Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Operadora chinesa proíbe mensagens de texto indecentes e sexuais

26 de janeiro de 2010 9
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.


A China continua criando  polêmica com a censura. Agora, a maior operadora de telefonia celular do mundo, a estatal China Mobile, está censurando mensagens de texto (SMS) com conteúdos “indecentes” ou “sexuais”, em cumprimento a uma ordem do governo que também se aplica a outras duas gigantes locais, a China Telecom e a China Unicom.

Segundo  o jornal South China Morning Post, a China Mobile, com 518 milhões de assinantes, disse que as restrições se baseiam em uma “lista de palavras-chave” distribuída pelas agências de segurança nacional.

Por determinação do governo, o serviço de mensagens de texto de um cliente poderá ser desabilitado caso o conteúdo da mensagem seja “indecente” ou “sexualmente explícito”.

A medida já foi classificada como “ilegal” por grupos de direitos humanos, que veem nela uma “desculpa” a mais das autoridades “para censurar”.

Os grupos de defesa da liberdade de expressão alegam que, antes de suspender o serviço, a empresa deveria provar o conteúdo inadequado da mensagem.

Os ativistas dizem ainda que, na verdade, a medida teria como objetivo principal restringir a circulação das mensagens de cunho político trocadas pelos dissidentes, já que os chineses não têm o hábito de enviar torpedos sexuais pelo celular.

Geralmente, esse serviço é usado para o envio de felicitações, informes sobre negócios e fofocas. As informações são da Agência EFE.

Comentários

comentários

Comentários (9)

  • Ricardo Bertges diz: 26 de janeiro de 2010

    Fugindo do assunto aqui levantando pergunto a todos:
    Voces preferem um governo ao estilo chinês onde se dá um incentivo a industria nacional, educação, saúde etc e onde as leis funcionam e os politicos corruptos recebem pena de morte, porém não há liberdade de expressão ou um governo como o nosso onde não se tem incentivo a nada, é um dos mais corruptos do mundo, porém é uma democracia e voces tem plena liberdade de expressão, tanto que já até virou zona…….
    O que voces preferem?????

  • Anônimo diz: 26 de janeiro de 2010

    Ricardo:
    Interessante a tua colocação. preferiria a China.
    Mas quemdisse que aqui não existe censura?
    Só não é oficializada, mas que existe, existe.
    E fala-se que não existe liberdade na China?
    Liberdade é poder andar à noite sem medo de ser assaltado, sem ter o carro roubado, sair do banco e levar uns trocados sem ter medo de ser assaltado na esquina.
    Prefiro um governo ao estilo chinês. Incentivo à indústris, fazer leis para AJUDAR a população e não para AZUCRINAR a vida do povo, como é aqui.
    Prefiro um governo onde corrupto e político ladrão é executado, e não como aqui onde é aplaudido e o povo ignorante continua votando.

  • Jonas diz: 26 de janeiro de 2010

    @Ricardo Bertges
    Antes de fazer uma pergunta assim, deveria se perguntar se esse governo autoritario é assim tão “bom” com a sua nação e não tem corrupção como vc alega…
    Vc acha mesmo que o governo chines é assim tão “querido” e faz tudo conforme as leis? Vc acha mesmo que o governo chines não é corrupto e faz como bem quiser?
    Se fosse realmente assim não precisaria reprimir informação como fazem, e essa de repressão em sms é um absurdo, não é uma comunicação de grande massa, como paginas na internet, ele vai de uma pessoa pra outra e só.
    O Problema do brasil não é em especial o governo corrupto, e sim o brasileiro que por si só é corrupto e prefere dar um “jeitinho” do que seguir a lei, prefere pedir pro amigo/parente que trabalha na policia fazer sumir uma multa que paga-la, ninguem no brasil é santo, nem politico nem a população que basta ter carnaval que ta tudo bem!

  • Paulo diz: 26 de janeiro de 2010

    Ricardo: pergunta pra um chinês o que ele prefere.

  • Richardson diz: 26 de janeiro de 2010

    Ricardo, eu prefiro minha plena liberdade de expressão pois com ela eu posso tentar mudar o resto. Com a boca fechada, sou obrigado a aceitar o que dizem que é bom para mim.

