Pular a barra do clicRBS e ir direto para o cabeçalho.
 

Lei quer obrigar aviso de alteração pelo Photoshop na publicidade brasileira

26 de março de 2010 18
The following two tabs change content below.

Guilherme Neves

Jornalista, fã de gadgets e traquinanas tecnológicas em geral. Linux user convicto, mas não xiita.

O novo Photoshop é prometido para 12 de abril, segundo anunciado pela Adobe nesta semana. No Brasil, porém, o uso do programa de manipulação de imagens poderá ser menos indiscriminado para produções na última versão. Um projeto de lei na câmara dos Deputados pode obrigar a publicidade a inserir o seguinte alerta em suas produções.

“Atenção: imagem retocada para alterar a aparência física da pessoa retratada.”

A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 6853/10, do deputado Wladimir Costa (PMDB-PA), que torna obrigatória a informação ao público sobre a manipulação de imagens de pessoas em peças publicitárias.

O responsável pelo anúncio ou pelo veículo de comunicação que descumprir a medida poderá ser punido com advertência, obrigatoriedade de esclarecimento e multa de R$ 1,5 mil a R$ 50 mil, cobrada em dobro na reincidência. Caberá ao Poder Executivo definir os órgãos que aplicarão as sanções.

Por quê? Com a obrigatoriedade de avisos sobre a manipulação de imagens, Wladimir Costa quer acabar com a idealização do corpo humano pela publicidade e com a difusão da ideia de que as modelos e os modelos retratados são perfeitos.

– Em tempos de photoshop, a manipulação de imagens faz com que a fotografia seja muitas vezes radicalmente diferente da realidade. Manchas na pele são apagadas, rugas são cobertas, quilos a mais são extirpados. É difícil a um leigo perceber que o resultado final não é uma imagem original – afirma o deputado.

Ele alerta ainda para o fato de que a busca do público por esse ideal de beleza, em que todos são magros, pode causar transtornos alimentares, como anorexia e bulimia, principalmente entre os mais jovens.


Comentários

comentários

Comentários (18)

  • Lei quer obrigar aviso de alteração pelo Photoshop na publicidade brasileira | Notícias Segundo a Segundo diz: 26 de março de 2010

    [...] Leia mais aqui…. [...]

  • Anderson Giacomelli diz: 26 de março de 2010

    Ah fala sério, até parece que não tem criança passando fome, crianças, familias morando na rua, para se preocupar com isso ai, na minha opinião o Brasil tem varias outras coisas muito mais importante que Photoshop, o meus Colegas Deputados vamos matar a fome das Crianças e dar Educação a elas né, o Photoshop deixa pra lá!

  • José Antônio da Costa Filho diz: 26 de março de 2010

    Este deputado não tem o que fazer não. Deixa uma foto mais perfeita não tem nada aver com doença. O problema esta na cabeça dele.

  • Leonardo diz: 26 de março de 2010

    Todas as fotos publicitárias são retocadas…
    Sem falar que é possível manipular imagens sem recursos computacionais, apenas com iluminação, maquiagem, variação no foco e diafragma, etc… Existem fotos “sem retoque” que parecem algo surreal, feitas apenas com boas técnicas de fotografia…

  • Jamile Schaefer diz: 26 de março de 2010

    Concordo com essa lei, pois tem muitas pessoas, principalmente gurias adolescentes que fazem de tudo para conseguir a imagem que é divulgada na midia, sendo os principais meios seguidos para isso a anorexia e a bulimia. É preciso mostrar que o que divulgam na midia não é a realidade e, muitas vezes, são corpos humanamente impossíveis de se conseguir.

  • marcio diz: 26 de março de 2010

    interessante proposta, sera que a produtora desse software vai fazer lob contra?

  • Lucas diz: 26 de março de 2010

    apoaiado o projeto de lei do deputado. Mas deveria ser não só para pessoas na foto, mas tambem para produtos que estão a ser vendidos.. e tambem deveriam multar quem tem imagem enganosa do produto na embalagem.. pois vc compra pensando em ter tal produto e qndo abre ve q não era exatamente o que mostrava na embalagem…
    exemplo muito classico são pizzas congeladas, na imagem da embalagem a pizza é super recheada qndo vc abre a pizza tem metade do recheio que tinha na embalagem…. puta sacanagem…

  • Guilherme Mac diz: 26 de março de 2010

    Dizer que “existem outros problemas para resolver” é um equívoco enorme. É claro que existem milhões de questões, muito mais importantes por sinal, mas nada tem a ver com isso. Planejamento, gestão, trabalhos legislativos são feitos simultaneamente abrangendo diversos assuntos.

