Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Guerra comercial dos browsers na UE está perto do fim

08 de dezembro de 2009 22
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.


A União Europeia e a Microsoft estão prestes a encerrar um capítulo de 10 anos de disputas em função do navegador Internet Explorer (IE), presente no sistema operacional da gigante da informática, o Windows. A Opera, também desenvolvedora de um navegador, homônimo, apresentou uma queixa contra a MS pela pré-instalação do seu próprio browser no Windows.

Tentativas de acordo se seguiram, além de multas e disputas judiciais. Agora, a novela está próxima de um final.

Segundo o jornal britânico The Tepegraph, a agência internacional de notícias Reuters obteve a informação sobre o desfecho da disputa com uma fonte próxima do assunto.

E como fica o IE? O leitor atento do Infosfera vai lembrar-se de que a última proposta era uma tela em que os navegadores seriam oferecidos. A polêmica seria o critério para a ordem em que as alternativas ao navegador da Microsoft seriam apresentadas, junto com o IE, claro.

Sugeriu-se por fatia de mercado – RECUSADO por contrariam justamente o espírito da medida, não favorecer o IE que, em tese, teria se tornado o mais utilizado se valendo a pré-instalação. A ordem alfabética de software também foi RECUSADA – favoreceria o Google e seu Chrome. Por último, ordem de desenvolvedor. Outra alternativa RECUSADA, principalmente pelo fato de que não favoreceria o usuário de Windows – o Apple Safari seria o primeiro colocado.

Como ninguém queria dar o braço a torcer e admitir que queria ser o primeiro da lista, o critério será a composição aleatória da lista.

Vai ser bom? Vai ser ruim? Eu confesso que, depois de todos os debates, já nem sei mais. É uma pergunta que leva diretamente à questão: qual o melhor navegador? Esse é o que deveria ser o primeiro, certo? Ou então, como argumentaria o colega André Crespani, a Microsoft tem o direito de colocar um programa dela num sistema operacional dela.

Pelo menos o pior dos temores não se concretizará, que é o usuário ficar sem qualquer browser no seu sistema operacional. Segundo o Telegraph, na sua primeira tentativa de acesso à internet, a tela será exibida, oferecendo um navegador.

Comentários

comentários

Comentários (22)

  • Lelo diz: 8 de dezembro de 2009

    O sistema operacional é da MS, e o navegador IE é gratuíto, qual é o problema? Nada mais justo que a MS disponibilizar seus próprios produtos dentro do Windows… Assim como acontece com Outlook Express e MSN. Cabe a cada um de nós escolher seu navegador, eu atualmente uso o Firefox.

  • Thiago diz: 8 de dezembro de 2009

    Daqui a pouco a MS vai entrar com um processo semelhante contra as distros Linux porque os mesmos vem com o FF! Concordo com a colocação que a MS coloca o que ela quiser no que é dela e ponto final!!! E para mim, o Opera é melhor que o FF e o IE juntos.

  • Lucas diz: 8 de dezembro de 2009

    Sinceramente, eu gosto muito do opera e do firefox, odeio o IE, porém acho que a microsoft sendo criadora do sistema operacional está no direito de instalar qualquer software criada pela empresa.

  • Flavio diz: 8 de dezembro de 2009

    Levando em consideração que a Microsoft monopoliza tudo eu não acho justo nos sermos obrigado a utilizar o IE mesmo por que não é considerado o navegador mais seguro, um bom exemplo é o Linux que não nos obriga a utilizarmos nada e o que é melhor open source você faz suas escolhas nada mais justo cabe ao brasileiro mudar seus pensamentos e atitudes já que todos reclamam da pirataria mais a maioria tem medo das mudanças e continuam a usar SO da Microsoft pirata….

  • Eduardo Vieira diz: 8 de dezembro de 2009

    Concordo com o Lelo. É justo o IE encabeçar a lista. Já foi uma tremenda vitória a a disponibilização de instalação de outros navegadores dentro do sistema operacional, mas como tudo nesse mundo, as coisas entravam por melindres de interesses ridículos em detrimento do dinamismo e do que importa para o usuário.

