Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

iPad é eleito fiasco tecnológico de 2010

15 de março de 2010 35
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.


O iPad foi eleito o maior fiasco tecnológico de 2010 pelo Fiasco Awards, votado por mais de sete mil pessoas na internet (clique aqui para acessar). Foram 4.325 votos considerando o iPad o fiasco do ano, competindo com Google Wave, os DRM (Digital Rights Management) e o videogame PSP GO!, da Sony.

Segundo o site iOnline, a organização explicou que quis fazer algo semelhante ao que aconteceu com o Prémio Nobel atribuído a Barack Obama. Por isso, resolveu entregar o prémio ao iPad mesmo “antes da sua carreira começar”.

No final de semana, as encomendas do iPad, disponíveis apenas para os Estados Unidos, foram estimadas em 120 mil unidades. O iPad é um tablet (computador estilo prancheta) multimídia que foi lançado em 27 de janeiro deste ano pela Apple.

Tá certo que o aparelho já foi alvo de várias críticas, mas será que não é meio cedo para considerar o gadget um fiasco consumado, especialmente com a empolgação que aparentemente tem causado?

Por enquanto, gostaríamos de obter sugestões dos internautas sobre os fiascos tecnológicos do ano. É só dar os pitacos nos comentários. Depois, criaremos uma enquete sobre o assunto, com as melhores opções.

Comentários

comentários

Comentários (35)

  • iPad é eleito fiasco tecnológico de 2010 | Notícias Segundo a Segundo diz: 15 de março de 2010

    [...] iPad é eleito fiasco tecnológico de 2010Leia aqui…. [...]

  • Marlon Tolksdorf diz: 15 de março de 2010

    Pode até ser um sucesso de vendas, mas que é um fiasco tecnológico, não há dúvidas!

    É pura frescura… Um computador monotarefa bonitinho com tela sensível ao toque e, como disse Jobs, possui um programa de desenhar com o dedo! (Grande m….!)

  • Luciano Gemelli diz: 15 de março de 2010

    Baseado em que alguém considera um fiasco algo que nem ao menos foi testado???

  • Fabricio diz: 15 de março de 2010

    Como assim não foi testado Luciano??? Se já está à venda desde o começo do ano? Obviamente é um fiasco considerando toda a promoção e investimento feito encima de um aparelho que a meu ver não é muito mais do que um “iPhone superdimensionado” e que pouco oferece de recursos compatíveis com as tescnologias mais usuais de hoje como por exemplo entradas USB, que ele NÃO OFERECE. Com menos dinheiro pode se consegruir um Netbook com touchscreen, compatível com windows, compatível com HDs externos etc. Essa mania da Apple de produtos exclusivos realmente não me atrai. Minha opinião.

  • Eduardo Langwinski diz: 15 de março de 2010

    Eh, so no Brasil o que tudo que e bom se torna fiasco. E o preco que encomoda por la. No Brasil qualquer manicaca tem celular hoje em dia. Mas com o ipad e diferente tem que pagar.

  • Ronaldo Daniel Bastos diz: 15 de março de 2010

    Antes de criticar, vamos arrumar a casa, vários erros de grafia em tudo que é escrito dentro do Clic lá vai mais uma…(Tá certo que o aparelho já foi alvo de várias crítivas, mas será…) muitas pessoas andam “comendo moscas” no teclado…

    Obrigado pela correção, Ronaldo. Só relembro que a crítica não é nossa. O Fiasco é um “prêmio” internacional, sem qualquer relação com a RBS. (Guilherme Neves – redator clicRBS)

  • Dan diz: 15 de março de 2010

    Acredito que o Wave foi um fíasco muito maior, pois foi uma correria por convites, todo mundo queria e não conheço ninguém que tenha passado mais do que 3 minutos tentando entender o brinquedo e largou no cantinho da porta. Fíasco total.

    O iPad ainda não sei, preciso brincar com ele, mas como eu curto o iPod e o iPhone não acredito que tenha sido um fíasco.

