Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Usuários mostram seu lado verdadeiro em redes sociais, diz psicólogo

04 de dezembro de 2009 3
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

O psicólogo norte-americano Sam Gosling, da Universidade do Texas, divulgou os resultados de uma pesquisa que contrariam a opinião comum de que as pessoas criam para si um perfil idealizado na internet. Quando em redes sociais, revela o site do Daily Mail, os internautas costumam se dar a conhecer como verdadeiramente são.

A pesquisa do professor Gosling analisou 200 perfis das redes sociais Facebook, Bebo e Twitter.

– Eu fiquei surpreso com a descoberta porque o que se pensa é que as pessoas utilizam as redes sociais para criar uma visão melhor de si mesmas – declarou Gosling.

Segundo os resultados, em vez de dar um up na imagem pessoal, nas redes sociais aflora uma visão mais real da personalidade dos usuários. No final das contas, as redes sociais são utilizadas como mais um meio de comunicação, como o telefone, em vez de promover uma personalidade idealizada.

Além disso, acrescenta o pesquisador, como as pessoas costumam estar associadas a comunidades, as fotos que usuários consideram depreciativas, volta e meia acabam sendo postadas por outros usuários e sendo visualizadas e comentadas por todos os que pertencem à mesma rede de contatos.

Então, não adianta se achar no Orkut, gurizada. Cedo ou tarde cai a máscara.

Comentários

comentários

Comentários (3)

  • Twitter Trackbacks for Infosfera » Blog Archive » Usuários mostram seu lado verdadeiro em redes sociais, diz psicólogo [clicrbs.com.br] on Topsy.com diz: 4 de dezembro de 2009

    [...] Shortened Links Linking to the clicrbs.com.br page http://bit.ly/7B1vJb info   3 tweet [...]

  • Frau S. diz: 4 de dezembro de 2009

    Acho que, se a pesquisa fosse feita com perfis do orkut, os resultados seriam significativamente diferentes. Especialmente no Brasil, porque não consigo acreditar que não seja verdade que a maioria dos usuários (quem sabe os miguxos, para ser mais específica) faz das redes sociais um meio de auto-promoção. Ademais, as tais fotos “depreciativas” muitas vezes significam algo do tipo “vejam só como sou descolado!”. Ou seja, também é uma forma de “se achismo”, de idealizar um perfil que enfeita a realidade. ;)

  • Twitter Trackbacks for Infosfera » Blog Archive » Usuários mostram seu lado verdadeiro em redes sociais, diz psicólogo [clicrbs.com.br] on Topsy.com diz: 4 de dezembro de 2009

    [...] Infosfera » Blog Archive » Usuários mostram seu lado verdadeiro em redes sociais, diz psicólogo wp.clicrbs.com.br/infosfera/2009/12/04/usuarios-mostram-seu-lado-verdadeiro-em-redes-sociais-diz-psicologo – view page – cached « Nintendo DS ganha livros eletrônicos e vira o e-reader infantil Criminosos sexuais são excluídos de redes sociais em Nova York » [...]

Envie seu Comentário