Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
clicRBS
Nova busca - outros

Games memória: jogando fliperama na praia

15 de janeiro de 2010 37
The following two tabs change content below.

Chegou o verão e se aproximam as férias (as minhas, pelo menos). Então, resolvi lembrar algo que marcou os meus verões e o de muita gente – os fliperamas de praia. A alternativa perfeita para um branquelo como eu dar um tempo entre um futebolzinho na areia e um jacarezinho no mar.
 
Nem sei se ainda existem fliperamas na praia. Estava debatendo o assunto com o colega Leonardo Ponso, do site de Verão, que inclusive ajudou a moldar a ideia para esse post. Faz tempo que não vou em algum “fliper”, ainda mais no Litoral. Lembro que, em certa época, os shoppings tinham boas casas de games, com jogos recentes e tudo. Mas quero falar daqueles fliperamas roots, com montes de máquinas antigas, jogos da velha guarda e alguma ferrugem da maresia.
 
Selecionei os 10 games que eu mais jogava. Saudosistas, acrescentem suas recordações nos comentários.
 
Toki

Meu irmão era viciado nesse. O jogador comanda um macaco que cospe bolas de energia (ou fogo) pela boca e precisa enfrentar outros macacos maus e toda sorte de bicho peçonhento. O objetivo, no fim, é voltar ao aspecto humano e (novidade) salvar a amada indefesa.
 
Double Dragon

Clássico de luta plataforma. Difícil pacas, dava para gastar algumas fichas dando sopapos com os irmãos Billy e Jimmy. Destaque para a possibilidade de tomar e utilizar as armas dos inimigos – bastões, canos, nunchacos e por aí vai.
  
Cruis’n USA

Esse game de corrida é muito legal, eu jogava direto com minha noiva. O mais interessante é pegar uma caminhonete estilo agrária e sair por aí em baixa velocidade – constância que garante a vitória. Dando dois “pisões” no pedal do acelerador, o carro empina só nas rodas traseiras.
  
Air Hockey

Não é game eletrônico, mas era febre nos flipers. Uma mesa com um disco suspenso por ar, onde o objetivo era fazer o gol no adversário. Na real, só hoje descobri que se chamava “Air Hockey”; embora jogasse bastante, nem sabia que essas mesas tinham nome.
 
Teenage Mutant Ninja Turtles

Definitivamente, o primeiro game que eu viciei. Jogava horas no arcade, depois no Phantom System. Nem vou falar muito porque, um dia, esse jogo vai ganhar um “Games memória” próprio. Por hora, vale recordar a possibilidade de controlar qualquer uma das quatro diferentes tartarugas, com habilidades específicas, e das máquinas com quatro controles – onde dava para jogar com a turma toda na tela.
 
Area 51

Game de tiro para jogar com a pistola. Sangueira (e melecas) espirrando na tela enquanto se mata os alienígenas na famosa área secreta de estudos de seres extraterrestres do governo norte-americano.
  
Sonic Blast Man

Esse personagem teve um jogo de luta versão plataforma para Super Nes que eu gostava bastante. Mas, no fliperama, a máquina era um suporte acolchoado que o jogador esmurrava usando uma luva de boxe – e que media a força dos golpes. Sempre fui meio raquítico, mas era divertido disputar com os amigos para ver quem dava o soco menos ridiculamente fraco.
 
Marvel Vs. Capcom

O meu jogo de luta um-contra-um preferido. Já falei dele um pouco na série Games memória: Street Fighter. O grande atrativo é a mistura dos herois clássicos da Capcom – de Ryu a Mega Man – com os personagens dos quadrinhos da Marvel – Venom, Hulk e cia.
 
Sunset Riders

Jogo parecido com o das tartarugas, mas com caubóis. O jogador escolhe um dos quatro pistoleiros e sai na caçada dos criminosos – e das consequentes recompensas. Cada personagem tem seu estilo de arma.
 
Moonwalker

Clássico dentre os clássicos de arcade. Michael Jackson parte em uma nobre missão: ajudar a salvar criancinhas ameaçadas por gângsteres. Se bem me lembro, assim como no Mega Drive, o astro do pop se transforma em robô durante a aventura no fliperama.