    Fíasco maior são os comentários aqui do povo que não entendeu que a matéria diz respeito a uma pesquisa. :)

  • Pott diz: 15 de março de 2010

    Fiasco é esse tal prêmio. Quem atira pedras é porque nunca usou um iPhone por mais de 5 minutos. A interface de toque e o sistema operacional é planejado do zero para uso com touch screen, por isso entende o que você quer fazer e responde direito, não é como um Windows com uma gambiarra pra funcionar com touch e que vive engasgando e patinando.
    E Fabrício, você está enganado, o iPad ainda está em pré-venda. Detalhe, o estoque inicial vai acabar só com a pré-venda… Dá uma olhada como vão as encomendas da Apple.

    Bem colocado Pott. (Guilherme Neves – redator clicRSB)

  • Matheus diz: 15 de março de 2010

    Acho que é melhor esperar. Tem tanta coisa que a gente acha que vai ser “porcaria” e acaba usando.

    Twitter, Windows, Fusca, Corcel, Celeron

    hahahaha…

    Eu vo esperar antes de comenta algo com 100% de certeza do que vai ser o IPAD.

  • Fabio diz: 15 de março de 2010

    Nao é um fiasco nao.. Ninguem para pra pensar que o ipad esta cumprindo com seu dever? ele foi feito para ser antes de mais nada um produto de Status! Pra quem da bola pra esse tipo de coisa imagina a moral chegar na facul com um Ipad! É status e “utilzinho”, agora quem realmente quer praticidade, utilidade e nao rasga dinheiro compra um note pequeno ou netbook… ja ten uns realmente bons no mercado!

  • Eduardo diz: 15 de março de 2010

    É engraçado quando alguém faz “crítivas” a erros de digitação de outros…

    Minha opinião: não ter porta USB é suficiente para concorrer a um prêmio de fiasco.

    Pode ser uma estratégia da Apple para vender adaptadores que resolvam o problema. Quiseram ganhar demais, perderam clientes.

    Oi, Eduardo. Só para esclerecer, quem escreveu “crítiva” fui eu mesmo. Eheh. Um abraço. (Guilherme Neves – redator clicRBS)

  • Fabricio diz: 15 de março de 2010

    Bom pessoal… O FATO é o seguinte. Quando foi anunciado seu lançamento o preço previsto para a versão mais básica, de 16Gb era de 499 dólares. Ou seja, mais de 1000 reais, comprando lá, pois aqui deve chegar com o dobro ou mais do preço. Ou seja, o preço de um Notebook de médio porte capaz de um desempenho muito maior. Se quem defende esse produto me mostrar uma utilidade para um gasto tão grande em um aparelho “capaz de acessar a Internet, executar vídeos, jogos e músicas e que tem uma bateria que dura até 10 horas e ele pode rodar aplicativos do iPhone e ler e-books”… Enfim, me desculpem os que acharem meus comentários descabidos mas como falei é a MINHA OPINIÃO. Se sou conservador? Pode ser. No meu tempo telefone por exemplo servia para telefonar, e só fui comprar um com câmera quando não tinha mais opção. Como disse o Fabio acima é um produto que visa o STATUS. Assim como o iPhone.

  • Fabricio diz: 15 de março de 2010

    Barraram meu segundo comentário? Sou obrigado a não criticar o produto? Não entendi.

    Fabrício, seu comentário foi publicado sim. Só não o foi imediatamente. Como quem libera os comentários somos nós mesmos (os autores dos posts), não ficamos dedicados à liberação 100% do tempo. Por isso é normal uma certa demora, a pesar de, neste caso, ter sido de 20 minutos. Espero que tenha entendido agora. E obrigado por comentar. Um abraço. (Guilherme Neves – redator clicRBS)

  • Alexandre Nunes diz: 15 de março de 2010

    Tudo o que for lançado de agora em diante, será em pouco tempo jogado na lata do lixo de qualquer forma. As inovações tecnológicas estão acontecendo em ritmo frenético e com aumento em progressão geométrica. Perca o seu tempo aproveitando o conteúdo trazido até vc pela internet. Como você vai acessar, mudará o tempo todo.
    Leave It !!

