Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Firefox roda extensões do Google Chrome. A recíproca é verdadeira?

24 de março de 2010 7
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.


A chegada do Chrome trouxe ao mundo open source um novo browser, visto como capaz de competir não só com o Internet Explorer, mas também com o Firefox. Com a chegada das extensões ao navegador Google, aquele sentimento de “agora não falta mais nada” foi perceptível entre muitos fãs do software para acesso à internet.

Rapidamente os add-ons do Chrome começaram a surgir, muitos deles bastante similares aos do Firefox, já que as extensões não podiam ser reaproveitadas. Digo não podiam porque, desde o dia 18 de março, podem.

O Firefox ganhou um add-on que permite rodar as extensões do Chrome.

Há, ainda, reparos a fazer. Na própria página do add-on uma lista do que falta na extensão pode ser conferida pelos internautas antes de decidirem pelo download. Ainda assim, é uma bela iniciativa, já que ambos os navegadores são abertos, são bons de interface e poderiam “conversar” sem maiores problemas – ao menos na opinião deste usuário.

Asa Dotzler, um dos desenvolvedores da Mozilla, no entanto, deu uma alfinetada no Chrome jogando lenha na rixa virtual. Disse ele, no twitter (asadotzler):


Na tradução: “O Firefox agora pode rodar extensões do Google Chrome. Será que o Google vai rodar extensões do Firefox? Eu acho que não.”

E vocês, o que acham?

Cabe dizer que não se trata de ter uma postura contra tudo que não for Mozilla. Asa escreveu no seu blog alguns breves elogios ao preview do Internet Explorer (IE) 9 – arquirrival do Firefox – imbuído do espírito de livre concorrência para desenvolvimento de produtos melhores.

Vai ganhar o usuário, com certeza. Mas perde quem se fecha para a integração, mesmo que com a concorrência.

Comentários

comentários

Comentários (7)

  • Leonardo diz: 24 de março de 2010

    Eu acho que o fraco do Firefox são os Add-ons… Meu computador não é “zero bala”, mas quebra galho, e quando me empolguei com Firefox instalando add-ons, o computador sofreu… Decidi então remover todos os add-ons…

    Minha opinião é, se os add-ons do chrome não afetarem o desempenho do navegador, show de bola – e logo a Google fará algo semelhante. Mas se for pra deixar pesado, nem vale a pena perder tempo.

  • Firefox roda extensões do Google Chrome. A recíproca é verdadeira? | Notícias Segundo a Segundo diz: 24 de março de 2010

    [...] Leia mais aqui…. [...]

  • Fernando diz: 24 de março de 2010

    O google chrome é bem interessante, acho ele clean e renderiza as páginas com boa velocidade, mas não sei, tem algo no firefox que gosto mais… acho ele mais robusto, mais seguro. Também vem muito do fato de eu usar linux de vez em quando, e por isso usar o firefox lá. Para facilitar, uso só firefox no windows também.

  • Twitter Trackbacks for Infosfera » Blog Archive » Firefox roda extensões do Google Chrome. A recíproca é verdadeira? [clicrbs.com.br] on Topsy.com diz: 24 de março de 2010

    [...] Infosfera » Blog Archive » Firefox roda extensões do Google Chrome. A recíproca é verdadeira? wp.clicrbs.com.br/infosfera/2010/03/24/firefox-roda-extensoes-do-google-chrome-a-reciproca-e-verdadeira/ – view page – cached A chegada do Chrome trouxe ao mundo open source um novo browser, visto como capaz de competir não só com o Internet Explorer, mas também com o Firefox. Filter tweets [...]

  • Diogo Nunes diz: 25 de março de 2010

    Alguém conseguiu usar? Instalei o Add-on do Firefox e fiz o procedimento para instalar o Add-On do Chrome e não rolou. Não dá erro, mas também não aparece na listagem.

  • TecNews: Noticias Tecnofagia diz: 25 de março de 2010

    [...] Com informações de Infosfera [...]

  • Iuri Fiedoruk diz: 26 de março de 2010

    OK, isso mostrou toda a estupidez dos desenvolvedores do Mozilla: as extensões do chrome são MUITO mais simples, e por isso mesmo, muitos desenvolvedores adoram desenvolver elas. As do Firefox dependem do XUL que é uma porcaria lenta e obesa, lógico que o chrome nunca vai implementar aquele lixo!

Envie seu Comentário