Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Interface multi-touch 3D reage à força do toque na tela

26 de outubro de 2009 1
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

Os laboratórios da Nokia estão olhando além do toque nas telas de celulares e suas possibilidades. O Nokia R&D labs está trabalhando em uma interface multi-toque (multi-touch) para dispositivos móveis que reage não apenas aos movimentos na superfície. A força do toque é levada em consideração no aparelho.

A interface 3D multi-touch, diz o site Unwired View, utiliza sensores de força para medir a intensidade com que a tela é pressionada. Os sensores também são capazes de perceber a direção da força quando o dedo é movido sobre o display.

Enquanto atualmente não faz diferença se você toca com força extra, ou normal, o display de um aparelho, com a novidade o celular receberá mais uma informação que poderá fazer parte da interface de aplicações.


Detalhes do projeto foram obtidos no documento de pedido de patente da Nokia (imagem acima).

Para o site, a implementação da tecnologia ainda pode demorar para ser efetivada, mas parece ser bastante promissora. Você concorda?

Tentando imaginar como seria um celular com essa tecnologia, acabei me perguntando: pra quê serve isso? Que inovação a força com que se aperta o display pode trazer?

Em games, por exemplo, seria interessante uma interface que permitisse controlar um carro (estou pensando no Mario Kart) e acelerar conforme se pressiona com mais força a tela. Dependendo da sensibilidades, uma leitura de qual parte do dedo tem mais força aplicada ajudaria na “direção”.

É uma ideia. Alguém tem mais alguma?

Comentários

comentários

Comentários (1)

  • Leo diz: 26 de outubro de 2009

    A microsoft nao tava fazendo algo parecido com os teclados?!
    tipo tu segura uma das teclas d letras e elas ficam maisculas, ou entao as teclas ativam a
    segunda função dependendo da força q tu aplica…

Envie seu Comentário