Comentários

comentários

Comentários (37)

  • Jonas diz: 15 de janeiro de 2010

    gastei muitas fichas no Cadilacs & Dinossaurus.
    Resposta: Bah, muito bem lembrado! Tava na lista e acabei esquecendo depois. E ainda tinha aquele outro – também da Capcom – que dava para comandar um bebê em um robô, uma múmia, um ninja… Não lembro o nome.

  • monique diz: 15 de janeiro de 2010

    Bom, tenho que admitir… o meu noivo (André Crespani) é muito bom no fliperama. Ganhou quase todas de mim no Cruis’n USA (pra não dizer todas). Acreditem ” ele não me pagou nada para dizer isso”!!! Esse tipo de programa é uma boa pedida no verão e, principalmente, na praia.

  • Ismael diz: 15 de janeiro de 2010

    Captain Commando !

    Eu jogava um monte, jogava e ainda jogo(agora no emulador) muito bem com o Ninja(Ginzu).

    Não como os caras que jogavam com o Mack(múmia) que permitia várias manhas.

    O Double Dragon eu jogava na época de lançamento, é sou velho :D .

    Cheguei a terminar 33 vezes, depois parei de contar. Claro, antes tive de investir muitas fichas no treinamento.

    Acho que um que faltou citar mesmo é golden axe e final fight. Clássicos totais. E Esse último sim, que jogo difícil.

    Fliperama é uma coisa que sinto falta, o clima era muito legal, apesar do perigo de alguns lugares.

    Eu ia tanto ali no chinês que ainda existe na vigário que fazia tipo uma turma de gente que se conhecia só de ir ali.

    Bons tempos.
    Resposta: Bah, também adorava fliperama, mesmo que muitas vezes, sem grana pra ficha, ficasse só olhando os outros jogando. O Final Fight (que tu citou) eu joguei mais no Snes – aliás, foi um dos motivos para eu comprar o console na época.

  • Carlos Soares diz: 15 de janeiro de 2010

    Tinha também o “Final Fight”. Eu gostava de jogar com um baita alemão que dava voadora com os dois pés e chave de perna no pescoço dos caras.
    Resposta: Esse cara aí era o Hagar. Eu gostava mais de usar o Guy – o japinha de vermelho.

  • Diego diz: 15 de janeiro de 2010

    Ta ai uma questão interessante, pois na maoiria dos shoppings existe um local com jogo eletronicos, mas não é a mesma coisa que os bons e velhos “flipers”. Quanto as praias ta ai outra situação que me intriga, eu não tenho mais achado fliperamas na praia que vou, parece que as lan houses sumiram com os fliperamas, deu uma saudade de jogar agora… hehehehe…
    Mas falando nos jogos, podem ser bobos, mas tem dois que eu gostava de jogava direto:
    - Adventure Island
    - Altered Beast
    Gastei muitas fichas com esses… hehehe…
    Resposta: Pois é, não vi mais, e nem sei mesmo se ainda existem os fliperamas de praia. Esse games que tu citou eu também gostava, mas joguei nos consoles – no Snes e no Mega Drive, respectivamente.

  • Lu diz: 15 de janeiro de 2010

    Bah, Moonwalker e Cruisin’ USA… Quanto pila gasto em ficha, hehehe… Eu acrescentaria o arcade dos Simpsons, que também me roubou muitas horas de mar… E na época eu ainda pagava o mico de ser a única guria na fila pra jogar e ficar todo mundo olhando se eu ia jogar direito :P
    Resposta: Simpsons foi o segundo jogo de arcade que eu viciei. Um dia apanhei do meu irmão porque gastei um saco inteiro de fichas dele aqui em Porto Alegre. Mas na praia não tinha :/

  • filipe diz: 15 de janeiro de 2010

    Aquele do bebê com robô era genial “Capitão Comando” ou coisa do tipo, cadillac também era genial, muitas fichas gastei também no “the king of fighters 98″, e naquele de tiro de velho oeste acho que o console era 3do… que parecia um filme…
    uma constatação que vejo é que a maioria dos games hoje, é para 1 jogador apenas, ou multiplayer online… (a não ser os de esportes, luta corrida)… isso está acabando com aquela magia de juntar a gurizada na sala pra jogar… hoje com HD seria muito mais legal ver 4 carinhas na tela quebrando tudo no melhor estilo “final fight”, e até pra dividir a tela hoje é mais fácil com mais resolução…
    Resposta: Esse do tiro era o Mad Dog McCree, muito bem lembrado!