  • Thony diz: 26 de janeiro de 2010

    O mundo “moderno” tem que se adaptar a china, e não o contrário, a china é um país que saiu da desunião e da miséria absoluta com um modelo político rígido e de partido único, as pessoas não conseguem engolir que um país com mais de 1 bilhão de pessoas e com milhares de etnias diferentes consegue ter, paradoxalmente, tamanha união em vários setores, como o econômico, social, tecnológico e até mesmo o bélico, com o maior exército ativo do mundo, e tudo isso sem a tal “democracia” e a “liberdade de expressão” valores máximos dogmatizados em todos os países “modernos”, engraçado que estes mesmos países quando não alcançam tamanho desenvolvimento as vezes invadem outros países a fim de buscar um desenvolvimento forçado, será isso realmente a face verdadeira da democracia? Para mim a série de ataques jornalísticos que a China vem recebendo ultimamente vem da inveja ocidental, simbolizada pela secretária americana e suas palavras hipócritas, querem organizar uma guerra ideológica contra um sistema que dá certo!

  • Carlos diz: 27 de janeiro de 2010

    Estimados!

    Resolvi deixar meu comentario porque tenho experiencia propria para falar, eu moro na China desde 2003 e muito honestamente nao da para comparar China x Brasil, e preciso entender e respeitar as diferencas.
    A China tem mais de 1,800milhoes de habitantes, e gostem ou nao os seu governantes sao muito inteligentes e nao e a toa que estao engolindo o mundo.
    O regime para o povo e comunista, mas para os negocios e capitalista.
    Toda a populacao tem acesso a saude, com uma taxa de (Reais 1.30) o cidadao e atendido na hora, sem precisar ir para a fila as 4 da manha e retirar ficha.
    Voce pode caminhar nas ruas a qualquer hora do dia ou da noite sem precisar se preocupar em ser assaltadao ou agredido por algum vagabundo de plantao.
    Aqui nao existe impunidade, LEI E LEI, igual para todos, seja ele politico, traficante, executivo famoso, ator, etc…, nao e brincaderia e PENA DE MORTE mesmo.
    Lei os jornais locais e nao pensem que e ficcao, realmente funciona.
    E ruim sentir-se policiado, nao poder acessar a internet livremente, e ruim sim, mas por favor nao comparem.
    Um abraco e viva a democracia( regime excelente para enriquecer politicos como os nossos + seus filhos amigos cunhados e parentes em geral).

  • Carlos diz: 27 de janeiro de 2010

    OOOOPPPSSS!

    FALANDO EM LIBERDADE, POR QUE DELETARAM MEU COMENTARIO??????????

    Carlos, seu comentário não foi deletado. Ele estava aguardando liberação. Um abraço. (Guilherme Neves – redator clicRBS)

  • Anderson N.S diz: 27 de janeiro de 2010

    Fala serio, @Ricardo Bertges você acha que os politicos são oque ? seres mitologicos ? anjos ? alienigenas ? Esses caras são o proprio povo, eleitos pelo povo, se eles são assim é porque o povo que os elege e, por isso não me venha com essa de esses politicos…

    Tem cara que fica assistindo esses jornaizinhos da globo que diz que o nosso pais é o pior pais do mundo e isso e aquilo e o infeliz acredita e acha que e a mais pura verdade( se apareceu na tv ele acredita, aff ), so pra te dar um exemplo olha o Haiti teve um presidente que roubou o dinheiro(milhoes) e fugiu la pra frança mas que sorte que o Haiti é um pais MUITO MUITO MUITO MUITO RICO NÉ ?

    Filho vai assistir um pouco de BBC, CNN,(qualquer canal internacional/extrangeiro) pra tu ver que miseria e corrupção tem em todo canto, e emprensa não importa que pais seja sempre vai dizer que e o pior lugar do mundo pra viver(criticar/questionar e o papel dela).

    Prefiro liberdade em um pais não muito bom… mas que pode ser mudado do que uma prisão sem grades… da mente…

Envie seu Comentário