  • Gustavo diz: 15 de março de 2010

    Não diria que é um fiasco por completo…
    Lógico, ele tem muitas falhas, principalmente a tela. Mas a Apple não é boba, as próximas gerações do iPad vão ser ótimas.
    Isso é tradição da Apple pelo jeito. As primeiras versões do iPhone e do iPod não me impressionaram, me pareciam bastante conceituais. Eles se tornaram realmente praticos com o surgimento de novas versões.

  • Alex diz: 15 de março de 2010

    Não posso comentar sobre algo que não conheço por completo…certo? Mas mesmo não tendo testado, considero o ipad uma evolução…talvez ou com certeza precise ser aperfeiçoado.

  • Guilherme diz: 15 de março de 2010

    Credibilidade?

    Nossa.. Ainda estou tentando entender a repercussão dessa notícia.. Primeiro, esta votação de 7 mil pessoas, está correto isso? NUNCA PODE SER LEVADO EM CONSIDERAÇÃO! Meu Deus… isso não é nada, ridículo… ou eu estou errado e apenas membros super credenciados votaram… rsrsrsrs… As 120 mil encomendas poderiam opinar com muito mais embasamento, certo?

    Concordo, o IPad nao cumpre o papel de revolucionário, mas gente, a Apple aprendeu muito com o fracasso do então revolucionário Apple Newton em 1993… agora o importante é vender, e rapidamente criar novas versões…. e vender novamente. rsrsrsrs…

    Agora… convenhamos.. um país como o Brasil que não tem nem 2 livros lidos per capita por ano vai querer o que com um produto como esse que chega para ser concorrente do Kindle? hahaha… Bom, pelo menos é bonito… isso vende por aqui…

  • Daniel Kist diz: 15 de março de 2010

    Eu concordo. Se não tiver que formatar, não der para trocar a bateria e não tiver como espetar um monte de cabos, o aparelho não vai prestar.
    Quem sabe esse povo não se junta e vai para frente da fábrica da Apple pedir para que eles revejam seus conceitos e façam o que essa massa de gente está pedindo?
    Já pensaram em faixas como “Windows Mobile now”, “In USB we trust” e “More plugs, more fun”?
    Povo esquenta a cabeça com cada coisa.

  • Jonas Deltério diz: 15 de março de 2010

    O Linux que ate hoje não deixou de ser um brinquedo de nerd para virar um SO de verdade. Só copia barata de softwares consagrados…. Só um nerd xiita pra gostar… Photoshop (Gimp é uma bosta), Autocad e outros softwares que fazem pessoas normais pagarem as conotas com um trabalho profissional e não aquelas porcarias mal formatadas como o OpenOffice que mais parece uma copia do Office 95…. só 10 anos no passado. Rede samba para redes como no windows 3.11. Tente gerenciar redes como no active directory ou usar um sistema como um desktop Apple. Um sistema de arquivos como o solaris. Uma banco de dados como o Oracle. Por isso que é gratis. Se fosse pago teria o mesmo destino de tantos outros fiascos.

  • Ricardo diz: 15 de março de 2010

    Concordo com o Eduardo, sem USB e custando o preço de um iBook, nem a tela Paper colorida salva. Ainda fico com o Kindle da Amazon.

  • Ismael diz: 15 de março de 2010

    Jonas Deltério

    “O Linux que ate hoje não deixou de ser um brinquedo de nerd para virar um SO de verdade.”

    SO de verdade, qual, windows ?

    Tua ignorância a respeito do assunto é grande, mas vamos tentar ajudar. A internet roda em sua imensa maioria em cima de Linux e outros Softwares livres, como os “primos” xBSD. E servidores de grandes empresas são bem mais sérios que qualquer desktop.

    “…Se fosse pago teria o mesmo destino de tantos outros fiascos.”

    Quanto ódio no coração. Só porque tu não sabe usar algo, não precisa falar mal, ficar em silêncio as vezes é melhor, não faz mal.

