Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Justiça obriga operadora a permitir o tethering no iPhone

11 de março de 2010 5
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

O Juizado Especial Virtual do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte obrigou a operadora Oi a habilitar a função de tethering (uso de um aparelho como modem) no iPhone. A função já está disponível deste a versão três do software (iPhone OS). No Brasil, porém, segundo o Blog do iPhone, apenas a Vivo abriu a possibilidade.

Foi obtida pelo leitor do Blog do iPhone Thiago Cortez uma liminar para o uso do recurso.

No texto, há outras informações importantes, uma delas é de que das quatro operadoras que vendem o 3GS, apenas uma habilita um dos grandes atrativos do aparelho. Outra, diz-se que os consumidores não são avisados da impossibilidade do tether no momento da compra.

Eu não tenho um 3GS, mas meu aparelho também faz tether, algo que eu preguntei no momento da compra, na operadora.

É claro que quem vende um aparelho deveria ter o bom senso de avisa sobre as possibilidades e limitações do mesmo bem como dos serviços contratados. Mas, não custa dizer que vendedor existe para vender, e cliente, para perguntar. Essa, penso, é a melhor dica. Mesmo quando não sabem o “temro técnico”, consumidores devem conseguir se defender com uma descrição do que querem.

Se não, o caso acaba na Justiça.

Mesmo assim, a “vitória” obtida lá no Rio Grande do Norte bem que poderia abrir um interessante precedente e, por que não, um meio de pressão por todas as funcionalidades do aparelho. Perguntinha: você faz tether no seu GS.

Comentários

comentários

Comentários (5)

  • Rodrigo diz: 11 de março de 2010

    Não tenho o 3GS, meu iPhone é o 3G mas com o OS atualizado o que permite que eu o use como modem. Minha operadora é a Vivo, comprei antes de existir a possibilidade do iPhone incorporar essa função, mas assim que foi liberado o novo OS eu baixei e uso o tethering desde então. Na minha opinião, a Vivo desbanca as outras operadoras, tanto em qualidade do sinal, como em inovação. Se o aparelho permite essa função pq não deixar os usuários desfrutarem desse serviço? nota 10 pra Vivo!

  • Paulina diz: 11 de março de 2010

    Nossa…eu uso há pelo menos 4 anos !!! Troquei mei moTO Q POR UM nOKIA e62 E AGORA UM NOKIA E63 e continuo usando como modem….além de smartphones….o atual programa da OVI facilita muito, e claro…um plano de dados ilimitado…

  • Infosfera » Blog Archive » iPhone 4.0 deverá ter suporte a multitarefas diz: 12 de março de 2010

    [...] Se o iPhone tivesse um calcanhar de Aquiles seria o multitasking (ou multitarefa, a possibilidade de executar mais de um aplicativo ao mesmo tempo). Não que o smartphone Apple não faça mais de uma coisa simultaneamente, a questão é que não são todas as coisas. … Assim, um novo rumor sobre a quarta versão do software do aparelho mira na solução do ponto fraco do gadget mais forte dos últimos anos. … Segundo o site AppleInsider, os prognosticadores anônimos de plantão, que já acertaram  previsões anteriores sobre a Apple, vislumbram uma solução nova que dará suporte total ao multitasking no iPhone. Tudo isso ainda para daqui a algum tempo, conforme o site. … Atualmente, SMS, e-mail, iPod, gravador de voz e outras aplicações do iPhone continuam rodando “ao fundo” simultaneamente. Outros apps, no entanto, são encerrados automaticamente quando o usuário passa a realizar outras tarefas. Segundo o AppleInsider, trata-se, entre outras coisas, de uma questão de segurança para o usuário. … Espera-se que a solução mencionada consiga trazer ao iPhone o multitasking sem carrega junto outros problemas. … Enquanto isso…  aqui no Brasil, um usuário do iPhone conseguiu na Justiça o direito de usar o seu iPhone 3GS como modem. [...]

  • Clauss diz: 12 de março de 2010

    Tenho o “velho” e bom N95, da TIM,que é facilmente utilizado como modem. Não entendo essa equação: ter um celular caríssimo como o 3GS, pagar um plano de internet com a operadora e não poder usar o celular como modem. Difícil entender isso – deveria ser transparente a utilização de tudo o que o celular apresenta de possibilidade e que o cliente paga.

  • Carol diz: 16 de março de 2010

    Eu tenho o Iphone 1a geração (comprei quando ainda não era comercializado no Brasil – ou seja, é desbloqueado) e uso, pela TIM, como modem normalmente, desde quando atualizei para a versão 2.1…. Acho um absurdo pagar por 1GB de pacote de dados, não usar nem 1/3 disso só no celular e não poder usar como modem (sendo obrigada a comprar o modem 3G da operadora) o restante do pacote de dados… Tenho o aplicativo que faz com que o celular seja um modem e ele funciona perfeitamente… =)

Envie seu Comentário