Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

[Dicas] nove passos básicos para a compra de eletrônicos

17 de dezembro de 2009 1
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

Final de ano. Naturalmente, muita gente vai às compras atrás de eletrônicos – computadores, videogames, acessórios. Por isso, este post. Vamos tentar reunir algumas dicas de compras para não entrar em frias.
           
1. Espere a maré baixa: Em primeiro lugar, recomendo esperar passar toda a correria para as lojas antes do Natal e deixar para comprar nas queimas de estoque pós o 25 de dezembro. Elas sempre acontecem.
           
2. Pesquise, pesquise, pesquise (in door): Você não precisa gastar sapato para pesquisar produtos e preços. Comece na internet, fazendo buscas pelo produto que você está interessado. Leia avaliações, críticas, problemas encontrados. Tudo isso vai ajudar a se preparar para a compra.
           
3. Pesquise, pesquise, pesquise (out door): Na hora de sair para as ruas, não tenha pressa. Haja como se não fosse fechar o negócio no dia. “Vou dar uma olhada e qualquer coisa volto depois” é o seu bordão.
           
4. Pergunte a outros usuários: Se você conhecer alguém que já tem um aparelho similar, bata um longo papo sobre o produto.
           
5. Faça uma lista de perguntas para a loja: Se você vai comprar um eletrônico, insista em suas dúvidas. Vamos imaginar um produto, por exemplo, um gravador digital de voz (sei que não é o que vocês talvez estejam procurando, mas é o que eu consegui pensar) que perguntas seriam apropriadas? Segue uma lista:
           
• Como funciona? A pilha, bateria própria? Quanto tempo dura uma carga, ou uma pilha?
• Como extraio dados dele? Já vem com os cabos?
• Quais os recursos? Rádio FM, toca MP3, armazena outros dados além de áudio?
• Em que formato os arquivos são gerados?
• Existe algum software para extrair os arquivos?
• Qual é a capacidade de armazenamento? Tem memória expansível?
• É compatível com quais sistemas operacionais? (Windows, Mac, Linux)
• Quanto tempo de garantia?
           
6. Deguste o aparelho: No seu papel de “comprador chato”, vale muito a pena pedir para olhar o produto. Pegue. Dê uma boa olhada em todas as entradas que existem (mini USB, fones de ouvido, etc). Faça novas perguntas, do tipo – para que serve isso? Aproveite para conferir todos os cabos e demais acessórios.
           
7. Compare com outros similares: Muitas vezes são oferecidos aparelhos de marcas diferentes numa mesma seção da loja. Aproveite e peça uma explicação das características de cada um.
           
8. Não esqueça de ver o manual: Se o vendedor se dispôs a abrir a caixinha, aproveite para dar uma conferida no manual. Nele você detalha informações como compatibilidade com sistemas operacionais, funções, etc.
           
9. O resto é pechincha: Sempre vale dar aquela chorada, certo?
           
Espero que as dicas tenham servido. Como esclarece o primeiro item acima, a ideia é ajudar em todas as suas aquisições, em qualquer época do ano.

Comentários

comentários

Comentários (1)

  • Blumenópolis » Blog Archive » _Jornal de Santa Catarina(RBS)161209 – Blumenau diz: 17 de dezembro de 2009

    [...] [Dicas] nove passos básicos para a compra de eletrônicos [...]

Envie seu Comentário