilmente em dispositivos móveis e alterado para facilitar a vida de leitores com a visão prejudicada. Então nós estamos aplicando a tecnologia com o Google não só para melhorar nossa proteção contra fraudes e spams para os produtos online mas também para aperfeiçoar nosso processo de digitalização de livros.”

O vídeo abaixo, em inglês, é uma aula sobre as CAPTCHAS e o uso do “processamento humano” junto com os computadores. Vale a conferida.

No caso do Google, segundo o site Cnet, duas palavras em captcha serão exibidas. Uma o computador já conhece e a outra, não. Assim, se o usuário acertar a primeira, presume-se que o usuário conheça e acerte a segunda. Assim, ele indexa a nova palavra.

Em outras palavras, ao preencher os campos das letrinhas embaralhadas e distorcidas, você vai ajudar os computadores do Google a compor um vocabulário de imagens que correspondam a letras, ou palavras.

Quase como traduzir um livro para os scanners do Google, pelo que entendi, né?

Comentários

comentários

Comentários (2)

  • Twitter Trackbacks for Infosfera » Blog Archive » Google compra empresa de CAPTCHAS para “ensinar computador a ler” [clicrbs.com.br] on Topsy.com diz: 17 de setembro de 2009

    [...] Infosfera » Blog Archive » Google compra empresa de CAPTCHAS para “ensinar computador a ler” wp.clicrbs.com.br/infosfera/2009/09/16/google-compra-empresa-de-captchas-para-%E2%80%9Censinar-computador-a-ler%E2%80%9D/ – view page – cached Aquelas letras que eventualmente os sites pedem que você insira para executar alguma operação agora serão utilizadas pelo Google para ensinar as máquinas a ler. A Google comprou a empresa reCAPTHCAS, responsável pelo fornecimento das “letrinhas” muitas vezes retiradas de exemplares velhos de jornais e livros antigos. Um exemplo das letrinhas está abaixo, retirado do próprio post do Google Blog. — From the page [...]

  • Infosfera » Blog Archive » Facebook convida a comunidade para ajudar na moderação diz: 5 de janeiro de 2010

    [...] a um grupo de pessoas.                 Recentemente, quando noticiamos a compra de uma empresa de captcha (aquelas letrinihas de validação de senhas na internet) pelo Google, lincamos um vídeo que [...]

Envie seu Comentário