Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Gigantes da informática são processados por pasta de dente

28 de novembro de 2009 6
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

Uma empresa de produtos para clarear os dentes quer deixar Google, Microsoft e Yahoo de sorriso amarelo. A DazzleSmile está processando o trio, e outras empresas, por manterem anúncios fraudulentos no ar com a sua marca. Segundo o site da revista Wired, porém, a DazzleSmile não é nenhuma santa.

A empresa contratou uma agência que promovia anúncios na internet promovendo a inscrição para amostras dos produtos da Dazzle.

Os internautas, porém, se comprometiam com dispendiosos compromissos mensais para compra dos produtos de clareamento da empresa – tipo um rancho de higiene bucal a cada 30 dias. E o Google, Microsoft, Yahoo com isso?

Um dia, a DazzleSmile resolveu clarear o assunto, revelando a malandragem e interrompendo a ação. Só que anúncios com sua marca continuaram sendo veiculados pela contratada, e inclusive aparecendo nas ferramentas de busca do trio buscador citado acima, direcionando para (outros) sites fraudulentos.

No processo, a alegação é de que Google, MS e Y! sabiam que os anúncios na internet com a marca não eram originais, e quebravam o uso da marca DazzleSmile (tisc-tisc).

Mais uma vez, assim como no recentemente discutido caso de Michelle Obama, a questão é: quem são os responsáveis pelos conteúdos buscados, os produtores ou os buscadores?

Comentários

comentários

Comentários (6)

  • Edu Paz diz: 29 de novembro de 2009

    Os dois. Os produtores foram contratados para divulgar algo ilícito, estes são os principais resposáveis. Os buscadores (divulgadores) são co-autores. Eles não se preocupam em verificar a fonte dos produtos. Como acontece hoje no mundo, criminosos usam o marketing através da televisão, rádio e jornal para enganar e roubar as pessoas de bem. Se antes de ganhar dinheiro com anúncios, os divulgadores investigassem seus clientes, todas as pessoas de bem agradeceriam. Em qualquer negócio, o foco é aumentar os lucros e não realizar o objetivo do seu negócio. Hoje em dia é tudo dinheiro. Me digam uma empresa que faz análise cadastral, como consulta ao CNPJ/CPF nas empresas de análise de crédito, nos sites de cadastros do governo federal e estadual, analisar os proprietários/autores dos anúncios. Verificar as fontes, isto é muito importante. Aparece todos os dias casos de empresas de consórcios falsas, empresas de emprego falsas, empresas de vendas de produtos diversos falsas… Me digam: Os divulgadores são ou não são co-autores dos crimes?

  • Carlos Otavio diz: 30 de novembro de 2009

    Promovia promovendo?

    Onde estão os revisores ortográficos? Já deve ser a décima vez que deixo um comentário a respeito neste site… Será que agora será finalmente publicado?

    Carlos, vamos por partes. “Promovia promovendo” não é um erro de ortografia, pode ficar feio, mas não é um erro. Além disso, te agradeço pelas outras 10 vezes que nos ajudaste a melhorar nosso trabalho. Te incentivo a continuar fazendo isso. Porém, tenha em mente que o espaço para os comentários dá prioridade à discussão levantada no post. Apontar nossos erros, por mais que seja proveitoso para nós, não tem o mesmo valor para a discussão de um assunto, o objetivo principal dos comentários. Por isso, continue comentando, sobre erros, sobre acertos, mas principalmente com o teu ponto de vista. Ele será mais valorizado que as tuas já valiosas ajudas. Um abraço. (Guilherme Neves – redator clicRBS)

  • jefferson lopes diz: 30 de novembro de 2009

    Por que o “Infosfera” não busca uma opinião jurídica sobre o assunto e disponibiliza para os seus leitores? Só ficar lançando essas notícias não acrescenta muito. Na minha opinião, Os sites de busca tem que ser responsabilizados sim pelo simples fato da “conivência” com o ilícito.

    Boa sugestão de pauta, Jefferson. Um abraço. (Guilherme Neves – redator clicRBS)

  • Twitter Trackbacks for Infosfera » Blog Archive » Gigantes da informática são processados por pasta de dente [clicrbs.com.br] on Topsy.com diz: 30 de novembro de 2009

    [...] Infosfera » Blog Archive » Gigantes da informática são processados por pasta de dente wp.clicrbs.com.br/infosfera/2009/11/28/gigantes-da-informatica-processados-por-pasta-de-dente – view page – cached Uma empresa de produtos para clarear os dentes quer deixar Google, Microsoft e Yahoo de sorriso amarelo. A DazzleSmile está processando o trio, e outras empresas, por manterem anúncios fraudulentos… Read moreUma empresa de produtos para clarear os dentes quer deixar Google, Microsoft e Yahoo de sorriso amarelo. A DazzleSmile está processando o trio, e outras empresas, por manterem anúncios fraudulentos no ar com a sua marca. Segundo o site da revista Wired, porém, a DazzleSmile não é nenhuma santa. View page [...]

  • gustavo diz: 30 de novembro de 2009

    o buscador não pode ficar responsável por tudo que exibe, seria inviável que eles entrassem site por site pra ver se lá dentro não tem nada ilícito. ora, por essa lógica o buscador é culpado por tudo de ilegal que existir na rede que ainda não tenha sido censurado.

  • Manjador diz: 30 de novembro de 2009

    Fico impressionado com algumas coisas que acontecem nesse mundo, como o Google ser penalizado por causa de um perfil falso no Orkut…

    Assaltantes usaram um Santana roubado para praticar assaltos! E agora de quem é a culpa?
    Da Volkswagen que produziu o carro? Ou do proprietário que permitiu que seu carro fosse roubado?

    Se é assim vou acionar o meu provedor de internet por perda de dados decorrentes de um vírus que tomou meu PC.

    Bah.

Envie seu Comentário