  • Antônio diz: 8 de dezembro de 2009

    Essa discussão sobre a ordem dos navegadores é um insulto ao usuário. É dizer que o consumidor não tem a capacidade de escolher por si o seu browser favorito. É imaginar que as pessoas escolherão esse ou aquele em função da ordem na lista.
    E só para argumentar: incluir o IE no Windows é a coisa mais normal e certa do mundo. Afinal o Google não direciona o usuáro para os seus serviços quando fazemos o login no Gmail? lá estão as opção para o Picasa, Google Docs, Orkut, ect…

  • Fernando diz: 8 de dezembro de 2009

    E o Chrome OS? Vai dar problema na UE por vir com o navegador próprio? É muita frescura dessa gente, credo.

  • marcio diz: 8 de dezembro de 2009

    concordo que, sendo a microsoft a dona do SO coloque a M.. que queira la(não vai fazer diferença mesmo heheheh), mas entendam… seria como, na economia, fizéssemos dumping e outra.. tentem no xp, desinstalar por completo o IE.. o sistema da pau pois tem vários programas que dependem das bibliotecas dele e tal.. a ordem que vai aparecer os nomes, parece coisa de criança.. quanto a MS processar o linux ou uma distro qualquer, bem primeiro eles tem que fazer um navegador de código aberto que seja compilável no linux pra exigirem algo. sou a favor de eles terem que abrirem o código de vários de seus programas para aumentar-mos a interoperalidade entre eles..

  • Fabio diz: 8 de dezembro de 2009

    Concordo com algumas opiniões onde a microsoft como criadora do SO, escolhe e instala o navegador que quiser, até estou usando o IE 8 que deu uma boa melhorada, mas continuo usando o fire fox tambem, pra mim são os melhores, mas em velocidade o crhome ainda é imbativel, minha opinião.
    Abraço a todos.

  • Daniel Perottoni diz: 8 de dezembro de 2009

    Na minha opinião, usando o Window$ podemos escolher qualquer navegador, e todos eles são suscetíveis a vírus. Tudo vai do gosto da pessoa. Eu tenho 4 instalados no meu note, IE8, Firefox 3, Safari 4 e o Netscape 9 e utilizo eles, conforme minha vontade. Discutir se a MS pode ou não bloquear outros browsers no seu SO acho perda de tempo, pois com certeza, se eles fizerem isso além de estarem regredindo estarão dando um tiro no “pé”, ainda mais com a expansão do Linux andando como está.

  • Marcel diz: 8 de dezembro de 2009

    Acho que não tem problema a MS instalar o seu navegador no seu SO, desde que de pra desintalar sem dar problemas que nem acontece no XP ta bom, o resto é besteira e cada um usa o navegador que preferir. Eu uso Firefox!

  • Siciliano diz: 8 de dezembro de 2009

    isso é de uma babaquice sem tamanho. Onde ja se viu a Volkswagen sendo obrigada a fornecer opções de motores diferentes do dela. Ou A Brastemp oferecer o sistema de congelamento frost free da Eletrolux. Tem coisa que é perda de tempo. Concordaria se a Microsoft impedisse alguem de baixar outro, mas isso nao acontece.

  • Hugo Estevam diz: 8 de dezembro de 2009

    Não sei como que esse processo foi levado adiante…Deve ter muita coisa oculta que não sabemos. Ninguém é obrigado a usar o IE como muitos dizem, você só usa se quiser. Se não quiser baixa outro browser e instala. Agora me digam, como alguém vai poder escolher um browser se nem ao menos tem um para acessar a internet e fazer o download???
    Como que no linux posso instalar o Chrome se não tiver um browser pré instalado???
    Com certeza na UE tem um cabeça que deve ser fanático por open-source e ser meio magoado com a Microsoft $$$
    Lamentável…

  • Claus diz: 8 de dezembro de 2009

    Hugo,

    Com certeza a microsoft deverá disponibilizar todos os browsers para instalação, pois não teria sentido simplesmente enviar um link.

    Quanto à finalidade de tal decisão, acho de pouca utilidade hoje em dia, já que a maioria dos usuários tem acesso à internet e seus próprios gostos. Isso seria importante há 10 anos atrás, mas hoje sem sentido. Temos muuuuuito mais possibilidades e informação que antigamente.

  • Etnã diz: 8 de dezembro de 2009

    Eu uso há mais quase 11 anos o Opera, desde a sua versão 3. O pior da Microsoft, do Windows é que ele não vem com a possibilidade posterior de se DESINSTALAR a porcaria do IE.

