Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Cuidado com os domínios de Camarões na web, alerta empresa de segurança

03 de dezembro de 2009 0
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.


Camarões (.cm), na África, superou Hong Kong (.hk) como o domínio mais arriscado da web, de acordo com o terceiro relatório anual da McAfee Mapeando os perigos da Web – os domínios mais perigosos do mundo. No extremo oposto, o domínio do Japão (.jp) é considerado o mais seguro, ficando entre os cinco mais seguros pelo segundo ano consecutivo.

O domínio da web com maior volume de tráfego do mundo, “comercial” (.com), saltou do nono para o segundo mais perigoso, ao passo que “governo” (.gov) é o domínio não vinculado a países mais seguro.

Perigoso por erro de digitação

Camarões, pequeno país africano que faz fronteira com a Nigéria, saltou para o primeiro lugar neste ano, com 36,7% dos domínios .cm representando riscos à segurança, mas nem sequer entrou na lista no ano passado. Como o domínio .cm representa um erro de digitação comum de quem pretende acessar o domínio .com, muitos cibercriminosos criam sites falsos que se aproveitam desses erros e levam a downloads mal-intencionados (conhecidos como typo-squatting), de spyware, adware e outros programas indesejados.

Após medidas rigorosas dos gestores de domínios de .hk para impor restrições aos registros relacionados a golpes no ano passado, Hong Kong caiu 33 posições, do domínio mais arriscado em 2008 para o 34º mais arriscado em 2009. Agora, apenas 1,1% dos sites de .hk representam risco, enquanto que, no ano passado, a proporção era de um site .hk arriscado a cada cinco.

Entre os domínios de países, República Popular da China (.cn) e Samoa Ocidental (.ws) estão entre os cinco mais perigosos nos últimos dois anos.

Domínios nacionais da Web (classificados do mais arriscado para o menos arriscado) Risco Geral em 2009 Risco Geral em 2008

1º – Camarões (.cm) 36.7%
2º – RP da China (.cn) 23.4%
3º – Samoa Ocidental (.ws) 17.8%
4º – Filipinas (.ph) 13.1%
5º – Ex-União Soviética (.su) 5.2%

Domínios nacionais da Web (classificados do menos arriscado para o mais arriscado) Risco Geral em 2009 Risco Geral em 2008

1º – Japão (.jp) .1%
2º – Irlanda (.ie) .1%
3º – Croácia (.hr) .1%
4º – Luxemburgo (.lu) .1%
5º – Vanuatu (.vu) .2%

O Brasil é o número 70 do ranking.

Outras conclusões do relatório “Mapeando os perigos da Web – os domínios mais perigosos do mundo” de 2009:

• Dos 27 milhões de sites e 104 domínios de nível superior avaliados pela McAfee para este relatório, 5,8% representam riscos à segurança – ou seja, são mais de 1,5 milhões de sites arriscados.

• Os sites registrados nos domínios da Web da Ásia-Pacífico são consideravelmente mais arriscados do que a Web em geral: 13% deles representam ameaça. Essa região contém tanto o segundo domínio mais arriscado (o da República Popular da China (.cn)), quanto o domínio mais seguro (Japão (.jp)).

• A Irlanda (.ie) é o domínio da Web mais seguro da Europa, com apenas 1% de sites arriscados.

Comentários

comentários

Envie seu Comentário