  • Guilherme diz: 15 de janeiro de 2010

    Como eram bons os tempos de veraneio em Capão no inicio da década de 90, nossa infância e adolescência foi mesmo muito diferente do que vivem os infantes e jovens atuais. Para quem vinha do interior os fliperamas eram templos sagrados.
    Cruiser USA 1 foi fantástico, The Punisher(O Justiceiro),Samurai Shadow 1(melhor que Street Figther 2) Shinobi.
    Resposta: Bah, o Justiceiro eu também curtia bastante. Mas não tinha no meu fliper de praia, heeheh.

  • Rodrigo diz: 15 de janeiro de 2010

    Faltou o Golden Axe! Esse me fez torrar várias mesadas! Fora outros tantos como after burner, 1943, etc…
    Resposta: Golden Axe eu joguei mais no Mega Drive. E o 1943 no meu bom e velho Phantom System…

  • Ricesp diz: 15 de janeiro de 2010

    O jogo do bebê, ninja, etc. é o Captain Commando…

    Aliás estou jogando muito uma verdadeira jóia em jogos de futebol para Ps2. O Football Kingdom. É em japonês da NANCO, mas em 2004 já tinha movimentos em 360o. passes manuais e um gráfico do maracanã de dia simplesmente impressionante! dou risada quando dizem que o WE/Pes ou o Fifa chegaram no limite gráfico do PS2… A modelagem dos jogadores (em zoom, repetições, etc.) é ruim, mas o gráfico no campo com os jogadores é de babar!
    Resposta: Isso mesmo. Esqueci justamente do personagem que dá nome ao game :/ Vou dar uma procurada nesse futebol aí, o PES tá enchendo um pouco, já. Valeu!

  • Giovani diz: 15 de janeiro de 2010

    Bah, show de bola essa compilação. O primeiro (do macaco) eu conhecia como “Ju-Ju” :) mas tem um ali que eu não lembro (acho que nunca joguei Sunset Rider). Enfim, a seleção ta muito boa, mas ainda faltou alguns clássicos pra mim, que jogava SEMPRE, como Street Fighter 2, Final Fight, Samurai Shodown (1 e 2), Mortal Kombat (1, 2 e 3), Cadilacs and Dinossaurs, G-Loc, Knights of the Round, e não da pra deixar de lado o Pac-Man e as máquinas de Pinball :)
    Resposta: É, Ju-ju Densetsu é o nome japonês do game do macaco, Giovani. Desses que tu citou, muitos e gosto também – mas nem todos tinham no meu fliper da praia. As máquinas de pinball – embora eu gostasse de jogar nos games consoles – nunca foram meu forte.

  • Edu – Oasis Beach diz: 15 de janeiro de 2010

    Tenho 29 anos e aqui onde veraneio desde piá, Oásis Sul, os clássicos eram o Double Dragon, Turtles Ninja, Simpsons, Karate Champ, Ghouls’n Ghosts, Gladiator (very hard), Ju Ju, E-swat, Pit Fighter (joguei muito), Street Fighter 2, Sunset Riders e por aí vai… Detalhe: Eu e meu primo eramos tão “viciados” em fliperamas que o cara abria as 10h, mas a gente já tava lá as 9h esperando abrir, isso porque o dono guardava as fichas num saco de tecido que tinha um furo e quase sempre caiam fichas na porta de entrada. A gurizada já sabia e começou a chegar cedo tambem pra tentar pegar umas fichas de graça. Atualmente estou montando uma máquina de fliper em casa, vou começar a jogar com meu filho. Comprei os controles (tipo arcade) e já tenho os jogos de todos os emuladores! Só falta montar o gabinete. Parabéns ótima matéria!!!
    Resposta: Bah, valeu, Edu. E muito legal ter uma máquina em casa! Pit Fighter é outro clássico que eu jogava bastante. Abraço.

