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Quanto custa avacalhar com a Microsoft? Não tanto quanto para se defender

29 de outubro de 2009 1
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Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

Em 2009, a Apple gastou US$ 501 milhões, de acordo com um documento da empresa. Desse meio bilhão de dólares, ou R$ 883.463.367,32, muita coisa, com certeza, foi utilizada na famosa série Get A Mac, destinada a atacar os PCs ressaltando os defeitos dos sistemas operacionais da Microsoft – nem o queridinho Windows 7 ficou de fora.

Segundo o CNN Money, custa mais caro se defender do que atacar. A Microsoft gastou US$ 1,4 bilhões em propaganda no ano fiscal de 2009. A Dell, fabricante dos PCs, gastou US$ 811 milhões.

Na proporção com a receita, a Apple tem diminuído seu investimento em comerciais. Em 2001, a publicidade respondia por 5% da receita. Agora, responde por 1,37%.

Avaliar comerciais é uma coisa subjetiva, mas me parece que o meio bilhão da Apple é muito bem investido. Basta dar uma busca no YouTube pelos comerciais Get A Mac para entender do que eu estou falando.

Enquanto a Apple apresentava Gisele Bündchen e Rowam Atkinson, a Microsoft desencavou o Super-Homem das aventuras de Lois e Clarck para mostrar gente até vomitando na tela, apelou para a insólita dobradinha Jerry Seinfeld e Bill Gates brincando de casinha, e só foi dar uma dentro mesmo com os Laptop Hunters (Caçadores de Laptops).

Mais uma vez, a qualidade sobrepujou a força, na minha opinião.

Aproveitando o assunto, gostaria de saber a sua opinião.


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Comentários (1)

  • Infosfera » Blog Archive » Microsoft abre loja no mesmo shopping que a Apple nos EUA diz: 30 de outubro de 2009

    [...] do iPod, foram o chamarisco da instalação que deve contratar cerca de 100 pessoas. É a briga dos comerciais chegando ao [...]

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