Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Mozilla reclama da lista de browsers oferecidos pelo Windows 7 na Europa

19 de outubro de 2009 14
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

A Mozilla não está satisfeita com a lista de navegadores oferecidos pelo Windows 7 na Europa. O assunto já rendeu bons debates aqui no Infosfera (leia aqui e aqui).

Para recapitular, a Microsoft foi alvo de queixas na Europa por embutir o Internet Explorer no seu sistema operacional. A UE aceitou a queixa e a MS fez uma contraproposta que envolvia oferecer navegadores alternativos ao IE.

Como vai se dar essa oferta?

Inicialmente a ideia era apresentar as opções de acordo com a fatia de mercado. Como o IE seria o primeiro, a UE não topou a “malandragem” da Microsoft – já que justamente uma suposta estratégia para crescimento no mercado levou à medida.

Segunda opção: um dos critérios mais imparciais já criados pela humanidade – ordem alfabética.

Mas, se você pensa que a lista seria Chrome, Firefox, IE, Opera e Safari, se engana.

A lista será composta de acordo com o nome do fabricante. Assim, teremos Apple Safari, Google Chrome, Mozilla Firefox e Opera Software Opera. É um belo jeito de deixar o reclamante – a Opera foi quem iniciou o processo na Europa – por último.

Feita a listagem, a Mozilla queixou-se de que esta ordem privilegia a pior opção possível para o usuário.

Segundo Jenny Boris, designer do Firefox, as opções ficarão, na prática, reduzidas a duas. O IE, por ser o navegador com o qual os usuários provavelmente estão mais familiarizados, e o Safari, porque está em primeiro na tela de navegadores.

Basicamente, relata a Computerworld, o argumento é de que o Safari é um navegador péssimo para Windows.

Vale, então, a pergunta:


Comentários

comentários

Comentários (14)

  • André diz: 19 de outubro de 2009

    “Quem parte e reparte e não fica com a melhor parte, ou é bobo, ou não entende da arte”. Como de bobo, Bill e seus discípulos não tem nada, ele fez o que era melhor para ele. Quem faria diferente?

  • Leoviles Joaquim da Silva diz: 19 de outubro de 2009

    O visitante quando chega a casa de alguem espera ser convidado a entrar, e não vai entrando ou dita regras, o que tão querendo que a Microsoft faça, ninguem em parte alguma do mundo aceita.

  • Ulisses Rosa diz: 19 de outubro de 2009

    Muito engraçado, primeiro reclamam que o novo S.O. da Microsoft não tinha browser e agora reclamam da lista de opções oferecida pela Microsoft, esse mundo tá perdido: usuário final e fabricante de browser agora tá mandando até em Lançamento de Sistemas Microsoft? Acho que ordem dos fatores não altera o produto, pois a burrice de usuário será sempre a mesma na hora de baixar um plugin ou de executar um Active-X. Aliás, se o Browser rodar o Orkut já tá tudo bem!

  • William Silva diz: 19 de outubro de 2009

    Prefiro o IE.

  • edinei diz: 19 de outubro de 2009

    concordo com andré e leoviles, apesar de ser um amante da apple, sinceramente quem em juizo perfeito aceitaria uma coisa dessas francamente tão achando q GATES é quem?
    esqueceram q foi ele quem deu uma rasteira nos kras que inventaram a técnologia no mundo!
    francamente antes de reclamarem pq nao simplesmente agradecem a chance q se pode criar com uma união dessa…

  • Gilberto Pereira diz: 19 de outubro de 2009

    Mozilla já criou seu nome entre os melhores navegadores conquistando a preferência da maioria dos usuários. O Internet Explorer vence pela proteção anti-democrática que a Microsoft impera e não pela sua eficiência. Alguns sites são estruturados para rodarem exclusivamente no IE, um navegador relativamente vulnerável. É de se considerar que navegadores mais ultilizados e de melhor desempenho sejam os critérios de classificação desta lista. Assim quem ganha é o usuário em segurança e qualidade de navegação.

  • leonardo diz: 19 de outubro de 2009

    O mozilla é o melhor dos navegadores ,reune todas as principais qualidades de um browser ,”Ele é a seleçao brasileira dos navegadores” ,pena que a Microsoft bata na mesma tecla ao concorrer o IE contra o FIrefox ao invés de se juntar a eles.

  • Denis J. Alves diz: 19 de outubro de 2009

    Achar que a ordem das alternativas vai interferir na escolha já é um belo exemplo de quem não confia no próprio produto.

    Leoviles Joaquim da Silva, nunca ninguém falou em tão poucas linhas o que eu sempre pensei.

  • Ariel Quiñones diz: 20 de outubro de 2009

    Bom dizer que o mozilla e o melhor e verdade porem ja faz alguns tempos sabemos que o IE bem dando muito trabalho e respeito s IE ja foi o tempo deles agora e tempo de outro navegador ser o oficial do Windons Sever.
    Parabens Denis vc esta certo gilberto o com certeza isso verdade!!!
    e tambem este blog esta de parabens!!!

  • Gustavo Valentim diz: 20 de outubro de 2009

    Na instalaçãp deveria ter uma lista de todos os Navegadores compativeis…Se vai ser em Ordem Alfabética, Nome da Empresa, Cor, o raio q o parta, vai sair ganhando o Navegador que o usuário goste mais e ponto.

    Mozzila, melhor e pronto…

  • Flávio diz: 20 de outubro de 2009

    Uma ova… o que eles querem é ganhar mais mercado, eu prefiro o IE, é atualmente mais seguro que o Firefox.ç Primeiro reclamaram que o SO não tinha browser e agora reclamam disto, e depopis vem dizer que o navegador é o mais seguro e isto e aquilo… uma ova, eles penas disseram as coisas com aquela “sinceridade” para convencer as pessoas a usar o Firefox.

  • Skilper diz: 20 de outubro de 2009

    O problema do Safari (Apple) ficar em primeiro, que tem pessoas que não entende muito de computador e clica na primeira imagem que ver e ai onde fica o resto dos navegadores ?
    E quem não conhecer o logotipo do Safari se não conhecer o Firefox e nem os outros, vai clicar no IE.
    Apesar de eu preferir 100% o Firefox (Mozilla) eu axo que tinha que ter uma “explicação e personalização” da ordem dos navegadores. Cada navegador vinha com uma breve descrição e o usuario podia organizar na ordem que ele preferi e não uma ordem “padrão de fabrica” !

    Axo que assim teria uma democracia e cada um ia ficar feliz com o seu navegador preferido !

  • Infosfera » Blog Archive » Firefox é o substituto do IE preferido pela maioria dos nossos leitores diz: 21 de outubro de 2009

    [...] você preferiria? Essa foi a pergunta proposta aos leitores do Infosfera recentemente, depois que a Mozilla reclamou da ordem de exibição dos navegadores no Windows 7 Europeu. Para quem não lembra, a Microsoft oferecerá os navegadores concorrentes em [...]

  • MArcelo diz: 1 de novembro de 2009

    Sem problemas. Pra quem REALMENTE entende de navegadores, sabe que o Safari é o mais estável e o único que te avisa dos erros e perigos de páginas.
    Firefox é moda, Safari e Opera são foda !

Envie seu Comentário