  • Alex diz: 15 de janeiro de 2010

    Lembro de jogos muito mais antigos, Jungle Hunt p. exemplo.

  • Vinicius diz: 15 de janeiro de 2010

    Posso estar enganado, mas no Cruis’n USA o carro não empinava, isso era no Cruis’n World! Mas esses já eram do fim da minha vida de freqüentador de flíper, então não dá para confiar muito.

    Torrei MUITA mesada com Street Fighter II’ Champion Edition, com as versões piratas malucas e no Mortal Kombat também! E em todas as versões do Super Sidekicks!
    Resposta: Acho que empinava nos dois, Vinícius, porque do World eu não gostava muito – e joguei pouco -, e mesmo assim lembro de jogar empinando o carro muitas vezes. E Super Sidekicks também foi uma boa lembrança; era frustrante quando tu perdia o jogo por ter empatado a partida.

  • Edu – Oasis Beach diz: 15 de janeiro de 2010

    André, seria legal tu fazer uma matéria sobre jogos antigos (fliper ou videogames), que não fsão muito conhecidos mas que são ótimos de jogar. Descobri ótimos jogos por causa dos emuladores, nem todos chegaram em nossos flipers ou locadoras… Abraço.
    Resposta: Sugestões de títulos?

  • Fabricio de Carvalho diz: 15 de janeiro de 2010

    Ih esses jogos tao muito modernos. Eu sou do tempo de Space Invaders Phoenix, Decathlon, Fantastic, Columbia, Asteroide, Galactica, kong, tinha um do Tarzan, jogos de carrinho e mais as maquinas de bolinha que davam tilt. Nao me lembro mais, mas tem muito mais antigos do que estes que tu falou
    Resposta: Ah, certamente tem mais antigos. Mas não eram os que eu jogava na praia, hehehehe. Esse aí (alguns, pelo menos) joguei muito no Atari.

  • Glauber diz: 15 de janeiro de 2010

    Muito bom esse post, deu saudade dos tempos de guri.
    Outro game de fliper que era viciante (gastei muitas fichas, hehehe): Vendetta. Estilo Final Fight, porém, dava pra escolher entre quatro personagens.
    Resposta: Esse acho que não conheço, vou ter que dar uma conferida.

  • Mau diz: 15 de janeiro de 2010

    “Moon Patrol”, viciante jogo que tinha no Fliper de Tramandaí… mas frequentava o de Imbé todas as noites do verão, era obrigatório ir com a galera antes de começar a noitada!

    Além dos já citados pela gurizada, ainda recordo dos clássicos do Arcade:

    “Pit Fighter”
    “Mad Dog McCree”
    “Terminator 2: Judgment Day”
    “Virtua Cop”
    “Hat Trick Hero”
    “NBA Hangtime”
    “Power Spikes (Vôlei)”
    “Stargate (Pinball)”
    “Crime Fighters”
    “E-Swat – Cyber Police”
    “Gladiator”
    “Green Beret”
    “Magic Sword”
    “Ninja Gaiden”
    “1942″
    “Afterburner”
    ” Vampire Hunter 2: Darkstalkers Revenge”
    “Out Run”
    “Daytona USA”
    “GP Rider”
    “Power Instinct”
    “Raiden Fighters”
    “Robocop 2”
    “Samurai Spirits”
    “Smash T.V.”
    “The Combatribes”
    “The Simpsons”
    “Vigilante”
    “World Heroes”

  • Ismael diz: 15 de janeiro de 2010

    Vendetta é show, da Konami, também podia ter o nome de Crime Fighters 2. Mas na verdade era tipo um remake mais moderno.

    Crime Fighters é um dos jogos mais ladrões de todos os tempos. Tu parado, sem apanhar, sem caminhar, nada… tu já perde energia.

    Dependendo da dificuldade ajustada acho a energia ia tão rápido que não tinha como acabar a fase vivo, mesmo que não tomasse um soco :D.

    Recomendo o Vendetta, é bem mais justo e moderno. E é bem divertido, além da jogabilidade, tem muita coisa de humor.

    Ambos são da Konami.

    Baixa para o Mame, só para avaliação, claro 0:] . Se mexer nas configurações da Rom, pode setar para máquina de 4 jogadores, pancadaria generalizada e divertida :D .

