Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Ajude a remodelar a aba inicial do Firefox

28 de dezembro de 2009 0
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

 
O que jaz na página inicial do seu browser? Seu portal favorito, seu e-mail, o mesmo site de quando você instalou o navegador, miniaturas da últimas páginas navegadas? Seja o que for, a Mozilla quer recriar este espaço com informações diferenciadas sobre o internauta.
                  
E para bolar a nova Home Tab do navegador de internet Firefox 4 ela está recorrendo aos próprios usuários.
                  
Através do Firefox 4 Design Challenge – The Home Tab, a fundação por trás do navegador open source busca novas ideias para deixar o espaço mais interessante.
                  
Já existem possibilidades de Home Tabs por aí. Quem abre o Chrome ou o Opera se depara com as últimas páginas navegadas. Há quem utilize os serviços do Google já de cara, mantendo URLs de Gmail, Google Docs, Google Schedule ou tudo isso junto no iGoogle, no botão de Home Page.
                  
A ideia da Mozilla, no entanto, é ir além desses usos já tradicionais, salienta o site LifeHacker.
                  
No lançamento do “concurso”, os engenheiros da Mozilla salientaram que uma das intenções é oferecer informações sobre o usuário a partir de dados fornecidos pelo browser. É citado como exemplo o add on “about:me”, protótipo de um provável recurso futuro do Firefox.
                  
Com o “about:me” instalado é possível acessar dados de navegação como sites mais visitados, visitas em horas específicas e downloads. Tudo com atalhos para acesso aos sites citados, claro. Abaixo, você confere como as informações são exibidas, basta instalar a extensão e digitar “about:me” no campo de endereços do browser (o post segue após a imagem).
   
                  
Me parece uma boa procurar diversificar a página inicial, mas não vejo muita utilidade em acessar estatísticas pura e simplesmente já no início da navegação.
                  
Agora, os dados do “about:me” poderiam servir para outros usos interessantes. Por exemplo, se houvesse uma aba rapidamente acessível na qual os hábitos de navegação não fossem exibidos em números, mas ilustrados. Digamos que você sempre acesse determinados sites ao meio-dia, como um serviço de busca de restaurantes. Quando chegasse neste horário, a aba automaticamente exibiria o site, ou talvez miniaturas dos sites.
                  
Que tal? Mande sua ideia também, para a Mozilla e para nós, nos comentários.

Comentários

comentários

Envie seu Comentário