Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

[Tutorial] Dicas para criar um podcast # 1

14 de outubro de 2009 4
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

A Janaína Moraes perguntou, e nós vamos começar a responder agora. Ela comentou no podcast Backup pedindo dicas para fazer um podcast. Vamos, portanto, a uma série de posts com pitacos sobre como criar o seu próprio podcast. O post número um tratará do que é um podcast e como gravar um.

Então, o que é um podcast? O nominho vem de: Podcast = Playable On Demand (Pod) + broadcast (cast)

Assim: “podcasting é a distribuição de arquivos de áudio pela Internet usando uma assinatura de RSS. Os arquivos podem ser baixados para equipamentos móveis como um MP3 ou executados em computadores pessoais. O termo pode significar tanto o conteúdo como o sistema de exibição”.

Vamos nos concentrar, portanto, no conteúdo.

Sempre é uma boa escolher um tema para o seu programa (arte, cinema, games, tecnologia). Isso vai ajudar a manter o foco. Defina, também, um formato – vai ser tipo noticioso? terá cara de bate-papo? será um programa de músicas?

Outra dica: produza o seu programa. Se não quiser fazer um roteiro, faça ao menos uma lista dos assuntos, das trilhas, pesquise o assunto. Caso inclua afeitos sonoros, saiba quais e como você vai utilizar.

Gravando o podcast

Para a gravação, você vai precisar de um computador com microfone – serve aquele embutido, presente em notebooks, mas microfones plugáveis são melhores, mesmo que sejam um microfone de mesa ou aqueles que vêm com headsets em fones de ouvido.

Engate o plug do “mic” no computador e teste para ver se funciona. Não esqueça de ajustar o volume da entrada do microfone no controlador de volume do seu computador (abaixo, uma tela do Windows).


Um bom software para fazer a gravação é o Audacity. É gratuito, é multiplataforma e faz o que você precisa. Pelo Audacity é possível inserir trilhas sonoras, efeitos, entrevistas, gravar sons do microfone ou das caixas de som do computador (YouTube, MSN).

Para gravar, basta selecionar o dispositivo de captura (imagem abaixo).


Depois, aperte o botão REC (aquele com uma bolinha vermelhinha). Seu áudio começará a ser capturado à medida que você for falando, numa pista do Audacity.


Não mantenha seu programa muito longo. Opte por um começo mais modesto, com programadas de 10 minutos a 20 minutos. Vão dar menos trabalho para gravar e editar.

No próximo post, dicas de edição do seu programa.

Comentários

comentários

Comentários (4)

  • Indioel Silva diz: 14 de outubro de 2009

    Isto é uma grande brincadeira divertida demais.
    Podendo ser muito mais legal se, aprofundarmos neste universo!

  • Diego Guichard diz: 14 de outubro de 2009

    Adorei o post. Tri útil. Esse pessoal do backup émuito fera ;)

  • Fernando diz: 21 de outubro de 2009

    E as outras dicas? Já faz vários dias que essa foi postada e não houve nenhum update, apesar de já ter uns 5 posts posteriores sobre o lançamento do Win7.

  • Infosfera » Blog Archive » [Tutorial] Dicas para criar um podcast # 2 diz: 23 de outubro de 2009

    [...] é verdade, mas aqui está o segundo post das dicas para fazer um podcast (confira o primeiro post aqui). Neste, vamos nos concentrar na edição do seu programa. Começaremos com a inserção de trilhas [...]

Envie seu Comentário