  • Rodrigo Santin diz: 15 de janeiro de 2010

    Faltou o SUPRA SUMO dos clássicos , street fighter 2, lembro a primeira vez que vi a máquina no fliper de oásis , eram multidões que se formavam para ver o jogo da máquina de “6 botões” , nossa que tempo maravilhoso… torrava toda mesada naquele fliper que hj nem existe mais… é uma pena , mas hj os videogames superaram as maquinas de fliper e nos resta apenas a nostalgia, belo post. parabéns
    Resposta: Valeu Rodrigo, Street é master. Se tu ainda não viu, dá uma olhada aqui no blog na sequência do Games memória sobre o SF, reconstrução histórica do clássico.

  • Glauber diz: 15 de janeiro de 2010

    Sobre a sugestão do Edu: Um jogo de luta bem antigo, também no estilo de Double Dragon e Final Fight: Gang Wars. Quando eu tinha uns 9/10 anos esse joguinho fazia fila no fliper da minha cidade.

    Conheço pouca gente que jogou ele, mas pra época era bem legal.

  • Rod diz: 15 de janeiro de 2010

    Todo mundo falou em classicos que todos jogamos, mas acho que faltou Super Monaco GP. Arcade incrivel, graficos animais, o unico problema era jogar so em Monaco, mas era tao dificil que nem teria como jogar em outra pista. Se nao me engano tinha o Senna, o Prost e o Mansell pra escolher. Quem foi guri nos anos 80 e ia no flipper de Capao onde hoje fica o Mercado Becker vai lembrar!

  • Leonardo Braga diz: 15 de janeiro de 2010

    Vigilante, Vendetta, Afterburner, Out Run, Golden Axe!
    Parabens!!
    Resposta: Valeu!

  • Arnaldo diz: 31 de março de 2010

    olá pessoal…
    se alguém puder me ajudar, estou procurando máquina de Pinball (o jogo da bolinha d aço)…. assim como vocês..tive a minha época mas gostava de Flipper.
    agradeço a ajuda
    abraço a todos
    Resposta: Se for para comprar, Arnaldo, acho que tu encontra procurando na internet. Se for para jogar, ainda tem nos fliperamas.

  • Kico Lopes diz: 24 de maio de 2010

    Gostava tanto de fliper q meu sonho era ter uma máquina em casa…tanto sonhei q conseguí comprar minha própria arcade,também gastei uma grana q poderia comprar um XBOX 360 para comprar uma placa mãe com todos os jogos da neo geo e capcom,309 no total…só de street fighter são 28 títulos e me divirto muito em casa com ela,meus amigos também ,hehehe…abração
    Resposta: Kiko, me nomeia teu amigo e me chama pra jogar na tua casa, ahahahah.

  • JAIRO SANTOS diz: 23 de julho de 2010

    aI GALERA GOSTEI MUITO DOS COMENTÁRIOS E GOSTARIA DE SABER SE ALGUÉM TEM UM JOGUINHO QUE TINHAS NO FINAL DO ANOS 80/90 QUE SE CHAMAVA COLUMBIA (UMA NAVE ) ERA A FREBE FLIPERAMAS?

  • Rodrigo Paiva diz: 25 de agosto de 2010

    Estou procurando um jogo que as vezes vocês podem me ajudar. Não lembro o nome de jeito nenhum. Enfim… Era um boneco que andava e jogava uma “corrente” (não sei se é bem uma corrente) com um visual deslumbrante atrás (pôr do sol…) E de acordo que ia pegando os elementos essa “corrente” aumentava o tamanho (estrela), aumenta a força, fazia curva pra cima (sol), pulava em cima de algum bicho e ele desintegrava. De vez em qdo surgia alguns bichos e formavam um toten…

    Qdo lembrar mais eu posto aqui… rs
    Resposta: Não me parece estranho…. Não lembra de que videogame era?