    Quanto ao projeto de lei que existe em outros países, como a França, ele faz todo o sentido. É claro que a “indústria da perfeição”, que ganha bilhões todos os anos, não irá gostar.

  • Tomás Kroth diz: 26 de março de 2010

    Eu acho correto. Quem já conviveu com pessoas com distúrbios alimentares sabe o quanto isso é causado por idealizações desse nível. Concordo que há coisas mais importantes para se preocupar, mas isso não é de todo inútil.

  • leonardo SM diz: 26 de março de 2010

    Eu definitivamente sou um usuário assíduo do photoshop…
    porém ainda sim concordo em certos pontos como no que os adolescentes não tem uma cabeça formada para pensar e chegar a conclusão de que aquilo é surreal e que o custo para se obter a “forma perfeita” não é aceitável ou mesmo recompensador o suficiente mediante aos sacrificios…

    de certa forma concordo com ele, mas acredito que isso sem sombra de dúvidas não é uma prioridade!

  • Cristina Sol diz: 26 de março de 2010

    Concordo om o Gulherme Mac… existe muitas coisas sérias e emergenciais mas não quer dizer que esse projeto nao seja bacana. Ele merce aprovação. Não podemos esquecer que muitos adolescentes quer estão formando sua personalidade e são bastante influenciaveis são um dos principais alvos de campanhas com modelos que praticamente não existem de tanto que a pele e o corpo foi retocado digitalmente. Entre outras coisas, como incutir modelos e padrões de belezas humanamente impossíveis.

  • Twitter Trackbacks for Infosfera » Blog Archive » Lei quer obrigar aviso de alteração pelo Photoshop na publicidade brasileira [clicrbs.com.br] on Topsy.com diz: 26 de março de 2010

    [...] Infosfera » Blog Archive » Lei quer obrigar aviso de alteração pelo Photoshop na publicidade bra… wp.clicrbs.com.br/infosfera/2010/03/26/lei-quer-obrigar-aviso-de-alteracao-pelo-photoshop-na-publicidade-brasileira/ – view page – cached « TIM, Claro e Vivo serão investigadas por abusos na interconexão Blog diz que flagrou apps aprovados para iPad no iTunes » Filter tweets [...]

  • Rui diz: 26 de março de 2010

    Sugiro ao deputado apresentar a seguinte emenda ao Projeto de Lei: Quando a foto não for retocada, mas a pessoa fotografada estiver maquiada (baton, rímel, sombra, cabelo tingido, dentes clareados, etc.), deve constar o seguinte aviso: “Atenção: Pessoa retocada com o objetivo de alterar sua imagem”. Tenha a santa paciência, vai tratar de assunto sério. Não é para isso que pagamos o seu salário e todas as verbas.

  • Vinícius diz: 26 de março de 2010

    Podiam dar uma olhada naquelas imagens em produtos industrializados! Me trova que não passam um Photoshop naquelas fotos também….

  • Diego diz: 26 de março de 2010

    Apoio.
    Sou a favor dessa lei…

  • Jose Aparecido diz: 26 de março de 2010

    Muito bom este projeto.
    Que pena não existirem programas que avisem o eleitor que os referidos candidatos apresentados em campanhas eleitorais sofrem de graves desvios de carater.

  • Twitter Trackbacks for Infosfera » Blog Archive » Lei quer obrigar aviso de alteração pelo Photoshop na publicidade brasileira [clicrbs.com.br] on Topsy.com diz: 26 de março de 2010

    [...] Infosfera » Blog Archive » Lei quer obrigar aviso de alteração pelo Photoshop na publicidade bra… wp.clicrbs.com.br/infosfera/2010/03/26/lei-quer-obrigar-aviso-de-alteracao-pelo-photoshop-na-publicidade-brasileira – view page – cached « TIM, Claro e Vivo serão investigadas por abusos na interconexão Blog diz que flagrou apps aprovados para iPad no iTunes » Filter tweets [...]

  • Paulo Sérgio diz: 27 de março de 2010

    bem, se continuar assim daqui uns tempos vão começar a cobrar pela ar que respiramos, acredito que é simples mente falta do que fazer, essa lei é nada mais nada menus do que um jeito que acharam para ROUBAR mais dinheiro do povo, affff

Envie seu Comentário