Guilherme Neves
Latest posts by Guilherme Neves (see all)
- Twitter reconhece ataque e diz que problema está solucionado - setembro 21, 2010
- Bug no Twitter pode contaminar computadores - setembro 21, 2010
- [Vídeo] Confira algumas das novidades do iPhone 4 - setembro 16, 2010
Lembra dos ataques que criaram um incidente diplomático entre Google e China? Pois especialistas indicam que eles tiveram origem em uma universidade e em uma escola de formação profissional da China. A informação é do jornal norte-americano The New York Times.
Os ataques partiram da universidade de elite Xangai Jiaotong e da escola profissionalizante Lanxiang.
Porém, o que todo mundo quer saber continua na penumbra: o governo chinês teve participação nos ataques?
Em 12 de janeiro deste ano, o Google denunciou que suas operações tinham sido alvo de ataques pela internet, provavelmente procedentes da China, com o objetivo de acessar as caixas de e-mails de ativistas dos direitos humanos no país, além de roubar códigos e segredos comerciais da empresa.
Além do Google, cerca de vinte outras empreses foram afetadas ciberataques, que os investigadores acreditam que começaram em abril do ano passado.
Quem acompanhou um pouco a história da Operação Aurora, como ficaram conhecidos os ataques, lembra que trata-se de uma ação extremamente sofisticada, com um trabalho de inteligência por trás, procurando usuários que seriam o elo fraco das prevenções de segurança, e o jeito mais fácil de chegar até eles.
Pior é que não é difícil de acreditar que estudantes consigam fazer isso.