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Portabilidade tem 25% dos pedidos cancelados no país

17 de setembro de 2009 2
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A taxa de efetivação de pedidos de portabilidade é de 75%; ou seja, 25% dos pedidos foram cancelados. O número de efetivações contraria os 95% esperados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

A expectativa da Anatel era de cerca de 1,5 milhão de pedidos por mês. Mas, desde que a portabilidade entrou em vigor, em setembro de 2008, apenas 2,6 milhões de pedidos foram feitos. No mês passado, foram apenas 320 mil.

Entre as principais reclamações sobre a portabilidade, segundo a “Tic Brasil”, estão o vencimento de prazos para a conclusão dos processos, a falta do serviço depois da migração, perda total ou parcial de chamadas, a desativação de linhas e cobranças indevidas.

A telefonia móvel ainda é a campeã nos pedidos de portabilidade. Cerca de 70% dos pedidos para transferência de operadora sem trocar de número são feitos para números de telefones celulares.

Para a ABR Telecom – a associação criada para gerenciar a portabilidade numérica – a situação é melhor do que parece. Apenas 13% dos pedidos seriam cancelados por problemas das companhias telefônicas já que cerca de 12% dos pedidos de cancelamento são feitos pelos próprios clientes que, depois de receber ofertas tentadoras das operadoras de que já são clientes, acabam cancelando a portabilidade.

Alguém tem alguma história de portabilidade? Conte nos comentários.

Comentários

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Comentários (2)

  • Claudia diz: 17 de setembro de 2009

    Eu tentei transferir meu número da Claro para a Tim no início deste ano e o processo simplesmente não aconteceu. Me davam prazos, que venciam e eram substituídos por novos prazos, até que o pedido de portabilidade “venceu” (o que por si só é um conceito bem estranho, vamos combinar) e me disseram para recomeçar do zero. A pessoa que me atendeu na loja disse que esse era um problema bem comum, mas me lembro que na imprensa, à época, só saíam reportagens dizendo que a portabilidade ia de vento em popa. Foi muito frustrante e cansativo, pois fiz tudo o que me foi pedido e a TIm simplesmente não cumpriu com a sua parte.

  • Fabricio de Carvalho diz: 18 de setembro de 2009

    Fiz a minha portabilidade de telefone fixo da Brasil Telecom para a Net e nao tive nenhum problema com prazos ou qualquer outra coisa. A unica que tentou reverter a situaçao foi a Brasil telecom que estava perdendo o cliente, mas quanto a NET sem problemas tudo no prazo.

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