Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Sete perguntas e respostas sobre o Windows 7

22 de outubro de 2009 1
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

Chega às lojas nesta quinta-feira a nova versão do sistema operacional mais utilizado no planeta – cerca de 80% dos donos de computador usam este software. O Windows 7, experimentado desde o ano passado em versões de testes, já roda em muitas máquinas pelo mundo. Seguem algumas perguntas e respostas relativamente básicas.

O que é o Windows 7?

É um sistema operacional, ou seja, o programa, ou conjunto de programas, que servem de interface entre o computador e o usuário. Ele não é o editor de textos, o jogo ou o navegador, mas é ele quem gerencia os recursos da máquina para que estes programas funcionem. Como já ouvi por aí, “o sistema operacional ideal é aquele que não aparece”.

Eu devo mudar para o Windows 7?

Só depende de você, óbvio. Mas antes de decidir, é importante levar em consideração o custo que você teria e a necessidade. Muitos programas tendem a ser compatíveis, ainda por algum tempo, com versões anteriores do Windows, especialmente os utilizados para tarefas simples no computador.

Tem que ter um computador novo para migrar para o Windows 7?

Depende do hardware que você já tem. Muitos computadores que já rodavam o Windows Vista são compatíveis com o novo sistema operacional. Já com o Windows XP, pode ser necessário um upgrade, dependendo do ano da máquina. Considere quanto você estaria disposto a gastar se precisasse de um computador mais potente (clique aqui para ler mais sobre upgrade).

Quais as vantagens de se usar o Windows 7?

Você vai utilizar um sistema operacional com um visual muito interessante, que traz para os usuários de Windows recursos anteriormente presentes em outros softwares. Isso sem gerar problemas para a máquina, já que ele exige menos do hardware. Além disso, outras tarefas como criar redes domésticas, são mais fáceis.

Existem desvantagens em trocar de sistema?

Toda a troca de sistema operacional vai exigir alguns procedimentos relativamente trabalhosos. É preciso fazer cópias dos arquivos, dos instaladores de programas já em uso, encontrar os CDs de softwares já instalados, e depois vai se gastar algum tempo para deixar o computador com a sua cara. Os custos também devem ser levados em consideração.

Ouvi falar em múltiplas versões. Quantas existem?

No Brasil estarão disponíveis quatro versões do Windows 7 nas lojas, cada uma elas com recursos e custos diferentes. Acesse aqui para ler um comparativo entre elas e saber os preços de cada uma.

Já tem computadores novos com o Windows 7 instalado?

Sim. Marcas de destaque do mundo a informática já oferecem o sistema em seus computadores. Além disso, vale a pena verificar se o seu computador, mesmo com o Vista, comprado recentemente, não se candidata à atualização gratuita.

Vale ficar atento às lojas em que o sistema é vendido. Tem até teste drive para os usuários. Além disso, a FNAC vai ter palestras e promotores da Microsoft apresentando o produto nesta quinta.

Comentários

comentários

Comentários (1)

  • Forest Fox diz: 22 de outubro de 2009

    Olá!

    Sabes me dizer se as versões 32 e 64 bits vem no mesmo CD de instalação?
    Li esta informação em uma fonte não muito confiável e queria saber se procede.

    Tenho acesso pela faculdade ao MSDN e lá tenho disponível o Windows 7 para download, como somos alunos, a licença é gratuita. Entretanto, está disponível apenas a versão de 64 bits e meu processador é um pentium 4, logo, de 32 bits.

    Posso fazer esta instalação? Vem mesmo as duas versões junto?

    Forest (run, ruuun, eheheh), quando eu baixei o primeiro beta, o download era ou de 32-bit ou de 64-bit. Se no DVD comprado nas lojas vêm os dois, não sei. (Guilherme Neves – redator clicRBS)

Envie seu Comentário