Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Super-heróis nerds: Robin (Tim Drake)

22 de setembro de 2009 9
The following two tabs change content below.


Capa de Robin #1 – Novembro – 1993


O Batman é o melhor, ponto. Meu personagem preferido de quadrinhos. Mas, quando penso na dupla dinâmica (Batman+Robin) uma coisa sempre me intrigou: por que o Batman combatia o crime de Gotham City praticamente usando uma armadura enquanto o pobre do Robin tinha que escalar prédios de cueca? Tá, mas esse não é o tema do post, só quis compartilhar a questão.


Robin, na verdade, é o novo personagem da nossa galeria de super-heróis nerds (demorou, mas a série continua). Todo Robin já é meio nerd só por utilizar as traquitanas do Batman; mas o nosso personagem é um Robin específico, o terceiro deles – Tim Drake.


Como assim “todo Robin”, “terceiro deles”, “Tim Drake”? É que, para quem não sabe, vários personagens já utilizaram o uniforme de menino-prodígio. Foram muitos, em universos paralelos e futuros alternativos; mas, na cronologia oficial, pelo menos três garotos foram o Robin (sem querer estragar o prazer, já tem até gente nova vestindo a “farda” nos Estados Unidos).


nightwingO primeiro – o mais conhecido – foi Dick Grayson, o órfão de uma família de saltitantes trapezistas e que se tornou o herói Asa Noturna (o azulzinho da imagem ao lado) posteriormente. Depois veio Jason Todd, um guri de rua pego no flagra tentando roubar os pneus do batmóvel (cara dura!). Cabeça quente, ele acabou sendo morto pelo Coringa em uma das histórias mais trágicas do homem-morcego (faz um tempinho ele “ressuscitou”, mas também não vou falar disso para não estragar a surpresa de quem não leu ainda). Tim Drake foi o terceiro a utilizar o manto dourado (é por esse tipo de expressão que dizem que o Robin é baitola).


Aliás, antes de mais nada, nenhum Robin foi gay, certo? Dick Grayson namorou durante anos a gostosa Estelar, dos Novos Titãs, e também teve um romance com a Batgirl original Barbara Gordon – a filha do comissário, para citar alguns dos casos mais famosos. Jason Todd morreu muito jovem, mas tem a seu favor o aparente caso que teve com Talia – a filha do demônio Ra’s Al Ghul – após ressuscitar. E Tim Drake já namorou e, inclusive, deus uns beijos na Jubileu dos X-Men durante o crossover Marvel X DC.


Bueno, continuando com a conversa sobre nerd, Tim Drake é um – e de carteirinha. Senão, vejamos: ele é um mestre na computação, sendo recorrentemente designado pelo Batman para monitorar e procurar pistas utilizando os computadores da batcaverna.


De fato, nem deve ter graça para Tim Drake investigar com os computadores da batcaverna. Sem ter acesso à robin classicalta tecnologia de Bruce Wayne, ele deduziu as identidades secretas do Batman e de Asa Noturna (o primeiro Robin). O próprio Batman já declarou que Tim será – um dia – um detetive melhor do que ele próprio. O terceiro Robin foi o único a ter até revista mensal própria nos EUA.


Assim que assumiu o posto, Tim Drake tratou de aperfeiçoar o uniforme, eliminando – graças a Deus – as cuecas (imagem à direita). Hoje o uniforme já passou por novas mudanças, adotando um tom mais sombrio (abaixo, à esquerda), no qual vermelho e preto predominam, com o amarelo mantido apenas no fundo da capa (tô me sentindo um estilista com esse papinho).


robinSe nada disso convenceu você da “nerdice” do Robin Tim Drake, vamos à prova final. Como todo bom jovem nerd dos quadrinhos, Tim Drake teve problemas com valentões, dos quais precisava apanhar para não levantar suspeitas sobre sua identidade secreta. Da mesma forma que o Batman, Robin não tem superpoderes, mas é um lutador excelente, e poderia espancar brigões comuns com uma só mão.


Habilidades de detetive, perícia em computação e surras de valentões garante a Tim Drake um lugar na nossa galeria dos super-heróis nerds.


Você tem sugestões de super-heróis (valem vilões também) nerds? Escreva aí nos comentários; ele pode ser o próximo da série.

Comentários

comentários

Comentários (9)

  • Twitter Trackbacks for Infosfera » Blog Archive » Super-heróis nerds: Robin (Tim Drake) [clicrbs.com.br] on Topsy.com diz: 22 de setembro de 2009

    [...] Infosfera » Blog Archive » Super-heróis nerds: Robin (Tim Drake) wp.clicrbs.com.br/infosfera/2009/09/22/super-herois-nerds-robin-tim-drake/ – view page – cached O Batman é o melhor, ponto. Meu personagem preferido de quadrinhos. Mas, quando penso na dupla dinâmica (Batman+Robin) uma coisa sempre me intrigou: por que o Batman combatia o crime de Gotham City praticamente usando uma armadura enquanto o pobre do Robin tinha que escalar prédios de cueca? Tá, mas esse não é o tema do post, só quis compartilhar a questão. — From the page [...]

  • Bruce Wayne diz: 22 de setembro de 2009

    Concordo com você que o Batman é o MELHOR herói dos quadrinhos. Vejamos: não tem superpoderes (mesmo que digam que o Homem-Aranha é o mais humano, mas subir nas paredes, ter sentido de aranha e ter força de uma aranha de 80 kg é demais, mesmo eu gostando muito dele também e a parte da falta de grana o humanizar), todos os outros heróis têm poderes. O Batman é o único que desenvolveu a maior arma que todos temos, mas que poucos usam: o cérebro.

