Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Guerra dos browsers: ainda sobre IE na UE

22 de outubro de 2009 3
The following two tabs change content below.

browserSobre o assunto da guerra dos navegadores na União Europeia – onde a Microsoft vai ser obrigada a oferecer aos usuários de seu sistema operacional a opção de baixar browsers concorrentes ao seu Internet Explorer – tenho ainda algumas observações.

Depois do bom debate com o Guilherme a respeito (aqui e aqui), chegamos a um consenso sobre a forma como esses navegadores alternativos deveriam aparecer no Windows 7 (releia aqui). Mas isso não muda minha opinião original sobre o assunto.

Em um dos posts, o internauta Renato Oliveira comentou:

Guilherme, Crespani, gostaria de falar aqui que acho isso um tremendo equívoco. Penso que é uma injustiça proibir ou forçar a Microsoft a oferecer produtos da concorrência. Isso é desleal. Não julgo nem defendo a Microsoft. Mas queria ver essa mesma situação acontecendo com a Apple ou com a Google, se ela tivesse um SO em larga escala como as duas primeiras. Seria obrigada também a oferecer um browser da concorrente ? A Microsoft domina o mercado e implica um monopólio implícito . Mas nem por isso a Justiça deve ser injusta com ela .

Concordo com o Renato, como respondi no comentário e também manifestei naquele primeiro post de debate sobre o assunto. Não dá para ter pesos diferentes só porque é a Microsoft; ninguém obriga outras empresas a oferecerem produtos concorrentes.

Todavia, como a decisão já está tomada, e aceita até pela Microsoft, que apresentou sua contestada alternativa para oferecer outros navegadores (aqui), pensamos naquela que, pareceu-nos, a melhor configuração da coisa. Excluindo o IE – que viria pré-instalado – apresentamos as demais opções em ordem de fatia de mercado.

Mas o internauta João Claudio comentou o seguinte:

A ordem alfabética é a única aceitável. Amanhã muda a representatividade do browser e vai fazer o que? Reescreve a tela? Faz um recall de quem já tem a midia?

Bueno, ele tem razão. Mercado é uma coisa que varia, e como fica se daqui a pouco as posições se alterarem? Mas, então, caímos de novo no problema da ordem alfabética (tanto por nome de navegador, quanto de desenvolvedor, sempre tem alguém insatisfeito).

Alternativa que propus seria uma ordem aleatória, que mudaria para cada usuário do W7. No mínimo, três problemas:

1 – Quem não entende de navegador, corre o risco de ter entre os primeiros oferecidos os piores.

2 – O usuário, provavelmente, veria essa mensagem uma única vez; ordem aleatória não ajudando muito na escolha.

3 – Seria preciso confiar no sistema aleatório, que seria introduzido no sistema operacional pela Microsoft. E quem confia?

Foto: divulgação, Creative Commons

Comentários

comentários

Comentários (3)

  • Julio diz: 22 de outubro de 2009

    No meu entender, a não obrigatoriedade do browser pela UE é pelo fato de o Internet Explorer não ser somente um navegador de internet e sim parte do sistema operacional Windows, ao contrário dos outros sistemas operacionais, onde podemos escolher o navegador padrão, embora, todos os sistemas operacionais que conheço vêm com um navegador de internet padrão (Safari no Mac. Firefox no Linux). Podemos instalar outros browsers posteriormente (Opera é uma ótima opção), inclusive no Windows.
    O problema é que normalmente os usuários desconhecem outros navegadores e acabam ficando com o que vem no sistema, por isto, já que o Windows é mais utilizado, temos a predominância do IE como navegador mais utilizado, apesar de todas as falhas de segurança, tanto do Windows como do IE….
    t+

  • Renato Oliveira diz: 22 de outubro de 2009

    Crespani, em primeiro lugar, fico feliz com o meu comentário publicado. Este assunto é como uma fonte de debates. Ainda sobre a decisão pode-se dizer que quaisquer alternativas gerarão discórdias. É inviável agradar a todos. Mas parece que a ordem alfabética ainda é a mais aceitável. Decisão da Microsoft que, cá entre nós Crespani, não fará uma grande diferença nos números do mercado. Pois quem usa o IE , ou é proque não tem muito conhecimento sobre browsers ou é porque tem simpatia pela Microsoft e não abre mão dos seus softwares. O usuário que usa outros browsers certamente não dependerá disso. Parabéns pelos posts. Abraço !
    Resposta: Eu diria que quem usa o IE é porque nunca testou o Firefox :] Mas falando sério, concordo contigo (de novo), não vai fazer muita diferença, pelo menos durante um bom tempo. Abraço!

  • Alejandro diz: 22 de outubro de 2009

    Eu preciso do ie por que muitos bancos não dão suporte a firefox para accessar contas empresariais, eles só aceitam ie!!!
    Eu por padrão utilizo firefox, mais por que sou desenvolvedor e tenho que estar sempre no meio dos dois.
    Não tenho problemas de utilizar tanto um quanto outro. As falhas de segurança ficam por conta de quem entra em qualquer lugar sem olhar onde entra, o instala coisas que tem origem duvidosa.
    Forzar a ms a oferecer outros browser es uma piada de mal gosto.
    Se voce quer instalar outro voce baixa e instala. Eu tenho 3 Ie8, firefox e opera

Envie seu Comentário