Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Reino Unido pode ter sua primeira cidade 100% com Wi-Fi gratuito

18 de novembro de 2009 3
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.


A cidade britânica de Swindon pode ser a primeira do Reino Unido 100% coberta por Wi-Fi gratuito. Ou seja, todos os habitantes deverão ter acesso à internet sem fio graças á uma rede WiFi Mesh com 1,4 mil pontos de acesso espalhados pela cidade.

O projeto, que segundo o jornal Mail Online custa 1 milhão de libras, fará do município o primeiro em banda larga per capta do país.

Cada um dos pontos será instalado em postes de luz. Os roteadores pesam 2 quilos cada um. A velocidade inicial será gratuita e, futuramente, quem quiser uma conexão mais rápida poderá fazer um login e pagar por velocidade maior.

Além de acesso à rede, os equipamentos poderão ser utilizados para fornecer informações sobre qualidade do ar e consumo de energia elétrica. Graças à tecnologia Mash, explica o jornal, mesmo que um dos roteadores pare de funcionar, os outros cobrem a falha deixada pelo equipamento defeituoso, garantindo a manutenção do sinal.

Particularmente, é o meu sonho de moradia. Claro, trata-se de uma cidade pequena comparada às grandes cidades brasileiras – Swindon tem cerca de 160 mil habitantes e 40 quilômetros quadrados de área.

Comentários

comentários

Comentários (3)

  • Portal TechBr » Cidade no Reino-Unido terá WiFi gratuito diz: 18 de novembro de 2009

    [...] Via Infosfera [...]

  • Cibercultura – Leis e caminhos diz: 25 de fevereiro de 2010

    [...] Começa-se a sentir a diferença do PC (Personal Computer) para CC (Collective Computer) e mais ainda MCC (Mobile Collective Computer). Sendo assim não importa onde você esteja, você está conectado, seja por Blackberry’s, seja por IPhone’s ou por redes wi-fi como já existem cidades das quais toda ela está ou logo estará envolvida(5)e(6). [...]

  • Carlos diz: 11 de outubro de 2010

    Apenas complementando a materia….Venezia, na Italia, ‘e 100% coberta por sinal wireless totalmente gratuito. A unica exigencia ‘e que o usuario seja residente na cidade.

Envie seu Comentário