  • Bruno diz: 15 de março de 2010

    Bem apos ler varios artigos de analise do ipad por sites de noticias vejo 3 grandes fails nele:

    1º EXCLUSIVO
    hoje em dia isso não funciona, logico que temos que ter novdades mas evoluindo das coisas normais, vou inventar o usb 5.0 mas por acaso alguem alem de mim vai ter não né ? e ai me diz o que faço com um aparelho imcompativel com 90% das coisa que uso ? jah me basta converter videos e musicas para meu celular e usar um pacote de codecs em meu pc para poder ver as varias coisas da internet não quero tah tendo que sobrecarregar meu pc de programas pesados para poder por conteudo em meu aparelho

    2º MONOTAREFA
    oks estou mto bem acostumado com meu amd 64 de 2 nucleos fazendo 30 coisas ao mesmo tempo para mim, em meu celular que não é tão potente me gratifico com escutar musica e jogar navegar na net ou simplesmente tah papeando no aplicativo da msn mobile, agora o que faço se posso fazer uma coisa de cada vez ? estamos na era das multi tarefas, baixar um video, escutar musika jogando enquanto algum programa converte musicas e fotos em um dvd para nós… monotarefa ficou para tras a muito tempo com o pentiun 3 da intel.

    3º CUSTO BENEFICIO
    bem como toda novidade da aple temos um problema salgadinho $$$, ao meu ver com o dinheiro que gastaria nesse ipad, compro um net book um nokia n97, um notbook mais potente e sou mais feliz com isso, o custo é muito alto para ter moda inutil, pois não posso enfiar no bolso pois é grande demais, e é mto pequeno para uma mochila, compro um celular bom e coloco no bolso e tenho multi tarefas ou um not e coloco na mochila e tenho comodidade de retirar ele em qualquer lugar e usar sem problemas.

  • Rafael diz: 15 de março de 2010

    Será o mesmo fiasco que foi o iPhone!
    O mesmo fiasco que o senhor Ballmer (CEO da MICOSOFT) falou que ia ser quando aconteceu seu lançamento!

    De fato não terá o mesmo boom tecnológico com filas imensas pra comprar e etc mas, creiam, fiasco? Muito cedo pra julgar!

  • Eduardo diz: 15 de março de 2010

    Primeiro, pensei que alguém estava fazendo “crítivas” a erros de digitação. Não era, pena…

    Mas depois, pra compensar, tivemos um troll chamando outros de xiitas. Esse comentário não foi seu, não é Guilherme? Hehehe.

  • Alex diz: 15 de março de 2010

    Pessoal!!!! Vamos trabalhar!!!!! Deixem os comentários para o final do expediente….

  • Alessandro Lustosa diz: 15 de março de 2010

    Blá, blá, blá! Simplesmente pra mim esse prêmio tem o objetivo óbvio de descredibilizar algum produto ou empresa. Claro q a crítica gera necessidade de aperfeiçoamento de um produto. O ipad é um produto conceitual e como qualquer outro objeto na área da tecnologia vem sempre precipitadamente para o mercado, gerando a necessidade de novas versões(acredito q com propósitos financeiros). Não se enganem, não existe produto definitivo de 1ª geração. Na informática se vende primeiro o conceito, a idéia de um produto, depois de lançado é que são feitas as correções e aperfeiçoamentos. Concluo afirmando que não estou criticando o prêmio em si e sim mostrando o real interesse dele, se isso é bom ou ruim, só os premiados vão dizer ao sentirem no bolso. Acho que o ipad não terá o status do iphone ou ipod, mas com certeza será muito melhor do que é. Abraço geral!

  • Daniel Kist diz: 15 de março de 2010

    Para o Bruno então qualquer aparelho que rode Vídeos e Músicas deve poder executar as mesmas tarefas que o seu Athlon XP Super Baita.
    Olha, a chance da imagem do iPad ser melhor que o seu Athlon Super Baita é bem grande, não pelo processador, mas pela qualidade do display.
    E é essa a proposta do aparelho. Seu computador pode ser mais rápido que o iPad, mas você não pode colocar ele no colo e ficar na rede ou em uma poltrona vendo filmes, escutando músicas ou lendo por 10h.
    Se esse tipo de entreterimento não interessa para quem está criticando, paciência. Mas ficar na varanda, deitado na rede navegando pelas minhas músicas, vídeos e internet básica já é atrativo suficiente para mim.
    E não venham com a questão de teclado, mouse e o que for. Se você não estiver em uma mesa, fazer isso com um notebook é complicado também.

