Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

[Tutorial] Dicas para criar um podcast # 2

23 de outubro de 2009 0
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

Demoramos, é verdade, mas aqui está o segundo post das dicas para fazer um podcast (confira o primeiro post aqui). Neste, vamos nos concentrar na edição do seu programa. Começaremos com a inserção de trilhas pelo Audacity.

Inserindo trilhas

Tendo a gravação das “falas”, você pode dar mais graça ao seu podcast com trilhas. Há muitos podcasts sem qualquer trilha ao fundo. Eu, particularmente, acho que elas têm uma função de organização. Cada assunto, por exemplo, pode ter uma trilha específica. Para inserir as trilhas, vá em Arquivo> Importar>Audio, ou pressione Ctrl+Shift+I. Se tiver dúvida, confira a imagem acima.

Uma janela aparecerá para você selecionar um arquivo. Áudios em MP3 geralmente são importados sem problemas pelo Audacity. Selecione o arquivo.

Botões úteis para a edição

Antes de prosseguir para o posicionamento da trilha, vamos conhecer alguns botões básicos do Audacity, junto com algumas teclas de atalho.

As lupas com os sinais de mais e menos na imagem são, obviamente, de zoom. Quanto mais zoom for dado, mas facilmente você conseguirá identificar os trechos em que deverá inserir um efeito, iniciar a trilha ou cortar.

Outras ferramentas importantes são o cursor (ferramenta de seleção), a com um traço azul no meio (ferramenta envelope) e a seta dupla (ferramenta deslizar).

Nos atalhos de teclado não há grandes novidades. Para ir ao início ou ao fim de um projeto use as teclas “Home” e “End”. Os clássicos Ctrl+X, Ctrl+C e Ctrl+V fazem o mesmo que em qualquer outro programa. Lembre-se, também, do Ctrl+I, que divide uma faixa no ponto em que está o cursor. Você pode descobrir mais teclas de atalho e ações no menu “Editar”.

A interface é bem simples. Um clique com o curso no meio de uma faixa vai colocar uma linha naquele ponto. Aperte play e o projeto será executado a partir dali. Se quiser reproduzir o projeto de um ponto independente do cursor, clique direto na linha do tempo, acima de todas as faixas. Para selecionar, clique em um ponto, segure o botão e arraste, como se fosse uma frase num editor de textos. A área selecionada ficará sombreada.

Vamos à prática. Uma vez que a faixa de locução e a faixa de trilha apareçam, a primeira coisa é decidir qual começa primeiro. Se você iniciar com locução, provavelmente vai ter que dividir (Ctrl+I) a faixa nos pontos que marcam o início de cada entrada da trilha. Se o seu programa começar com a trilha, utilize a ferramenta deslizar (seta dupla) para empurrar a faixa de locução até o ponto em que a trilha sai. No caso, o início da faixa ficará no ponto em que a trilha sonora entrará (veja a imagem abaixo).


As outras etapas são mais fáceis de entender com vídeo. Então… videocast sobre podcast na semana que vem.

Comentários

comentários

Envie seu Comentário