Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Sete dias para o Windows 7 # 5: upgrade ou máquina nova?

20 de outubro de 2009 10
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

Com a sobrevida do Windows XP, sistema operacional lançado em 2001 e que persiste em muitas máquinas até os nossos dias, alguns usuários talvez precisem de um upgrade no hardware para rodar o novo SO da Microsoft, o Windows 7. Dar uma melhorada na máquina antiga não é a única opção. Mesmo antes do dia 22 de outubro, próxima quinta-feira, já era possível comprar computadores novos com a garantia de atualização para Windows 7. Qual delas vale mais a pena?

Para termos uma ideia, as configurações recomendadas para o Windows XP eram as seguintes:

• Processador: 300MHz ou maior
• Memória: 128MB RAM
• Espaço livre no HD: 1,5GB ou mais

Agora, dá uma olhada nos requisitos mínimos do Windows 7:

• Processador: 1GHz
• Memória: 1GB ou 2GB
• Espaço livre no HD: 16GB ou 20GB

Para quem não passou pelo Windows Vista, e não trocou de computador desde 2001, a opção mais indicada é a compra de uma máquina nova, inclusive em função de compatibilidade de hardware (placa-mãe com memórias e processadores, por exemplo). Máquinas com configuração básica atualmente (2GB de RAM e 160GB de HD e processador Dual Core) custam em torno de R$ 1.000, sem monitor.

E no caso de quem vem do Vista? Vamos às configurações mínimas / recomendadas:

• Processador: 800MHz / 2GHz
• Memória : 512MB RAM / 1GB RAM
• Espaço livre do HD: 15GB a 28GB

Colocando um do lado do outro, quem rodasse o Vista com as configurações recomendadas já se daria bem com o Windows 7.

– Tudo que rodava no Vista, o Windows 7 é compatível. Máquinas de até dois anos atrás devem rodar o Windows 7 tranquilamente – explica Adriane Legeler, diretora comercial da Compujob.

Como a diferença entre as configurações mínima e desejável é grande (repare que o processamento é mais que o dobro), pode ser que a configuração da máquina precise de um pequeno ajuste.

– Pelo que se vê das configurações, até o Pentium IV roda o Windows 7 – explica Ricardo Beckemkamp, vendedor da Digimer, em Porto Alegre.

Um fator determinante para saber se o upgrade vale ou não a pena é prestar atenção à placa mãe. Ela é o principal elemento para troca de processadores e outros componentes. Se não for compatível com ela, a mudança na configuração é impossível.

A dica é pesquisar bem os componentes do seu computador (saiba a marca e o modelo) e depois dar uma conferida nos preços do que você precisa mudar para rodar o novo sistema operacional. Pequenas alterações, como a memória RAM, podem fazer diferença no desempenho da máquina.

Quem estiver satisfeito com o Windows XP, tem também a opção de esperar um pouco e comprar um PC novo mais tarde, quando baixarem os preços.

Confira os outros posts da séria sobre compatibilidade de hardware, migração de dados, alternativas livres e versões do Windows 7.

Comentários

comentários

Comentários (10)

  • Rogério Rosa diz: 20 de outubro de 2009

    Trocar de pc para instalar um sistema? É ruim hein! Sabe-se que o mínimo da MS é muito abaixo do mínimo. eles usam esse artifício para empurrar pcs com configuração mínima para os desavisados, que depois de verem seu sistema se arrastar, pedem um downgrade de S.O….
    Acho que é muita perfumaria no 7, tudo o que o 7 faz, o ubuntu faz com recursos mínimos, e cá pra nós, o KDE da pau no visual do 7…

  • João diz: 20 de outubro de 2009

    Windows 7 – É mais rápido que o XP, consumo de memória não é tão superior também. Tem vídeos no youtube de uns caras rodando windows 7 em amd duron 850mhz.
    Já estou com o windows 7 instalado e garanto que é 1000000 vezes melhor que o XP e o Vista! Vale a pena o upgrade de SO.
    ;)

  • Carlos diz: 20 de outubro de 2009

    Ubuntu 9.10 chega daqui 9 dias. Seja livre, use Linux!

  • iromar diz: 20 de outubro de 2009

    Eu ja testei o win7 o ubuntu da de 10 a 0 no win7. prefiro o ubuntu e o xp junto.

  • Sete dias para o Windows 7 # 5: upgrade ou máquina nova? – Zero Hora | Tatuando Noticias diz: 20 de outubro de 2009

    [...] Continue lendo:  Sete dias para o Windows 7 # 5: upgrade ou máquina nova? – Zero Hora [...]

  • Pablo dos Santos diz: 20 de outubro de 2009

    Primeiramente quem é o responsável pelo canal infosfera, gostaria de seu e-mail.
    segundo lugar, a colocação do Rogério (acima) até faz sentido, mas a situação da matéria é sobre Windows e não distro linux, portanto a comparação foi infeliz. Usuário de Windows, usa Windows, não gosta de linux, usuário de linux usa linux e odeia Windows.

    Pablo, os e-mails dos redatores e do blog estão no perfil ao lado. Um abraço. (Guilheme Neves – redator clicRBS)

  • Marcelo diz: 20 de outubro de 2009

    Ubuntu? Linux? O usuário comum não tem tem tempo de ficar configurando sua máquina, quanto mais aprender Linux e baixar seus aplicativos. Software Livre é pra quem entende de informática, não para usuários comuns. Se fosse, já teria dado de relho no Windows, que as pessoas preferem piratear apesar das dores de cabeça a ter uma distribuição livre. Quanto ao 7, belo software. Tenho um vovô rodando em casa, HT 3.2, 1GB, 300Gb e 128 de vídeo. Dá um baile no Vista, no XP e no Ubuntu, nem se fala (a instalação deste nesta máquina me deu pena, muito, mas muito lerdo). Roda sem problemas com configuração máxima de vídeo e todas as frescuras ativas. Não trava, não dá pau e a configuração foi praticamente automática apesar da idade do hardware. Roda todos os meus softwares antigos, inclusive os jogos (coisa que o Ubuntu sequer tem em quantidade satisfatória). Aparentemente a MS acertou nesta versão os pontos fracos do Vista. Quanto ao UP de Hardware, apenas para celerons e correlatos (2Gb de processador, 1 Gb de memória e 200Gb de HD está mais que bom). Fora isso, o 7 é up obrigatório.

  • Marcelo Correia Pinheiro diz: 20 de outubro de 2009

    Com respeito a hardware antigo, veja se o driver do Vista funciona. No meu caso a controladora SATA (fake-RAID) funcionou perfeitamente.

    O Windows Seven roda tranquilo no desktop de casa, um Athlon XP 2800@2.2GHz com 2GB de RAM e 2x80GB em RAID 0. Só não roda mais liso em virtude do processador ser bem velhinho e a placa de vídeo também, essa máquina foi montada há seis anos atrás.

  • Infosfera » Blog Archive » Sete perguntas e respostas sobre o Windows 7 diz: 22 de outubro de 2009

    [...] Considere quanto você estaria disposto a gastar se precisasse de um computador mais potente (clique aqui para ler mais sobre upgrade). Quais as vantagens de se usar o Windows 7? Você vai utilizar um sistema operacional com um [...]

  • CLAUDIO ESPINDOLA diz: 23 de outubro de 2009

    Gostaria de saber para instalar o window 7 em cima do XP e Vista pode ser .Ou tem que formatar a maquina e perder os arquivos executaveis

Envie seu Comentário