Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Fedora Spins: como você quer o seu sistema operacional?

19 de novembro de 2009 2
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.


Uma das vantagens de software livre é a customização. Em vez de ficar preso a pacotes e versões pré-estabelecidos pelo fabricante, o usuário pode escolher que softwares rodará em seu computador e definir, no próprio sistema operacional, o perfil da sua máquina. Mais recentemente, me deparei com o Fedora Spins, motivo deste texto.

Para contextualizar, recentemente foi lançado o Fedora 12. Acessando a página do projeto, me chamou a atenção a opção de versões customizadas do sistema operacional. A página exibe seis opções de versões personalizadas com diferentes perfis de software. Um deles é o de games.

Na lista inicial já são exibidos games bem mais interessantes que os clássicos paciência e campo minado. Uma opção como SuperTuxKart é bastante divertida. A versão, porém, traz dezenas de jogos de estilos diferentes para os usuários, sendo um ótimo exemplo de SPIN pronto para baixar.

Mas o que são SPINs? São versões alternativas do sistema operacional, com um perfil diferenciado do geral. O SPIN oferece algumas vantagens. Se você baixar o Ubuntu, por exemplo, terá que personalizar seu sistema depois de instalado. Já numa versão SPIN, é possível fazer as alterações na criação do live CD para testes.

Assim, você pode criar um SO para edição de conteúdos multimídia (vídeos, áudios, fotos), com perfil mais corporativo (programas de produtividade como o OpenOffice e outros, por exemplo), games, educação, desenvolvimento e até tudo isso junto.

Na própria página do Fedora tem instruções de como criar sua versão. Conhecimentos básicos de Linux são desejados, pelo que vi no Wiki.

Tem mais alguma dica de SPIN para Linux, ou outra plataforma? Compartilhe aí nos comentários, por favor.

Comentários

comentários

Comentários (2)

  • Infosfera » Blog Archive » [Linux game] Bote os mascotes para correr no SuperTuxKart diz: 27 de novembro de 2009

    [...] recentemente o Fedora Spin Games. Trata-se de um sistema operacional Linux (aberto e gratuito) com 130 jogos diferentes. Os tipos [...]

  • Infosfera » Blog Archive » [Games livres] No fisl11 também dá para brincar diz: 23 de julho de 2010

    [...] publicamos aqui no Infosfera várias informações sobre games e linux, desde o Fedora Spin com mais de cem jogos, à análise de alguns games específicos. Abro, portanto, a chamada: quem [...]

Envie seu Comentário