Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

[Avaliação] Primeiras impressões sobre o Google Chrome OS

30 de novembro de 2009 7
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

Quando anunciado, o Google Chrome OS já foi aclamado por alguns como um Windows Killer. “Te cuida Microsoft”, disseram alguns. Na prática, como já escrevi aqui, os sistemas operacionais “com a cabeça nas nuvens” não são a solução definitiva – sou da turma que gosta de manter os arquivos no HD.

Mesmo assim resolvi dar uma olhada no Chrome OS. Esta é a primeira olhadela, outras virão.

Antes de mais nada, gostaria de esclarecer que a experiência foi realizada com o Chorme OS virtualizado no VirtualBOX – dentro do Ubuntu. As dicas seguidas para a virtualização são do TechCrunch.

Agora, vamos à tela inicial.


Como se vê, o Chrome OS, re-edita a tela azul (risos), num tom bem mais ameno. É a tela azul-quase-bebê. Nela, inserimos nosso nome de usuário e senha de uma conta no Google (vale Gmail ou Orkut). A senha será importante para as funcionalidades do programa.


Na imagem acima, os atalhos para aplicações presentes no Chrome OS. A maioria delas, serviços online do Google (claro). Outros atalhos levam para aplicações fora da internet. Ao clicar em algum dos atalhos o Chrome OS abre uma aba nova com o serviço acessado.

Mesmo virtualizado, o desempenho do sistema operacional é muito bom, rápido e clean.


Minha impressão é de que é um Chrome (navegador) com capacidade de sistema operacional. Permanecem, porém, algumas dúvidas. Como fica a criação de documentos? Ele funciona sem internet? E tarefas comuns offline, como ouvir músicas, games, vídeos, como ficam? Aguarde a próxima avaliação do Chrome OS.

Comentários

comentários

Comentários (7)

  • Erico Schuch diz: 30 de novembro de 2009

    Ola André Crespani e Guilherme Neves. Para funções sem internet, o Google ja criou o Gears, que permite sites como o Docs, Gmail e outros funcionarem totalmente offline.

  • Twitter Trackbacks for Infosfera » Blog Archive » [Avaliação] Primeiras impressões sobre o Google Chrome OS [clicrbs.com.br] on Topsy.com diz: 30 de novembro de 2009

    [...] Infosfera » Blog Archive » [Avaliação] Primeiras impressões sobre o Google Chrome OS wp.clicrbs.com.br/infosfera/2009/11/30/avaliacao-primeiras-impressoes-sobre-o-google-chrome-os – view page – cached Quando anunciado, o Google Chrome OS já foi aclamado por alguns como um Windows Killer. “Te cuida Microsoft”, disseram alguns. Na prática, como já escrevi aqui, os sistemas operacionais “com… Read moreQuando anunciado, o Google Chrome OS já foi aclamado por alguns como um Windows Killer. “Te cuida Microsoft”, disseram alguns. Na prática, como já escrevi aqui, os sistemas operacionais “com a cabeça nas nuvens” não são a solução definitiva – sou da turma que gosta de manter os arquivos no HD. View page [...]

  • vinicius diz: 1 de dezembro de 2009

    Cara, ali na tela tem o ícone do Pandora.. sabe me dizer se o Pandora está funcionando para a américa do sul, ou ainda está restrito aos EUA?

    Vou ter que investigar, Vinicius. (Guilherme Neves – redator clicRBS)

  • Rodrigo Souza diz: 1 de dezembro de 2009

    Pelo que entendi esse sistema operacional será baseado na nuvem do google, ou seja, para utilizar somente as apps online via netbook. Caso queira salvar algo, será ou em pendrive ou em drive virtual.

  • Rogério Rosa diz: 1 de dezembro de 2009

    Estou meio decepcionado com o google, esse sistema que só vai funcionar nas nuvens, eu não preciso, já tem os gadgets, barra de ferramentas, extensões do FX, etc…No google wave outra decepção, não passa de um messenger on-line e no momento super restrito, só tenho 2 contatos nele…
    Esperava mais, algo que quebrasse ou sacudisse a MS e outros, poder eles tem pra isso.

  • Infosfera » Blog Archive » Provável tablet do Google tem imagens reveladas na internet diz: 3 de fevereiro de 2010

    [...]              Imagens “vazadas” na internet exibem um tablet rodando o Chrome OS, sistema operacional da gigante das buscas anunciado no ano passado e que deve chegar ao mercado em [...]

  • Provável tablet do Google tem imagens reveladas na internet : NF Informática diz: 3 de fevereiro de 2010

    [...] “vazadas” na internet exibem um tablet rodando o Chrome OS, sistema operacional da gigante das buscas anunciado no ano passado e que deve chegar ao mercado em [...]

Envie seu Comentário