    Para mim, a grande utilidade vai ser importar as fotos da minha DSLR durante as viagens.

    E vale lembrar, para esses equipamentos a parte mais cara normalmente é o LCD.
    Se alguém me mostrar um Netbook que tenha um display semelhante, eu até posso considerar não comprar um iPad.

  • Daniel Kist diz: 15 de março de 2010

    Ops, tentei citar o bruno mas acabou saindo o nome dele no post.
    Desculpem o equívoco.
    E caso os administradores possam editar, podem trocar o nome no meu último post para Daniel Kist.

    Feito, Daniel. Um abraço (Guilherme Neves – redator clicRBS)

  • TecNews: Noticias Tecnofagia diz: 15 de março de 2010

    [...] Com informações de Infosfera [...]

  • Luciano Gemelli diz: 15 de março de 2010

    Como disse , como pode alguém criticar algo q nem ao menos testou. Nosso amigo talvez não saiba q a votação foi feita em pré venda. É claro q alguém q exita ao máximo comprar um telefone com câmera, nunca vai agradar-se deste tipo de tecnologia, não é Fabrício.

  • mah diz: 15 de março de 2010

    nao, pelo contrario eu queria e muito ter um ;) é fantastico da para guardar em uma pasta que as pessoas nem disconfiam no que tem ali…

  • jka diz: 16 de março de 2010

    NOSSA !!!…..que fiasco !!

    votado por MAIS de SETE MIL pessoas na INTERNET!!….

    sinceramente, post irônico!

    Não que eu seja um Apple Evangelist, mas SETE MIL pessoas fazerem uma votação pela net e colocarem isso como notícia, soa ironia!!!

  • Ruy diz: 29 de março de 2010

    Eu tinha um Sony Ericsson P1i, muito bom por sinal. Aí eu comprei um iPhone 3G. Meu P1i quase morreu de vergonha.
    Montei um PC com tudo o que havia de melhor em hardware, gastei um dinheirão. Aí comprei um Mac Mini. Dessa vez eu mesmo matei o PC.
    Agora eu comprei um iMac de 20″, aproveitando a baixa de preço pelo lançamento dos novos modelos. Sabem quando eu compro PC de novo? NUNCA!!!!
    Quem acha que alguém compra alguma coisa ruim por causa da marca (uma maçã mordida, por exemplo) é um idiota. Quem compra, compra qualidade, compra a certeza de que não vai travar, não vai ficar lento por conta de um antivírus nojento rodando tempo todo.
    Sabem por que o iPhone, iPod e iPad não supotam flash? Porque a Adobe não melhora o produto. O flash trava o tempo todo. A Apple exige qualidade dos seus parceiros. Parece que agora ela resolveu melhorar o flash. Quem sabe?
    Os produtos da Apple são caros? Valem cada centavo!!!
    Cadê o “iPhone killer”? A Nokia faz um N-sei-lá-o-quê por dia e é tudo uma m****! A Samsung tem uns trezentos modelos. Não presta nenhum. A Motorola…coitada. O Google se juntou com a HTC (que já tinha uns trezentos modelos) e…kkkkkkk!!!! São todos clones do iPhone, alguém nega isso?
    O iPad será um fiasco com certeza. Um fiasco como foi o iPod, como foi o iPhone…

  • Ruy diz: 29 de março de 2010

    Concordo com o que o Ruy falou, mas acho que o iPad não é tão genial assim. Parece um iPhone grande 10x mais caro e que não faz ligações. Se eu pudesse com certeza compraria um.

    Fiasco tecnológico mesmo é o linux, um fiasco anual!!!

  • Leandro diz: 3 de maio de 2010

    Kit de conexão de câmera para iPad

    A todos que fazem muita questão de USB, podem usar o adaptador USB.
    Leiam mais no site: http://www.apple.com/br/ipad/accessories/

Envie seu Comentário