Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Fique atento aos 12 Golpes Natalinos na Internet # 2

01 de dezembro de 2009 1
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

Um dos leitores falou neste post que deveria ter bebido todas porque o título dizia 12 Golpes e ele só contou seis. Na verdade, os golpes foram divididos, e os outros seis estão entrando aqui, agora – mas sem explicar fica difícil, né amigos. Faz de conta que quem bebeu todas fui eu. Só não vale é baixar a guarda no final do ano com tanto golpista por aí.

Seguem as outras seis dicas da empresa de segurança McAfee. As primeiras seis podem ser conferidas aqui.

Golpe VII: Pesquisar por itens de Natal pode ser perigoso

Durante a época de Natal, os hackers criam sites natalinos falsos para as pessoas que procuram toques de celular ou papéis de parede com temas natalinos, letras de canções de Natal ou um protetor de tela festivo. Baixar arquivos com temática natalina pode infectar um computador com spyware, adware ou outros programas mal-intencionados.

Golpe VIII: Desemprego – Golpes de emprego por e-mail

Recentemente, a taxa de desemprego nos EUA atingiu um pico de 10,2%, o nível mais elevado desde 1983. Os golpistas estão à caça de pessoas desesperadas em busca de emprego em má situação financeira, com a promessa de empregos bem remunerados e oportunidades de lucros trabalhando em casa. Quando a pessoa interessada envia suas informações e pagam sua ‘taxa de inscrição’, os hackers roubam seu dinheiro em vez de dar continuidade à oportunidade de emprego prometida.

Golpe IX: Cobrindo o lance para o crime – Estelionato em sites de leilões

Muitas vezes, os golpistas ficam à espreita em sites de leilões durante a época de Natal. Os compradores devem ficar atentos a oportunidades em leilões que parecem ser muito boas para serem verdadeiras, porque, muitas vezes, essas compras nunca são entregues.

Golpe X: Golpes de roubo de senhas

O roubo de senhas aumenta de maneira desenfreada no final do ano, pois os ladrões virtuais utilizam ferramentas de baixo custo para descobrir a senha das pessoas e distribuir programas mal-intencionados para gravar a digitação, conhecidos como “programas de captura de digitação” (ou keyloggers). Quando os criminosos conseguem acesso a uma ou mais senhas, eles passam a ter acesso irrestrito às informações bancárias e de cartão de crédito dos consumidores e podem limpar as contas em questão de minutos. Também é comum que eles distribuam spam da conta do usuário para seus contatos.

Golpe XI: Golpes de banco pela Internet

Os cibercriminosos induzem os consumidores a divulgar seus dados bancários, distribuindo e-mails com aparência oficial, supostamente das instituições financeiras. Eles solicitam que os usuários confirmem as informações das suas contas, inclusive nomes de usuário e senhas, avisando que as contas serão bloqueadas se não seguirem as instruções. Assim, é frequente que os criminosos vendam essas informações através de um mercado negro virtual. Nesta época de Natal, é comum que aconteça esse tipo de golpe já que as pessoas monitoram atentamente seus gastos e compras.

Golpe XII: Um resgate pelos seus arquivos – Golpes de “Ransomware”

Os hackers assumem o controle dos computadores das pessoas através de vários desses golpes, até mesmo atuando como sequestradores virtuais, roubando os arquivos dos computadores e criptografando-os, tornando-os ilegíveis e inacessíveis. O golpista sequestra os arquivos do usuário e exige o pagamento de um resgate em troca da devolução desses arquivos.

Comentários

comentários

Comentários (1)

  • Fique atento aos 12 Golpes Natalinos na Internet # 2 – Zero Hora | Tatuando Noticias diz: 1 de dezembro de 2009

    [...] clique para ver: Fique atento aos 12 Golpes Natalinos na Internet # 2 – Zero Hora [...]

Envie seu Comentário