  • Rodrigo Paiva diz: 26 de agosto de 2010

    Não era videogame não… Era Fliperama mesmo… rs

  • Rodrigo Paiva diz: 30 de agosto de 2010

    Encontrei: Rygar
    Resposta: Ih, tchê, dei uma olhada nesse jogo, não lembro de jogar não…

  • Junior diz: 9 de setembro de 2010

    Tem um jogo, bem antigo tmb, tem 4 personagens para vc escolher e esses 4 personagens tem habilidades “especiais”, tipo o personagen vermelho tem habilidade de “fogo” e o personagem azul tem habilidade de “agua”, eles soltavam poderes… tinha um que tinha habilidade tipo fantasma e todos usavam roupas de ninjas e armas de ninjas, cada um com a sua especifica.
    Este jogo é estilo cadilac, vc vai passando de fase e em cada fase vai aumentando o grau de dificuldade;
    O único problema é que não lembro do nome do jogo… ele é da mesma época do jogo chamado JUJU um macaco que soltava uma bola de fogo pela boca!!! que por sinal é bom tmb!
    Queria saber o nome desse jogo… se alguém souber ajuda ae!!!!
    Abraço e parabéns pelo site!!!!
    Resposta: Ih, Junior, por essa descrição não lembro não. O do Juju, também chamado “Toki”, tá nesse post que tu comentou, mas esse dos ninjas não sei. Alguém aí sabe? Abraço!

  • Junior diz: 29 de setembro de 2010

    Alguma novidade sobre o jogo dos 4 ninjas?

    Conheço um monte de pessoas que ja jogaram este jogo, mas não lembram do nome dele.

    se alguém souber, eles usava armas especificas, também… o ninja azul usava uma espada, o ninja vermelho, usava estrelas (tipo as estrelas do Ranzo do samurai shadown), o ninja verde ou amarelo (não lembro bem), usava tipo uma foice pequena, o outro ninja que não lembro a cor, usaa um tchaco.

    Se souberem de alguma novidade, postem aeeee…. para nos ajudar!

    Só vi este jogo em fliperama.

    Abraços.
    Resposta: Juro que já tentei dar uma boa procurada no Google, mas ainda não achei nada que parecesse ser esse jogo : /

  • Junior diz: 29 de setembro de 2010

    To tentando achar ainda….
    Ta dificil de achar este jogo, ele é da mesma época em que saiu a the king 95, juju, raiden.
    Se souber de alguma coisa, me fala.
    Abraços

  • Junior diz: 29 de setembro de 2010

    Finalmente!
    Depois de tanto procurar achei, o nome do jogo é tão fácil… NINJA KIDS

    Não sei se posso postar link de outros sites, mas qq coisa é só não aceitar o comentário… mas creio que não tem problemas.

    jogos antigos:
    http://forum.outerspace.terra.com.br/showthread.php?t=85663
    http://www.kitogames.net78.net/artigos/sega_a_fantastica_fabrica.html

    Valeu!!!
    Abraços.
    Resposta: Cara, não vi o tal Ninja Kids em nenhum desses links. Mas assim que der vou ver se consigo dar uma jogada nesse jogo e postar alguma coisa. Abraço!

  • Edmilson diz: 3 de outubro de 2010

    lguém sabe o nome de um jogo k era dois personagem andando de patins e batento em todo mundo.
    Resposta: Eu não lembro, alguém aí sabe?

  • Junior diz: 12 de outubro de 2010

    Eu também não sei o nome deste jogo K, passa mais especificações!!!
    Consigo jogar o ninja kids pelo emulador NAME de (arcade) bem antigos… é bom recomendo.

  • juberley diz: 12 de janeiro de 2012

    e´vc tem bom gosto nao tinha nada melhor do que estes jogos
    eu ja joguei todos estes ai , eu tinha até esquecido deles parcilalmente, mas quando vi as imagens veio todos na memoria é muito bom relembrar de quanto eu me diverti com estes jogos. valeu

  • Amerson diz: 1 de abril de 2012

    eu tbn sou velhinho com meus 37 e já gastei muita ficha( quando eu vendia as garafas de cervejas do meu pai )e até levei apanhei no fliperama do meu pai por isso rsrs, mas jogei muito era o meu vicio. PErgunta. qual era um jogo de fliperama parecido com o columbia que a nave ia amentando dos lados e no final ela lutava com uma caveira de metal, tinha misseis, laser. eu não lembro o nome.

Envie seu Comentário