    A capacidade de nunca desistir diante de um problema, ir em frente e trabalhar seu corpo e mente deveriam servir de modelo para todo mundo. Claro que existem outros heróis sem poderes (O Fantasma e Justiceiro são exemplos), mas de todos o Batman foi o que foi forjado mais cedo na tragédia: ele viu seus pais serem assassinados quando era novo, as pessoas que ele mais amava serem retirados dele por um ato bárbaro. Naquele momento nasceu o Batman. O Fantasma e Justiceiro virão seus familiares (o pai do primeiro e a mulher e filhos do segundo, respectivamente) serem assassinados também, mas eles já eram adultos e já eram adultos o suficiente para aguentar a pressão de perder um ente querido.

    Além do que o Batman também lançou tecnologias antes do seu tempo, pois nos anos 40 ele já usava uma espécie de telefone celular, muitos anos antes do primeiro protótipo ser pensado.

    Por isso, além de ser o MELHOR, é o MAIOR. E também NERD.

    Resposta: Sem dúvida, o Batman (Bruce Wayne) é muito nerd. Vai aparecer aqui um dia, com certeza. Gostei muito da tua análise. E ainda, para reforçar, no caso do Justiceiro ele não começou como heroi, era um vilão da Marvel no início.

  • Thomaz diz: 22 de setembro de 2009

    Bem preconceituosos os comentários hein?! Curto o blog, mas preconceito assim, difícil continuar curtindo.

    Resposta: Quais comentários, Thomaz? Não te entendi?? Justamente eu tô defendendo o(s) Robin(s)!

  • ivan diz: 22 de setembro de 2009

    Um dos super-heróis que considero nerd é o Sr. Fantástico, do Quarteto Fantástico…

    Abraços…

  • Guilherme Bozzetto Polina diz: 23 de setembro de 2009

    Coruja II (Dan Dreiberg) do filme Watchmen também é um grande nerd dos super-heróis, parecido com o batman, herdou muito dinheiro, investe em equipamentos para o combate ao crime e fora isso não tem poderes nenhum.

    Resposta: Bem lembrado. Aliás, deixa eu contar uma. Quando fui ver esse filme, com minha mãe, lá na metade ela largou: “tudo bem, esse é o Batman. E quem é a guria?”

  • Cristiano diz: 23 de setembro de 2009

    “uma coisa sempre me intrigou: por que o Batman combatia o crime de Gotham City praticamente usando uma armadura enquanto o pobre do Robin tinha que escalar prédios de cueca?”

    Acho que tu misturou filmes com quadrinhos. Batman não usa armadura nenhuma. Aliás essa é a grande irritação dos fãs dos quadrinhos quando o morcego é adaptado para as telonas. Quem usa algo mais próximo de armadura é exatamente o Robin do Tim Drake. Batman só usou armadura na época do Jean Paul Valley, não era o Bruce Wayne.

    Resposta: Ih, Cristiano, não confundi não, posso é não ter sido claro. A armadura que eu digo é as muitas camadas de kevlar cobrindo todo o corpo, enquanto o pobre Robin ficava com as canelas de fora. Nos filmes em que o Robin aparece – fora o clássico da década de 1960 – os dois usam quase armadura, não tem diferença. E o Batman não usou armadura só na época do Jean Paul não; também vestiu uma para encarar o Predador. Abraço!

  • EsS diz: 23 de setembro de 2009

    Pow… lembre-se do filme IronMan, mais nerd que aquele não tem. O cara é fera em robótica, segundo o filme, fez o escopo da armadura em uma caverna no deserto. E o Hulk… sem comentários…. o cara dispensa a mina pra estudar raios Gama.. fala sério, né.

  • Rodrigo souza diz: 23 de setembro de 2009

    Não sei se já falaram (devem ter feito isso), o maior nerd, é Peter Parker (Homem-Aranha), mas vários outros nerds parecem nos universos Marvel-DC: Fera (Hank Mccoy – X-Men), Hank Pym (jaqueta amarela, Gigante, Homem Formiga- Vingadores), Bruce Banner (Hulk), Reed Richards (Senhor Fantástico- 4 fantastico). Tony Stark (Homem de Ferro), Besouro Azul (Ted Kord- Liga da Justiça Internacional), Dr. Destino (Victor Von Doom), Lex Luthor (no mínimo muito inteligente para fazer frente ao Super, sem poderes)… Ah e a Barbara Gordon (depois de baleada pelo Coringa virou a nerd de computadores tornando-se “Oraculo”)

    Resposta: Pois é, Rodrigo. O Peter já foi personagem da nossa série. Os outros estão na lista (sem dúvida o Luthor é um intelecto extraordinário). Difícil é escolher qual vai ser o próximo! Valeu, abraço

  • [Quadrinhos] Para os que acham que o Batman deveria ser o gay da DC | Infosfera diz: 4 de junho de 2012

    [...] é mais o mesmo, nem veste mais esse uniforme há muito tempo (leia um pouco mais sobre isso em Super-heróis nerds: Robin – Tim Drake). E, tal qual seu mentor, o garoto, em suas diferentes versões, já varreu a mulherada, desde a [...]

Envie seu Comentário