    Outro comentário é que tanto o Firefox como o IE na sua última versão copiaram o melhor do Opera, como abrir por abas, salvar sessão (Firefox não tem ainda) abrir as últimas janelas quando inicializar, (isso sim, economiza muito tempo) e ainda, o Opera é o melhor no carregamento de imagens, SEM COMPARAÇÃO.

    O melhor. Já esta na versão 10.10, ou seja é 10 duas vezes ou 10×10=100

  • Etnã diz: 8 de dezembro de 2009

    Tem outra também, as distribuições gratuitas de Linux, não estão nesta e não precisa, pois são gratuitas, mas a maioria vem com a porcaria do Firefox (horrível por sinal)

  • Eduardo diz: 9 de dezembro de 2009

    Não concordo !

    “… Onde ja se viu a Volkswagen sendo obrigada a fornecer opções de motores diferentes do dela. Ou A Brastemp oferecer o sistema de congelamento frost free da Eletrolux. Tem coisa que é perda de tempo….”

    O IE está para o Windows, não como o motor para um carro. Seria mais ou menos como você ser obrigado a usar o sabão M$ na sua lavadora M$. Ou, obrigado a usar gasolina M$ no carro M$. :(

    Mesmo sabendo que a gasolina é batizada e o sabão não faz espuma !!!!

    Ainda bem que a M$ não faz Maq de lavar, geladeira ou automóvel!!!

  • Twitter Trackbacks for Infosfera » Blog Archive » Guerra comercial dos browsers na UE está perto do fim [clicrbs.com.br] on Topsy.com diz: 10 de dezembro de 2009

    [...] Infosfera » Blog Archive » Guerra comercial dos browsers na UE está perto do fim wp.clicrbs.com.br/infosfera/2009/12/08/guerra-comercial-dos-browsers-na-ue-esta-perto-do-fim/ – view page – cached A União Europeia e a Microsoft estão prestes a encerrar um capítulo de 10 anos de disputas em função do navegador Internet Explorer (IE), presente no sistema operacional da gigante da… Read moreA União Europeia e a Microsoft estão prestes a encerrar um capítulo de 10 anos de disputas em função do navegador Internet Explorer (IE), presente no sistema operacional da gigante da informática, o Windows. A Opera, também desenvolvedora de um navegador, homônimo, apresentou uma queixa contra a MS pela pré-instalação do seu próprio browser no Windows. View page [...]

  • Infosfera » Blog Archive » #57 – Pirataria que faz chorar e downloads que dão cadeia diz: 11 de dezembro de 2009

    [...] Google Chrome – será uma ameaça ao nosso amado Firefox? Também comentamos mais um capítulo da saga do Internet Explorer na União Europeia, o chamado “IE na [...]

  • Florberto diz: 12 de dezembro de 2009

    A microsoft, a apple a a google estarão safos se se aplicar o direito de instalar o que quiser no proprio sistema operativo pois ambos as empresas possuem e vão possuir sistemas proprios…
    o firefox e o opera é que vão ter que concorrer um com o outro pois os dois são clandestinos….:P

    A microsoft tem todo o direito em fazer o que quiser com os seus produtos, como o determinante indica….”SEU” produto….é dele…

    Abraços

  • Ferna Lima diz: 13 de dezembro de 2009

    “Ou então, como argumentaria o colega André Crespani, a Microsoft tem o direito de colocar um programa dela num sistema operacional dela.”

    Nos EUA e outros países desenvolvidos, as regras e leis são diferentes para empresas grandes e empresas pequenas, para não prejudicar a concorrência. Pode parecer injusto essa decisão, obrigar a fazer propaganda do concorrente, mas, não é.

  • Andrei Luiz Marques diz: 4 de maio de 2010

    Eu ja usei IE, opera chrome e o FF que é o que uso, por dentre vários motivos que certos navegadores (não mencionando o que acompanha o SO Windows… claro) vejo e sinto muito que o tanto o opera e o firefox são os mais estáveis…

    Embora o opera é mais voltado pra aparência o firefox rebate com seu desempenho e também por tudo o que ele oferece!

    Apenas esta última atualização do FF 3.6 beta da umas travadinhas locas, mas nada de panico, pois ela logo fecha e abre sem perder nada e rápido.

    Eu ODEIO o IE, pois além dele se peidar todo para abrir uma nova guia, ele é todo tanço.

Envie seu Comentário